sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nossas fraquezas produzem força


Nossas fraquezas produzem força
Texto: II Corintios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
Introdução.
Quando começamos a praticar alguma atividade física, no inicio parecemos tão fracos comparado aos outros que estão à mais tempo do que nós. Olhamos para eles e não há nenhum questionamento, reclamação, desanimo desistência de fazer o exercício que para nós é tão difícil.
Por que para eles parece tão fácil, mais para os iniciantes é uma dificuldade? A resposta é simples, porém a pratica da resposta é mais complicada. A resposta é: quanto mais praticamos, mais resistentes ficamos.

·        Somos fracos quando nos convertemos.
A bíblia diz que nascemos de novo: I Pedro 2:2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. Se nascemos de novo, somos recém-nascidos na fé, aprendendo todos os dias as lições do Reino de Deus. Não quero dizer aqui que o poder do Espírito Santo não tem valor sobre a vida dos “recém-nascidos”, e sim que nossa estrutura espiritual está sendo fortalecida diariamente.
Vemos que Pedro já estava há 03 anos andando com Cristo, porém ele ainda estava aprendendo as lições do Reino, sua estrutura espiritual era fraca, e Satanás queria cirandar com a vida de Pedro, porém Jesus intercedeu por Pedro à Deus: Lucas 22:31-32 - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

·        Para que haja fortalecimento é necessário exercícios.
Somos tentados todos os dias. Vivemos em um mundo caído, onde o maligno atua grandemente nos pensamentos das pessoas. O próprio Cristo ensinou seus discípulos que no mundo teríamos aflições: João 16:33
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Porém as aflições e tribulações fazem parte da vida terrena de um cristão. Podemos chamar essas provas de exercícios espirituais para que aja um fortalecimento da nossa estrutura de cristão.
Diversos são os testes que nos confortam, que nos ajuda a passar pelas tentações sabendo que elas estão nos aperfeiçoando, sustentando e produzindo força.
Vejamos alguns deles:
Atos 14:22 - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Romanos 5:3-4 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
I Tessalonicenses 3:4 - Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.
Tiago 5:10 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Salmos 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

Colossenses 1:24 - Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
II Tessalonicenses 1:4 - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
II Timóteo 2:3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
II Timóteo 4:5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.


·        Quanto mais somos provados, mais somos fortalecidos.
O versículo chave desse estudo é de fácil compreensão: II Corintios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. O texto nos fala de um espinho na carne (uma tentação, aflição) que Paulo tinha. Isso o incomodava a ponto dele ter orado 3 vezes para a retirada desse espinho. Cristo o responde dizendo: II Corintios 12:9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Então Paulo conclui seu sermão dizendo que passara a ter PRAZER nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições, angustias por amor de Cristo. Pois o PODER DE DEUS é aperfeiçoado, exercitado nas fraquezas.
É uma forma de Deus trabalhar na vida dos escolhidos. Paulo mesmo disse que Deus escolhe os fracos para confundir os fortes: I Corintios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
Os heróis da fé enfrentaram muitas provações e aflições, porém deixaram para nós um segredo no momento das fraquezas: Hebreus 11:33-34 - Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Conclusão.

Não desanime diante das provas, aflições, tentações. Deus não nos deixará ser tentados acima do que podemos suportar. E lembre-se: Em nossas fraquezas, nos tornamos fortes. Recorra ao Teu Salvador porque Ele pode te ajudar: Hebreus 2:18 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Pastor Jeferson Rangel

 Maranata! Ora vem Senhor Jesus!





Guerra espiritual - video Paul Washer


domingo, 25 de novembro de 2012

Quanto vale sua vida?

Mateus 6:34 - Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Que Evangelho mais sem valor que temos visto e ouvido nesses dias. Uma lástima! Induzindo os homens a TER, SER, e alcançar a felicidade. Fico pensando: Será que realmente essas pessoas que vão a Deus por interesses próprios sabem o valor de suas almas? Se é que elas acreditam em alma, porque a fissura que elas estão nas igrejas em busca das coisas terrenas, acredito que elas nem pensam em alma, o importante para elas é ter suas vontades carnais realizadas.
Ó pobre almas! Não sabem que a vida é um vapor. Hoje elas estão fascinadas por glória, dinheiro, prazer e diversão carnal, mais a qualquer momento Deus pedirá suas almas e o que elas tem, para quem será (Lucas 12.20)? Os lideres de hoje em dia se tornaram prostitutos em pulpitos. Tendo aliança, casamento com Baal. Sentando, comendo e bebendo com os demônios. E Paulo advertiu a Timoteo e a nós: I Timóteo 4:1-2 -MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. A proliferação desses mestres vem pela audiência daqueles que lotam as igrejas para serem enganados. Na verdade, todos estão cegos, Jesus nos disse: Guias cegos! Um cego guiando outro cego.
   Tudo isso porque não sabem o valor de suas almas. Se você que está lendo essa mensagem ainda é fascinado demais com as coisas deste mundo (que jaz no maligno) tome cuidado, pois o dia de amanhã não nos pertence. Os valores de nossa vida consiste em ter certeza da nossa alma. O valor da vida não está em 60,70 anos ou até 120 anos terrenos. O que é 120 anos comparados com a ETERNIDADE?
   É preciso um despertar urgente do Espírito Santo por parte de homens e mulheres de Deus que morreram para si mesmo e agora vivem não mais para si, mais para Aquele que nos concedeu a eternidade!
 
Lideres mentirosos e avarentos: Ai daquele por quem vier o escândalo!
Crentes interesseiros e adoradores por ordenanças humanas: Cristo separará o bode das ovelhas!

Aquele que espera em Cristo somente para esta vida é o mais miserável de todos os homens!(1 Co 15.19)

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Pr Jeferson Rangel

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pureza cristã - estudo

 Pureza cristã.
Salmos 51. 1-12
Introdução:
O Salmos 51 é uma oração feita pelo rei Davi quando o mesmo foi advertido pelo profeta Natã logo após ter cometido adultério com Bate-Seba. Nesta oração, aprendemos alguns princípios da natureza humana e da natureza divina. Da natureza humana que todos pecaram e separados da gloria de Deus estão. Da natureza divina, um Deus que perdoa pecados e renova as forças dos que se humilham.
Alguns pontos bíblicos que iremos aprender:
1-      Todo homem está debaixo do pecado.
As Escrituras testificam essa doutrina nos textos:
Salmos 51:5- Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
Romanos 5:12 - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:18 - Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
2-      Toda maldade procede do coração dos homens.
Devido o pecado ser uma semente que passa a brotar nos homens a partir do estado de consciência de atos (infância-adolescencia), naturalmente os homens irá cometer pecados, e toda a maldade cometida procede do interior (coração) dos homens como bem dito por Cristo Jesus:
       Mateus 15:18-20 - Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Provérbios 4:23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
3-      A pureza deve ser buscada.
Deus é puro. Não há contaminação, injustiça, mentiras, maus pensamentos, ELE é Perfeito em todas as suas obras. E aqueles que dizem pertencer a Cristo deve se purificar de toda a imundícia da carne e do espírito.
I João 3:2-3 - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
Salmos 24:3-4 - Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?  Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.
As epístolas de Paulo e Tiago, também destacam a suma importância deixada para nós concernente à responsabilidade de purificação:
II Corintios 7:1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
Tiago 4:8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpem as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Mateus 5:8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
I Timóteo 1:5 - Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
I Timóteo 5:22 - A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.
I Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.

4-      Se tornando puro.
A maneira de se alcançar a purificação por algum pecado cometido, ou até mesmo se manter puro é o caminho da humilhação. Davi depois de repreendido por Deus se humilhou e buscou a purificação, e alcançou.
Para se manter puro:
1 – Devemos andar na luz: I João 1:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
2 – O poder da palavra em nossas vidas: Salmos 119:9 - Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
João 15:3 - Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
João 17:17 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
Efésios 5:26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
I Pedro 1:22 - Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

5-      O engano do coração.
O coração do homem é enganoso. Os sentimentos do ser humano mudam facilmente. De uma hora para outra. Israel cansou de fazer promessas e sempre as rejeitava. Pedro disse que nunca negaria a Cristo e negou. Muitos falam, mas poucos cumprem. As emoções podem falar muitas coisas, porem, as reações podem fazer bem pouco. Temos uma exortação da parte das Escrituras aos Hebreus que nos chama a termos cuidado quanto ao nosso coração:
Hebreus 3:12 - Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Hebreus 12:15 - Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
Hebreus 12:25 - Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
Hebreus 2:1 - PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.

Conclusão

A regeneração (processo de tornar algo novo) é uma obra do Espírito Santo: Ezequiel 36:26 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Porém essa obra só se torna possível quando nós entendemos a imundícia que somos e a pureza e Glória que Deus possui. Foi assim com Isaias: Isaías 6:5 - Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Então quando houve o entendimento, também aconteceu a purificação: Isaías 6:7 - E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Que venhamos a permitir o Espírito Santo tornar puro nosso coração, mediante a palavra e o poder do Se Santo Espírito.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Palavra do dia - devoção

Cristo: A nossa fonte de devoção
"Ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar a um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezarás o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" Mateus 6.24 (AEC)

Devotar significa dedicar. Entregar sua vida em favor de uma causa e estar nela 24h por dia. A dedicação nos leva ao aperfeiçoamento e a perfeição. Quanto mais nos dedicamos, mais aperfeiçoados ficamos naquilo em que estamos envolvidos.
Os homens buscam de todas as formas alcançarem poder, fama, glória e com isso se dedicam noite e dia para terem seus nomes estampados em revistas, jornais e todos os meios de comunicação, e assim conseguem. A devoção por aquilo que se almeja geralmente gera resultados positivos.
     O versiculo acima são palavras do Nosso Salvador Jesus Cristo em parte do seu sermão da montanha. A instrução dada aqui não foi apenas para os seus discipulos mais para toda multidão reunida ouvindo à sua palavra, então qualquer um que quiser se chegar a Deus e Conhecê-lo e O agradá-Lo, deve escoher a qual deus irá se dedicar: Ou ao Deus dos céus e da Terra que nos promete a vida eterna, ou ao deus deste século que promete nada, pois ele não tem nada a não ser uma condenação já inferida contra ele e seus demônios pelo seu orgulho e rebelião. Quem quiser salvar a sua vida terá que perdê-la neste mundo.
     Vivemos em uma era moderna, onde as igrejas se tornaram mercados e os frequentadores consumidores, cada um em busca de suas realizações e nada de conhecer a Cristo e sua palavra, por que? Porque servem a dois senhores.
     Se dissermos que somos de Cristo precisamos olhar para dentro de nós e ver se realmente Cristo é o Senhor que estamos servindo mesmo, porque se nossas vidas tem sido mais de preocupações terrenas e ambições mundanas, eis que o diabo tem sido nosso senhor, porém, se almejamos novos céus e nova terra, onde Cristo reina para sempre, o Espirito do Deus Vivo tem achado morada em nosso coração.  
     Quem é teu Senhor hoje?

     Que Deus em Cristo Jesus te abençõe, e lembre-se: Jesus está as portas, esteja preparado.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pastor Jeferson Rangel

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vaidade e aflição de espirito


Por que a humanidade está sempre insatisfeita?
Eclesiastes 1:2 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

Introdução.
Viver é muito bom desde que saiba como viver. Realmente viver é algo bom que Deus deixou para os homens. Mais nem todos vivem bem, muitos são infelizes em suas vidas por motivos variados. A grande maioria se queixa de não ter dinheiro, outra por ter nascido pobre (o que é diferente), outra por ser negra, outro por nascer em determinado país, outra por ter perdido algum familiar, enfim, muitas são as reclamações por meio daqueles que não se sentem felizes.
Mais um fato é certo e curioso: Por que os homens estão sempre insatisfeitos? Por que lutamos tanto para conseguir algo e logo depois estamos enjoando? Seria normal ou precisamos tomar cuidado com este tipo de sentimentos?
Baseado na Palavra de Deus, em ensinos de Cristo Nosso Salvador, Salomão e outros personagens da Bíblia, iremos aprender um pouco mais acerca da solicitude (cuidados) da vida.

O livro de Eclesiastes é um livro diferente de todos da Bíblia Sagrada e principalmente quando comparado aos livros do Antigo Testamento. Não contem historias como Juízes e crônicas, não contem hinário como Salmos, não contem profecia como os profetas. Ele é uma reflexão acerca da vida e dos problemas humanos. Porém foi deixado a nós no intuito de termos uma vida quieta e sossegada na presença de Deus.

Vamos entender alguns versículos para compreensão.
A palavra vaidade é citada mais de 29 vezes durante o livro todo, enquanto aflição de espírito mais de 09 vezes. A palavra vaidade neste livro tem o sentido de vazio, sem valor. É como se corresse atrás de uma fumaça de caminhão para pegar e nunca conseguisse, literalmente significa correr atrás do vento.
·         Salomão vai à busca daquilo que seu coração almeja.
Logo no inicio do livro, Salomão expressa que de tudo que seu coração desejou ele buscou: Eclesiastes 1:13 - E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar. Ele mesmo também afirma que buscou sabedoria e adquiriu poder como ninguém em Jerusalém: Eclesiastes 1:16-17 - Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento. E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
Podemos ver nos versículos acima que Salomão em nossa linguagem de hoje era um homem bem sucedido, inteligente, próspero. Talvez na concepção de muitos em nossos dias o homem mais feliz da terra.
Salomão também adquire felicidade: Eclesiastes 2:1 - DISSE eu no meu coração: Ora vem, eu te provarei com alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
Salomão permite se alegrar com vinho: Eclesiastes 2:3 - Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.
Salomão adquire casas, constrói obras magníficas, planta vinhas, possui um jardim com toda espécie de arvores: Eclesiastes 2:4-6 - Fiz para mim obras magníficas; edifiquei para mim casas; plantei para mim vinhas. Fiz para mim hortas e jardins, e plantei neles árvores de toda a espécie de fruto. Fiz para mim tanques de águas, para regar com eles o bosque em que reverdeciam as árvores.
Salomão adquire muitos empregados, grande quantidade de gados e ovelhas: Eclesiastes 2:7 - Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houveram antes de mim em Jerusalém.

Salomão adquire prata, ouro, tesouros, cantores, cantoras, mulheres, instrumentos de musicas: Eclesiastes 2:8 - Amontoei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens; e de instrumentos de música de toda a espécie.

Salomão foi engrandecido entre os homens, e perseverou com ele a sabedoria: Eclesiastes 2:9 - E fui engrandecido, e aumentei mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. I Reis 4:29-30 - E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. - E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios. I Reis 4:32-34 - E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes. E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
Por tudo que nós lemos, Salomão era completo em sua vida, talvez homem nenhum na face da Terra alcance a fama e o poder que Salomão alcançou, como o próprio Deus disse à ele: I Reis 3:12 - Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
Mais será que tudo isto fez Salomão feliz? Será que ele recomendaria que nós tivéssemos uma vida igual a dele? Será que a vida de alguém (o valor dessa vida), consiste no que ele possui? Não parece isso que Salomão deixou escrito para nós: Eclesiastes 2:10 - E tudo quanto desejaram os meus olhos não lhes neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; mas o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e esta foi a minha porção de todo o meu trabalho. Eclesiastes 2:11 - E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol.

·         A experiência de vida pode nos ensinar muito.
Antes de continuarmos é preciso entender (e aceitar) algo: Não iremos aprender de alguém que acha o que está falando, vamos aprender de alguém que viveu o que deixou escrito. Com toda certeza, muitos jovens não aceitariam este tipo de estudo, devido sua imaturidade. E também muitos hoje (incluindo crentes), não aceitam as recomendações dadas por Salomão em sua carta.
Iremos ver mais adiante, que a vida de uma pessoa pode ser muito boa desde que esta seja vivida para Deus e para os propósitos do mesmo, fora isso, ela será vaidade e correr atrás do vento: nunca se achará felicidade.

·         A realidade da vida revelada na palavra.
Depois de ler uma parte da glória na vida de Salomão, iremos refletir uma grande parte da realidade da vida manifestada pela sua experiência de vida.
Jesus nos ensinou que a vida de alguém não consiste no que ele possui: Lucas 12:15 - E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. Lembrando o porque de Cristo ter dito estas palavras: I Timóteo 6:7 - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Salmos 49:17 - Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará. Jó 1:21 - E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
Na verdade a Bíblia ensina o contentamento: I Timóteo 6:8 - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contente. Hebreus 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. Romanos 12:16 - Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.

Veremos a partir de então a realidade da vida de qualquer pessoa, quer seja rico ou pobre. O contraste de alguém que deveria ser muito feliz com a vida que tinha, mais pelo contrario, acabou descontente com a mesma.
Há boas razões pelas quais a vida é inerentemente insatisfatória, não importa quão bem sucedidas nossas buscas possam ser.
* Nenhuma realização. Nada realmente acontece na vida. Há uma infindável e cansativa sucessão de acontecimentos, mas não há resultado. Essa monotonia é bem ilustrada pelos ciclos naturais na terra (1:3-7). O sol se levanta, põe-se, e levanta-se novamente. Muita atividade, nenhuma mudança. O vento sopra para o norte, sopra para o sul, e sopra para o norte novamente. Muito movimento, nenhuma realização. Os rios correm para o mar, e correm para o mar, e correm para o mar. Estão em constante movimento, mas jamais se esvaziam e o mar jamais se enche.
* Não se pode mudar nada. Nunca se consegue, realmente, fazer muita diferença. As coisas vão acontecer quando acontecerem e pouco haverá que se possa fazer para mudar isso. Este é o ponto do Pregador em 3:1-8 quando ele discute como há um tempo para tudo (veja também 3:14 e 8:8). Há muitas coisas importantes sobre as quais não temos, absolutamente, nenhum domínio: o clima, as condições econômicas, a guerra, a doença, a morte, etc. É frustrante estar à mercê de forças externas.
*  Não se pode prever nada. "Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare" (8:7). Há tantas incertezas, tantas perguntas sem respostas na vida. Podemos nos juntar a Jó ao perguntar por quê, e acompanhá-lo no passar de muitos dias agonizantes sem nenhuma resposta.
*  O mesmo destino para todos. A mesma coisa acontece aos homens bons e aos perversos. "Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: a todos sucede o mesmo" (9:1-3). A morte é muito democrática; há uma para todos. Quanto a esta vida, a mesma coisa que acontece conosco acontece aos animais: morremos e nossa carne apodrece (3:18-21). Se a vida atual fosse tudo o que há, nosso fim seria exatamente igual ao dos animais.
*  O acaso governa. "Vi ainda debaixo do sol que não é dos ligeiros o prêmio, nem dos valentes, a vitória, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes, o favor; porém tudo depende do tempo e do acaso" (9:11). O sucesso não está sob o nosso comando. O melhor sujeito nem sempre ganha. Às vezes a vitória é apenas uma questão de sorte.
* Nenhuma retenção. Aqui nada é durável. Poucos anos depois que morrermos ninguém se lembrará de nós nem se importará conosco. Nosso legado será passado para alguém que não trabalhou por ele e que, conseqüentemente, não o apreciará nem usará como nós o faríamos. "Pois, tanto do sábio como do estulto, a memória não durará para sempre; pois, passados alguns dias, tudo cai no esquecimento. Ah! Morre o sábio, e da mesma sorte, o estulto! ... Também aborreci todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim. E quem pode dizer se será sábio ou estulto? Contudo, ele terá domínio sobre todo o ganho das minhas fadigas e sabedoria debaixo do sol; também isto é vaidade" (2:16, 18-19). O empenho humano não pode ser recordado, retido ou passado a outro.
* Nenhuma satisfação. As pessoas freqüentemente pensam, "Se tivéssemos mais um pouco, poderíamos ser felizes." Assim conseguem um pouco mais; porém, ainda estão infelizes. As coisas desta vida nunca satisfazem; nosso vazio sempre fica mais e mais profundo. "Todo trabalho do homem é para a sua boca; e , contudo, nunca se satisfaz o seu apetite" (6:7).
* Injustiça. A vida não é justa. Quem consegue o emprego ou a promoção? Muitas vezes é a pessoa que menos merece. Geralmente é preciso menos esforço para criar um problema do que para resolvê-lo. "Qual a mosca morta faz o ungüento do perfumador exalar mau cheiro, assim é para a sabedoria e a honra um pouco de estultícia" (10:1).
* Velhice. Eclesiastes 12:2-8 registra uma descrição poética do envelhecimento. Em termos pitorescos, as fraquezas da velhice são descritas: as mãos trêmulas, a postura encurvada, os dentes perdidos, a visão diminuída, a audição debilitada, o sono intermitente, a voz áspera, o cabelo encanecido, o andar desajeitado, etc. Assim, se não morrermos antes, estaremos todos destinados a esse estado débil.

Gostaria ainda de frisar mais alguns versículos para nossa meditação:
A murmuração gera insatisfação quanto ao que possuímos, devemos estar contentes com nossa vida hoje, e jamais dizer que o passado era melhor: Eclesiastes 7:10 - Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.
Dias de prosperidade e dias de adversidade, regozijemos em ambos, pois tudo está no controle de Deus: Eclesiastes 7:14 - No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
Deus é perfeito, os homens que viraram a cabeça: Eclesiastes 7:29 - Eis aqui, o que tão-somente achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.
Saber viver para não se enfadar: Eclesiastes 8:15 - Então louvei eu a alegria, porquanto para o homem nada há melhor debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol.
Aproveitar a vida com sua esposa e com seu trabalho dado por Deus: Eclesiastes 9:9 - Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.

·         Conclusão: Tema a Deus e obedeça a seus mandamentos para que tudo vá bem.

Amar a vida depende de vivermos para Deus e seus propósitos. Deus nos deixa livre para pensar, estudar, errar, acertar, amar, odiar, ir e vir, ficar, viajar, enfim: VIVER.
Porém precisamos viver para glória de Deus. Tudo para honra do nome do Nosso Senhor Jesus. As Escrituras nos ensinam como ter uma vida quieta e sossegada, as Escrituras nos ensinam a ter paz com Deus:
Filipenses 4:6-7 - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

No fim de tudo, Salomão não instruiu ou persuadiu ou incentivou ninguém a ser como ele, pelo contrario, suas palavras foram bem simples, porém fundamentais se quisermos ter uma vida terrena de alegria e paz com Deus:
Eclesiastes 12:13-14 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Que Deus em Cristo Jesus nos abençõe.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

Jeferson Rangel

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...