sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inveja - podridão dos ossos

Um sentimento perigoso.
Texto: Genesis 4.5-7.
O texto acima relata o primeiro caso de homicídio na terra. Esse ato tão cruel sucedeu após um sentimento haver nascido no coração de um homem. Esse sentimento? Inveja.
Inveja é definido como um misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou alegria de outrem. Temos ciúmes do que é nosso, e inveja do que os outros possuem.
O destino dos invejosos era ter os olhos fechados e costurados com arame, para que não vissem a luz. Visto que tinham prazer em ver a infelicidade dos outros.
* Conselhos bíblicos acerca da inveja.
Provérbios 14:30 - O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Podridão dos ossos nos fala de doença. A inveja pode levar a pessoa a ficar doente.
Provérbios 23:17 - O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia. Muitos olhando para a vida dos pecadores, acabam querendo ter o mesmo estilo de vida deles.
Eclesiastes 4:4 - Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. Esse versículo nos chama atenção: Ser destro (habilidoso) promove a inveja do próximo. Ter um bom desempenho nas tarefas executadas acaba criando um mundo hostil e invejoso. Haveria culpa em sermos habilidosos? O texto a seguir testifica essa palavra: Mateus 27:17-18 - Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado. O que temos aqui é a popularidade, a obra de Cristo incomodando os religiosos daquela época.
Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Um fruto da carne que praticado nos deixa fora do Reino.
Gálatas 5:26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Não invejemos.
I Timóteo 6:3-4 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade. É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas. Resistência à doutrina de Cristo promove inveja.
I Corintios 13:4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Quem ama não inveja.
Conclusão.
Para que a ira não tome nosso coração por meio da inveja, façamos por onde também sermos abençoados e habilidosos. Temos a promessa de Deus de recebermos Dele:
Gênesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.


Pr Jeferson Rangel.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Providência Divina - Estudo

A PROVIDENCIA DIVINA
Neemias 9:6
Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

Providência: disposição prévia dos meios necessários para conseguir um fim, para evitar um mal ou para remediar alguma necessidade.
Providência Divina: É a ação de Deus pela qual Ele “sustenta, dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor”.

Diante de um mundo onde as coisas não seguem um padrão, a humanidade busca recursos em todos os meios para tranquilizar suas vidas. Meios desesperadores são praticados afim de se buscar curas, sustento, dinheiro, estabilizar relacionamentos familiares e conjugal. Pelo desespero, homens vendem até mesmo suas vidas em troca de uma providencia.
A sorte ou o acaso, tem sido o meio de vida de muitas pessoas, mais para nós que confiamos (e devemos não somente falar mais fazer) em Deus não acreditamos em sorte ou azar, e sim em Providência Divina. O controle de todas as coisas nas mãos de Deus.

A passagem de José.
É interessante a passagem de José em suas falas, e devemos atentar com atenção:
Gênesis 45:5 - Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Gênesis 45:8 - Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
Gênesis 50:20 - Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Conhecemos a história onde José foi jogado em uma cova e depois vendido aos mercadores. Notemos que a inveja dos seus irmãos levaram eles a tomarem tal atitude não respeitando o pai que o amava e o sentimento de irmão.
Porém, José diz que tudo isso aconteceu porque Deus quis que assim acontecesse. Para no fim alimentar um povo, inclusive sua própria família.

A conversão de Paulo.
Muitos de nós, ou talvez a maioria veio a Cristo por meio de uma insistência de amigo, família ou cônjuge. Outros vem a Cristo devido uma circunstância: emprego, enfermidade, casamento entre outros problemas na vida de uma pessoa.
Mais a conversão de Paulo é diretamente divino:
Ler Atos 9. 3-6.
A direção de Deus na missão dos apóstolos.
Em Atos 16. 6-10, temos um outro exemplo da providência Divina onde a vontade de Deus prevalece. Ler.
Provérbios 16:9 - O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Provérbios 19:21 - Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. Jeremias 10:23 - Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Podemos esperar na sua providência.
O salmista nos convida a confiar na providência, pois ela virá no momento certo:
Salmos 104:27-30
Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.
Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
Salmos 145:15 - Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.

Como se manifesta a providência Divina.
Parte da vontade de Deus.
Atos 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos.
Quando lemos este versículo, podemos ver nele o conselho e presciência de Deus quanto ao Seu Filho vindo em carne, sendo preso e crucificado pelas mãos dos malfeitores.
Desde o princípio quando Deus fez a promessa da salvação dos homens, então as profecias começaram a surgir, e não houve nenhum impedimento, quando chegou o dia correto, O Filho nasceu, como diz Paulo: Gálatas 4:4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.
Deus atua livre do arbítrio do homem.
É de certa forma difícil de compreender a atuação de Deus livre da vontade do homem, é como se Deus não “respeitasse” os homens, e “passasse” por cima das escolhas e vontades humanas, mais devemos também nos alegrar, pois quando Deus quer agir, ninguém pode impedir. Um exemplo dessa atuação vemos no texto abaixo:
Êxodo 7:3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
Romanos 9:18 - Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

Sua soberania educa os cristãos.
Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Precisamos sempre nos voltar a essas palavras quando não estivermos entendendo as coisas que estão nos acontecendo. Precisamos olhar para a frente e saber que as coisas que agora estão acontecendo irão nos deixar mais maduros, mais fortes, mais íntimos de Deus.
Quando Jesus se dirigiu a Pedro para que se deixasse lavar os pés, aquela ocasião não era compreendida por Pedro, mais Jesus disse que somente mais adiante ele iria compreender:
João 13:6-8
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Pela providência Divina a igreja de Cristo é preservada e segue avante e vitoriosa.

Podemos passar por muitas aflições e tribulações, mais diante de tudo isso podemos sempre descansar na soberania de Deus que conduzirá Sua Igreja em triunfo.
Mais de 2000 mil anos se passaram, e Cristo continua salvando e conservando os seus filhos da corrupção e da iniquidade. Sua palavra é confiável, é fiel em todo o tempo.
Mateus 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Nosso irmão João, em meio a extrema perseguição na primeira era da igreja, recebeu do Senhor Jesus palavras de ânimo e de perseverança que fala até hoje com todos nós:
Apocalipse 1:17-18
E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Conclusão.
Jesus vive e reina. Deus é Todo-Poderoso e Absoluto. Suas mãos estão sobre a igreja de Cristo, não podemos deixar o medo e as dúvidas abalar nossa fé. Ele é Fiel em todo tempo.
1- É possível ter paz, segurança e alegria quando entendemos a Soberania Divina.
2- O mundo em seu desespero recorre as alternativas pagãs e malignas, trazendo frustração e a ira de Deus sobre eles.

3- Mais os que confiam no Senhor, jamais serão abalados ou confundidos.

Pr Jeferson Rangel

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Compreender, praticar e ensinar - estudo

A correta interpretação das Escrituras.
“Compreender, praticar e ensinar”
Texto: 2 Pedro 1. 19-21

As Escrituras, o conjunto de 66 livros composto de Antigo e Novo Testamento, constitui no livro que tem mudado ao longo dos anos milhares de pessoas, atingindo o coração e mudando caráter, comportamento, vidas.
O Espirito Santo, autor das Escrituras, é o único que pode levar o homem compreender as verdades contidas Nela e persuadir os homens ao arrependimento.
O uso errado por meio de interpretações erradas, levarão milhares de pessoas a condenação e a práticas de pecados dentro da casa de Deus.
Temos o exemplo do pastor interpretando Oseias de maneira errada e a igreja de homossexuais, ambos usando a Bíblia para defenderem suas práticas pecaminosas.
Trataremos a seguir, as bases doutrinárias que devemos estar sempre compreendendo, praticando e ensinando acerca das Sagradas Escrituras.

1- Escrituras: Uma revelação de Deus.
* Inspirada por Deus:
As Escrituras não são como os demais livros seculares, que são escritos pela mente humana, pela sabedoria terrena. Elas foram inspiradas por Deus, dada aos homens pelo Seu Santo Espírito:
II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.
II Pedro 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
* Possibilita o conhecimento de Deus e de sua vontade:
Isaías 8:20 - À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
* Apresenta o caminho da salvação:
João 5:39 - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
João 6:45 - Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Romanos 15:4 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

2- Escrituras: Uma palavra viva.
* Viva em todos os tempos:
Mateus 24:35 - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
* Perfeita e digna de aceitação:
Salmos 119:160 - A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.
I Timóteo 4:9 - Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.
* Eficaz nos seus propósitos:
Isaías 55:10-11 - Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.




* Estendida a todos os povos:
Mateus 24:14 - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.
Mateus 28:19-20 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

3- Escrituras: Uma palavra completa.
Na tentativa de atrair multidões para dentro das igrejas, diversos métodos extra-bíblicos tem sido apresentado diariamente no reino de Deus. Modismos e sofismas (argumento com a intenção de induzir ao erro) surgem a cada culto, mais não trazem base bíblica para tal ensino. As Escrituras ensinam:
* O seu conteúdo é suficiente para os seus propósitos:
Deuteronômio 29:29 - As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
João 20:30-31 - Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
* A sua alteração acarreta juízo:
Apocalipse 22:18-19 - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
* Novas revelações devem ser rejeitadas:
Gálatas 1:8-9 - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
II Corintios 11:4 - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
* Sua compreensão requer dependência de Deus:
Salmos 119:125 - Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos.
Lucas 24:45 - Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
I João 2:27 - E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

Conclusão.
Quando falhamos na interpretação das Escrituras trazemos condenação para nossas vidas como disse Pedro:
II Pedro 3:16 - Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.
Oremos pela real compreensão, oremos pela prática da mesma em nossas vidas, e oremos para que portas se abram para o ensino da Palavra de Deus.


Pr Jeferson Rangel

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Evangelho que salva.


Diante de tantos sofismas, novidades e modismos no evangelho, só há uma maneira de não se perder entre os falsos mestres e doutrinas de demônios: Se voltando às Escrituras como nunca e mantendo nossos joelhos diante da face de Deus.
Os dias trabalhosos chegaram, a maioria recusando ouvir a verdade e se voltando às fábulas, a apostasia vem aumentando diariamente, a sedução do ecumenismo já tomou parte no coração de muitos.
Mais ainda resta um remanescente que mantém seu coração quebrantado para obedecer ao Seu Salvador.

Fique firme. Não desanime. Persevere na sã doutrina que em breve iremos ao encontro do Nosso Senhor.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Pr Jeferson Rangel.

O joio e o trigo - video - Pr Jeferson Rangel


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Viva para glória de Deus.

Foto

Prepara-se!

Foto

TRIBUNAL

TRIBUNAL.

Quando todos os homens estiverem diante do Cordeiro de Deus, e Ele trouxer a tona a vida de cada ser humano, muitos irão lamentar por não ter dado crédito à Sua Palavra. Porém será tarde para arrependimento, pois a misericórdia será cortada para sempre.
O Deus de amor será revelado como Deus de justiça, e então veremos que com Deus não se brinca, com Deus não se escarnece e tudo que o homem plantar ele vai colher.
Desperte enquanto há tempo.

Pr Jeferson Rangel

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...