domingo, 28 de junho de 2015

Nossa vida como oferta ao Senhor - estudo

Nossa vida como oferta ao Senhor

Romanos 12:1-3
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
 
Introdução

"Ó Deus, glorifica-Te a Ti mesmo à minha custa. Envia-me a conta - qualquer que for, Senhor. Eu não estabe­leço o preço. Não tentarei voltar atrás nem barganhar. Glorifica a Ti mesmo. Eu arcarei com as conseqüências".A.W. Tozer

Vidas entregues a Deus. Pessoas que sintam falta e busquem a Deus. Almas que não suportam ficar longe de Deus. Vidas que estejam fora do raio de ação deste mundo com suas seduções e armadilhas. É urgente nos colocarmos nessa fileira. Nos posicionarmos e não permitir que os que estejam à nossa volta nos tire dela.
Nossa pregação é muito debilitada hoje, por se basear mais em pensamentos emprestados das mentes de pessoas mortas do que na inspiração do nosso Senhor. Livros são bons quando nos servem de guias, mas são péssimos quando se transformam em correntes. (Leonard Ravenhill).

As palavras desse homem de Deus refletem a mais dura e triste realidade de nossos dias: Homens que se tornaram repetidores de palavras, vazios, secos e sem poder do Espírito Santo. A maior urgência e necessidade de nossos dias é saber que precisamos ser guiados e sustentados pela palavra de Deus vindas de homens vivos que tenham vida com o Deus Vivo. Vivemos em um século mau, e precisamos ser admoestados por homens de Deus que tenham isso em mente e no seu coração.
Por que as palavras do apóstolo Paulo falam até hoje? Uma parte de sua carta aos Gálatas nos responde: Gálatas 1:11-12 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
Essa é a diferença. Receber e aprender pela revelação de Deus, pelo Seu Espírito que habita em nós, quando isso ocorre passamos a ser marcados pela vida de Deus e então passamos a influenciar vidas para o Reino de Deus.
Se não acordamos para a necessidade de termos uma vida cristã marcada pelo céu, amanhã poderá ser tarde demais. Quanto temos pensado em nosso relacionamento com O Eterno? Quanto temos pensado em nossa vida como O Eterno? Ainda existe em nós constrangimento por estarmos tão longe de sua vontade?
Cl 2:2-3 “Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.”

Precisamos literalmente buscar por Deus. Esse mundo físico em que vivemos ele esconde a Deus, e quando o “mostra”, o faz de maneira indiferente, impura, duvidosa e humana. Olhe esse texto:
Lucas 17:26-30
E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.
Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;
Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.
Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Igreja do Senhor, seremos consumidos pelo ardor da ira divina como foram esses? Nos deixaremos ser levados pela falsa piedade? Continuaremos caminhando em nossa própria justiça e não a que vem de Deus? Permitiremos ser seduzidos pelo engano das riquezas e os cuidados deste mundo sufocando a semente em nosso coração? Que não seja assim.
Jesus disse que os homens permitiriam a semente (Sua palavra) ser sufocada no coração, tornando-a infrutífera devido as coisas deste mundo material:
Mateus 13:22
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. É importante observar que a semente continua no coração, porém, sufocada, infrutífera, produzindo frutos com imperfeição.

Precisamos investir neste Reino. Buscar limpar a semente em nosso coração e aprofundar em conhecer o Pai, O Seu Filho, a ação do Espírito Santo na vida da igreja. Jesus disse em Mateus 13:44 - Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Esse homem comprou o campo porque viu que o investimento era lucrativo, era certo o retorno, e faria um grande negócio! A venda do que ele possuía era de muito menor valor do que aquele campo ofereceria. Precisamos abrir mão da nossa vida no mundo e investir nesse campo chamado Reino dos céus!
A importância de fazermos votos. Embora esse termo possa parecer legalista, antiquado, homens das Escrituras faziam votos:

Eclesiastes 5:4-7
Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.
Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?
Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas palavras; mas tu teme a Deus.

Encontramos mais de 60 referencias acerca de votos no AT. E duas no NT de irmãos que faziam votos diante do Senhor. Embora muitos de nós fuja de votos por medo de não cumpri-los, precisamos nos prender a esta responsabilidade. Ela nos levará a um crescimento espiritual. Será nossa rampa para decolarmos aos céus. À presença do Altíssimo. E o texto lido nos chama a essa responsabilidade. Vamos ao texto.
A súplica de Paulo:
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus – Um grito de necessidade.
Que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus- Sua vida em oferta de sacrifício.
Que é o vosso culto racional – O sentido de culto que Paulo apresenta.
E não sede conformados com este mundo – Este mundo jaz no maligno. Não se conforme com ele.
Mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento – Esteja em constante mudança pelo evangelho em vós aplicado.
Para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus – Apenas por esses meios estaremos confirmados por Deus quanto à Sua Vontade.
Pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um – A medida de fé depositada em seu coração, moverá seu espírito a praticar os ensinos do Senhor.

Conclusão.

Precisamos de cristãos vivos. Não uma réplica falsa de outros. Que se tornaram repetidores de seus ensinos, vida e biografias.
Precisamos de vidas marcadas por relacionamento com O Deus Vivo. Seja hoje em nós essa verdade, e nos apresentemos diante do Senhor como um sacrifício vivo, santo e agradável diante de Deus, sem se importar ou pesar pelas coisas que para trás ficam.

Busquemos os tesouros escondidos no Senhor.

Pr Jeferson Rangel

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...