sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inveja - podridão dos ossos

Um sentimento perigoso.
Texto: Genesis 4.5-7.
O texto acima relata o primeiro caso de homicídio na terra. Esse ato tão cruel sucedeu após um sentimento haver nascido no coração de um homem. Esse sentimento? Inveja.
Inveja é definido como um misto de desgosto e ódio provocado pela prosperidade ou alegria de outrem. Temos ciúmes do que é nosso, e inveja do que os outros possuem.
O destino dos invejosos era ter os olhos fechados e costurados com arame, para que não vissem a luz. Visto que tinham prazer em ver a infelicidade dos outros.
* Conselhos bíblicos acerca da inveja.
Provérbios 14:30 - O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Podridão dos ossos nos fala de doença. A inveja pode levar a pessoa a ficar doente.
Provérbios 23:17 - O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia. Muitos olhando para a vida dos pecadores, acabam querendo ter o mesmo estilo de vida deles.
Eclesiastes 4:4 - Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. Esse versículo nos chama atenção: Ser destro (habilidoso) promove a inveja do próximo. Ter um bom desempenho nas tarefas executadas acaba criando um mundo hostil e invejoso. Haveria culpa em sermos habilidosos? O texto a seguir testifica essa palavra: Mateus 27:17-18 - Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado. O que temos aqui é a popularidade, a obra de Cristo incomodando os religiosos daquela época.
Gálatas 5:21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Um fruto da carne que praticado nos deixa fora do Reino.
Gálatas 5:26 - Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Não invejemos.
I Timóteo 6:3-4 - Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade. É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas. Resistência à doutrina de Cristo promove inveja.
I Corintios 13:4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Quem ama não inveja.
Conclusão.
Para que a ira não tome nosso coração por meio da inveja, façamos por onde também sermos abençoados e habilidosos. Temos a promessa de Deus de recebermos Dele:
Gênesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.


Pr Jeferson Rangel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...