sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O evangelho segundo Deus ou segundo os homens? Estudo.


O evangelho segundo Deus ou o evangelho segundo os homens?

Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

 

Introdução.

Viver o que estamos vivendo no reino de Deus nunca foi da vontade do Senhor. Viver em divisões, contendas, debates pelo nome de Cristo nunca trouxe edificação, pelo contrario, tem trazido sempre escândalos, e infelizmente muitas vidas se decepcionando com o cristianismo. Tudo isso tem acontecido devido aos erros doutrinários que sempre estiveram presentes desde os tempos de Cristo. Mais afinal, como é possível uma mensagem tão séria, tão poderosa, ser deturpada? Quem estaria por detrás de tudo isso? Veremos adiante, os textos que nos esclarecem a posição que devemos permanecer como anunciadores do evangelho.

 Toda confusão teológica parte do ensino errado.

Quando Paulo escreve as Gálatas, ele vem desde o inicio da sua carta defendendo a mensagem da cruz. O evangelho segundo Cristo. A lei judaica ainda interferia e muito, na pregação da mensagem. E no texto frisado no estudo, Paulo é claro em dizer que sua pregação não era anunciada segundo homens, mais sim segundo a revelação de Jesus Cristo. Aqui está toda a diferença que devemos atentar.

 Estudar as Escrituras, buscar conhecimento, aprender, deve ser um proposito que todo discípulo deveria buscar, e deve buscar. Porém a fonte deve ser analisada com muita cautela, para que não haja participação direta nos erros pregados por muitos. Existem muitas fontes confiáveis e muitas que devem ser desprezadas.

 Características do Reino de Deus.

Por que é importante sabermos dessa questão? Porque se estivermos familiarizado com esses textos que revelam e nos ensinam as verdades acerca do Reino de Deus, não ensinaremos um evangelho segundos os homens, mais sim segundo Cristo, São eles:

Mateus 4:23 - E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

As características desse Reino:

Lucas 17:20-21 - E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

João 3:5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

João 18:36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Romanos 14:17 - Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

I Corintios 4:20 - Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

 Esse reino era o tema da pregação de Paulo e dos apóstolos, onde Cristo era o centro.

Conhecendo esses valores, o tema da pregação dos apóstolos e de Paulo sempre foram voltados a exporem o sentido verdadeiro do reino de Deus. Não havia na boca desses servos outra mensagem senão a simplicidade de um reino que era manifestado pelo poder do Espirito Santo. Um evangelho que liberta, transforma o interior do homem, e o leva ao encontro de Deus por meio de Cristo. Não vemos em nenhum momento o reino de Deus sendo apresentado por eles como um reino material, terreno, pelo contrário, era sempre combatido para que não se infiltrasse no meio dos novos convertidos. Vários são os textos que testificam suas pregações:

Atos 9:20 - E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

I Corintios 2:2 - Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

I Corintios 1:17 - Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.

I Corintios 1:23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

II Corintios 4:5 - Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.

Gálatas 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.

Efésios 2:16 - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

Colossenses 1:20 - E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Colossenses 2:14 - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

Os apóstolos:

Atos 8:5 - E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.

Atos 8:35 - Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.

Pedro: Atos 10:36 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos).

 O sacrifício de Cristo como doutrina deste Reino: tema principal.

O maior motivo pela qual nós cristãos amamos a Cristo é pelo seu sacrifício. A sua obra de redenção pelo pecador nos constrange (II Corintios 5:14 - Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram), revelando tamanha misericórdia e paciência para com nossas vidas. Tudo nos leva à Ele. Quando acordamos, quando andamos, quando pensamos, quando lemos a sua palavra, quando vamos à um culto, quando pregamos, quando oramos, tudo fazemos por gratidão à Cristo. Esse deve ser o único motivo que nos une à Deus, e essa pregação sempre foi anunciada desde Cristo.

Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Romanos 5:9 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Hebreus 9:14 - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

I Pedro 1:18-19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

I João 1:7 - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Apocalipse 1:5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

 O evangelho segundo os homens.

Sempre houve desde os tempos apostólicos o conflito entre mensagens. O adversário de nossas almas não quer que venhamos ao conhecimento da verdade, então de maneira sagaz, ele deturpa, falsifica a palavra, afim de que os homens creiam na mentira como se ela fosse a verdade.

Romanos 1:25 - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

II Corintios 2:17 - Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

Os propósitos de quem servem a si mesmo jamais será a eternidade, jamais será levar o homem a morrer para si mesmo, pelo contrario, o desejo deles sempre serão as coisas terrenas, a si mesmo, o seu próprio ventre.

Filipenses 3:18-19 - Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.

Gálatas 1:6-7 - Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

Gálatas 2:21 - Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde.
         Doutrinas erradas provocam transtornos.

Não iremos ficar livres dos conflitos teológicos. Se foram presentes nos tempos apostólicos, o que dirá hoje, com tanto mundanismo no seio da igreja. Mais o fato que não podemos abrir mão, é que esses erros provocavam e continuarão provocando dissensões, inimizades, divisões no reino de Deus. Causando intrigas e discórdias entre “irmãos”, embora isso pareça errado dentro da concepção de muitos, é a mais pura verdade revelada pelas Escrituras.

Mateus 15:9 - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Se conflitamos a adoração de muitos desses que adoram em vão, somos colocados como divisores, juízes, porém, o próprio Cristo assim o fez.

Atos 15:24 - Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento.

I Timóteo 4:1 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.

II Pedro 2:1-3 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

 

Conclusão.

Não podemos abrir mão da verdade revelada pelas Escrituras. Se Cristo foi fiel até o fim, mesmo levantando inimigos, assim devemos também fazer. Embora seja ruim, chato, vivermos em dissensões com aqueles que se julgam cristãos, mais são inimigos da cruz, não podemos desistir.
         Procuremos uma vida com Deus em oração e simplicidade, uma vida de temor e piedade, assim o Espirito Santo nos ensinará todas as coisas, e não seremos confundidos no Dia da Sua Vinda.

 

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Pr Jeferson Rangel.

 

 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Campanhas - video curto


Separado eternamente de Deus


Apocalipse 20:15
E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.


   Quanto lamento irão passar aqueles que por Deus não serão conhecidos.
   Amados, Deus é coisa séria. Deus não leva em conta os tempos da ignorância, esperando que todos se arrependam e venham a Cristo seu Filho, por meio da verdade que é a sua palavra. Muitos zombam de Deus, da palavra, do testemunho do Salvador, mais para isso Deus enviou Seu Filho, afim de as pessoas serem convencidas dos seus atos que tanto agravam a majestade de Deus, que violam os mandamentos santos do Senhor.
   Não podemos deixar a santidade de Deus escapar do interior do nosso coração, não podemos deixar o mundo roubar nossa comunhão com o Seu Santo Espírito. Tudo que há no mundo, hão de passar, mais aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
   Tens tu hoje certeza do seu nome escrito no livro da vida? Poderia Deus te conhecer hoje mediante a vida que tem levado? Poderia Deus se agradar das minhas obras? Teria dentro de nós a alegria em estar ouvindo a doce voz do Eterno nos chamando ao lar celestial?
  Ah Senhor, nos mantém firmes em seus caminhos, afim de sermos conhecidos pelo Senhor naquele Dia.

Pr Jeferson Rangel.
  

Ato profético - video curto


Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...