sábado, 25 de novembro de 2017

Quais critérios devo seguir para permanecer em uma igreja?


Quais critérios devo seguir para permanecer em uma igreja?

Hebreus 13:17 - Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Graça e paz.
Não acredito que os valores terrenos e transitórios sejam a parte mais importante, ou primordial, na vida de uma pessoa dentro de uma reunião cristã.
Acredito e (vivo) sim, a providência Divina para toda minha família. Acredito piamente na Soberania de um Deus que não deixará de cuidar de mim e de toda minha casa. Como disse o escritor aos Hebreus:
Hebreus 13:5 - Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
Na minha humilde compreensão das Escrituras, não vejo Jesus ou os apóstolos tratando com tanta repetição ou veemência acerca dos cuidados desta vida para todos que o seguiam, ou principalmente seus discípulos.
Mais vejo sim da parte do Mestre, um extenso discurso acerca dos valores eternos. Acerca da alma do homem. Da condição espiritual daqueles que perante os seus olhos estavam.
Vejamos a declaração de Jesus com sentimento de agonia pelas almas que ali estavam. E a necessidade que Jesus viu para cada uma delas, o que julgo ser o mais importante em suas palavras:
Mateus 9:36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
Vejamos que a necessidade que Jesus olhou nelas foi a solidão, o abandono, o perigo, o cansaço que havia nelas, precisando de um pastor.
Jesus foi e sempre será o Pastor por excelência, e precisamos levar as pessoas à Ele. Esse deve ser o dever de todo líder, de toda igreja, de toda ovelha.
Quero destacar abaixo, quatro pontos analisados pelo pastor batista Brian Croft.
Sua posição como pastor, é de extrema relevância para darmos crédito em suas palavras, afinal, vem de alguém que está de frente ao um rebanho.
Vejamos:

1) Essa é uma igreja onde minha família será regularmente alimentada pela Palavra de Deus?
Essa é a primeira pergunta que precisa ser feita. Não apenas se eles são fiéis à Palavra de Deus, mas se essa é uma igreja onde a pregação e o ensino são tais que minha alma e as almas dos meus familiares serão nutridas pelo modo como a Palavra de Deus é ensinada e pregada? Em outras palavras: Eles estão pregando expositivamente os livros da Bíblia como a dieta regular e constante da congregação? Isso não responde automaticamente a essa pergunta, mas é um ótimo lugar para começar e avaliar, em minha opinião.

2) Essa é uma igreja onde estou convencido de que o cuidado de minha alma será uma prioridade?
Essa igreja tem verdadeiros pastores/presbíteros que consideram como a sua tarefa primária o cuidado espiritual e a supervisão das almas dos membros? Em outras palavras, apenas porque eles têm uma pregação bíblica e poderosa não significa que a sua alma individual será tratada de modo regular. Pergunte aos pastores. Pergunte aos outros membros da igreja. Não demandará muita investigação saber se essa é uma prioridade da liderança da igreja.

3) Essa é uma igreja onde minha família experimentará significativa comunhão cristã e prestação de contas?
Para saber disso, será necessário um pouco de compromisso com uma igreja por um tempo para construir relacionamentos, participar de alguns eventos de comunhão com a igreja e conhecer alguns pastores e líderes.

4) Essa é uma igreja onde eu posso servir ao povo de Deus e usar meus dons para o seu benefício?
Isso o ajudar, a saber, onde você tem dons e quais são algumas das necessidades da igreja, porém muitas vezes há várias necessidades que você pode suprir simplesmente por sua presença e compromisso. Além disso, não suponha que você sabe quais são essas áreas de necessidade por suas observações limitadas. Busque ver quais ministérios existem e onde você vê a si mesmo e sua família se inserindo.

Nota final importante:
Essa nota é direcionada àqueles que estão no processo de busca de uma congregação.
Para aqueles que mudaram de cidade, mudaram de bairro, ou até mesmo se viram na necessidade de sair de suas congregações.
O pastor Brian Croft, traz os quatro pontos que lemos que necessário antes de fazer parte de uma nova igreja.
Segue:
Finalmente, há um elemento essencial que deve existir nesse processo. Esta é a chave para possuir o zelo necessário nessa busca, a saber, um constante sentimento de desconforto que deveria existir em você, sabendo que você e sua família não estão em comunhão pactual com uma igreja local e não estão sob a autoridade de sub-pastores que estejam cuidando de suas almas. A liberdade e a ausência de prestação de contas que muitos experimentam na busca de uma nova igreja podem causar uma complacência pecaminosa. Em outras palavras, você nunca deve se sentir confortável sendo uma das ovelhas de Deus que se afastou da comunhão do rebanho e da responsabilidade dos pastores cuidarem de você, mesmo que essa jornada no momento pareça alegre e estimulante.
Brian Croft é o pastor efetivo da Auburndale Baptist Church em Louisville, Kentucky.
Se olharmos com sinceridade e seriedade, saberemos que os padrões de uma comunidade chamada igreja, devem ser os pontos listados pelo pastor.
A vida da igreja (reunião de salvos, agregados por Deus), que se formou em Atos, tinha um procedimento que deve ser imitado pela igreja hoje, afinal, eles são o padrão estabelecido, o modelo para toda e qualquer comunidade que se forma em Cristo.
E deles lemos:
Atos 4:32-35
32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
O sentimento de desapego e unidade era comum. Não havia competição. Avareza. Inveja. Disputas de posses.
33 - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Os líderes testemunham da ressurreição. Com poder do Espírito. Não pregavam outro evangelho, outra mensagem, senão Cristo.
A igreja possuía abundante graça devido a mensagem que lhes era exposta.
34 - Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
Sentimento fraternal. Preocupação com todos. Bens repartidos. Interesse pelo próximo. Interesse em servir.
Líderes idôneos. Líderes sem avareza. Líderes responsáveis. Líderes que honravam a posição que Deus lhes concedeu.
Teríamos coragem hoje de vender uma propriedade e depositar todo o valor aos pés dos apóstolos desse tempo?
35 - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Uma igreja unida. Preocupada com a necessidade pessoal de cada membro.
Líder que distribuía em conformidade. Alegria em servir em um lugar assim.

Eu acredito que cada ”igreja” possa ter uma liturgia diferente da outra, e não vejo problemas com isso. Mais o que acontece, e como acontecem às coisas dentro de uma “igreja”, precisam estar à luz das Escrituras. Precisam estar de acordo com os primeiros ajuntamentos e principalmente o testemunho que as mesmas dão sobre os nossos irmãos.
O que eles sentiam. Como eles se reuniam. Como era a reunião desses irmãos. O que eles sentiam. O que os líderes ensinavam.
Tudo isso precisa ser analisado para que verdadeiramente eu esteja em uma igreja bíblica.
Acredito que esses critérios sejam vitais para uma congregação ser chamada de igreja de Cristo. E assim possamos permanecer na mesma fé, no mesmo amor e na mesma comunhão, até que Cristo venha.


A difícil tarefa de abandonar minha igreja

Eu (Jeferson Rangel), já pertenci a duas congregações. Não fiz isso procurando um lugar aconchegante ou em busca de glória, posições ou rebeldia.
De fato, mudar de igreja traz uma imagem negativa para o cristão na visão daqueles que estão de fora. Mais cada um de nós precisamos olhar à luz das Escrituras, de fato o que é mais importante: O que os homens pensam ou minha vida e família com Deus? O que os homens falam ou como eu estou na fé?
Não podemos manipular ninguém, mais precisamos orar ao Senhor para que centenas e milhares de vidas julguem a si mesmo, se estão realmente fazendo parte da igreja de Cristo ou não.
Isso é muito sério.
Não temos mais tempo para ficar brincando com coisas tão sérias. Com verdades eternas. Com um Deus tão Santo e Poderoso.
O que hoje realmente te move para dentro de uma reunião? Necessidade? Obrigação? Jugo? Tudo isso precisa ser analisado. Pois há muitos que se encontram desorientados e fracos na fé, pois são movidos pelo sistema de homens, sobre a coordenação do espírito humano e não pelo Espírito de Deus.
Meu irmão, minha irmã. Corre enquanto há tempo. Se locomova enquanto ainda possui forças. Lute enquanto há bravura, pois se o tempo passar, e nada fizer, então estarás fadado à morte.


Conclusão.

De fato, o momento é difícil.
Momentos trabalhosos.
Mais creio na igreja bíblica, formada pelos remanescentes. Formada por aqueles que anelam por Cristo e sua palavra.
Sim, também creio no joio e no trigo crescendo juntos.
Mais não creio em uma comunidade de pessoas que distorcem a palavra de Deus. Que trocam as Escrituras e comunhão pelo entretenimento.
Que Deus nos ajude, a ser uma igreja bíblica.


Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de vista por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...