quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ezequias - estudo


 Ezequias – um rei temente e zeloso
Texto: II Crônicas 29:10-11 - Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.  Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.

Introdução:
Muitos foram os reis que governaram o povo de Deus. Entre eles reis bons e reis maus. Reis que temeram ao Senhor e à sua palavra e reis que fecharam seus corações e apostataram da fé levando todo o povo a cultuar a outros deuses.
Ezequias é um jovem rei que nos ensina muito a maneira que se deve cultuar a Deus. E é com ele que faremos este estudo.

UM REI JOVEM   

Ezequias começou a reinar com apenas 25 anos de idade (II Reis 18:2 - Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e vinte e nove anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abi, filha de Zacarias.)( II Crônicas 29:1 - TINHA Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.) Apesar da pouca idade, Ezequias assumiu uma posição de santidade desde o primeiro dia do seu reinado. Seu pai Acaz não fez o que era reto aos olhos do Senhor (2Cr 28.1-4), mas mesmo assim decidiu honrar a Deus e colocar Israel em uma posição de santidade.
Aqui temos uma lição com este homem: Não importa os que vieram antes de nós, se foram santos vamos manter a santidade, se foram profanos, vamos mudar a condição para a santificação.
Precisamos lembrar: Deus não tem comunhão com as trevas. Idolatria, jugo desigual, desonra, falta de temor e zelo deve ser abolido do meio do povo de Deus e Ezequias decidiu assim fazer, mesmo não tendo experiência ou um pai exemplar, ele recebe do alto a capacitação necessária.
Este homem é lembrado como um rei exemplar onde o ponto alto de seu ministério foi a reforma dentro do judaísmo e a purificação do templo.

DETECTANDO OS ERROS

Quando Ezequias assumiu o reinado, ele encontrou a casa do Senhor em um caos. Ver 2 Cr 29.3-11. Os obreiros e sacerdotes parados. Não havia adoração, compromisso com o Senhor e o povo entregue a idolatria. Ezequias não ficou parado olhando para aquilo tudo, ele detectou os erros e começou a agir.
Vivemos dias difíceis. Onde muitos sacerdotes bagunçaram a casa de Deus levando muitos a se perder e ficarem desanimados. Infelizmente muitos crentes querem servir a Deus à sua própria maneira, transformando a casa de Deus em um estabelecimento público.
Quando essas coisas começam a acontecer é preciso detectar e reconhecer esses erros que afastam o Espírito Santo da casa de Deus. Não se deve fazer de qualquer maneira, andar de qualquer maneira ou servir de qualquer maneira, é preciso detectar os erros que estamos cometendo e procurar colocar a casa de Deus em ordem.
Se quisermos a atuação do Salvador por meio do Seu Santo Espírito está na hora de detectar os erros que estamos cometendo e fazer por onde o Senhor se alegrar.
 
TOMANDO ATITUDES

Acredito que detectar erros é uma facilidade que todos nós temos. E infelizmente muitos só vêem erros. Mais a questão não é simplesmente sair apontando o que está errado ou quem está errado. A questão é: tomar atitudes para que as coisas se tornem certas. Foi isso que Ezequias fez. Ele começou não só detectando mais tomando atitudes: II Crônicas 29:3 - Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do SENHOR, e as reparou. Os primeiros passos são simples. Mais são esses que dão inicio a um grande avivamento. Se achamos que vamos ver um mover de Deus de mãos paradas, esquece. Isso não irá acontecer. É preciso tomar atitudes. Ezequias começou com o básico: abrir a casa de Deus, o mais simples, que não machuca a ninguém e qualquer um podia fazer, mais ninguém assim o fez, a porta estava fechada, mais com isso Ezequias estava dizendo: estou tomando a atitude de colocar a casa de Deus em ordem.
Ele chama os sacerdotes e levitas. II Crônicas 29:4-5 - E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental. E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. Ele chama os obreiros (pastores, obreiros, diáconos, músicos) para a consagração pessoal e para a consagração da casa de Deus. Teria que envolver aqueles que estavam parados, afinal eles tinham deixado de exercer a função que lhes foi dada. Quantos não estão desta mesma maneira? Deixados de lado, sem compromisso com consagração (santidade pessoal), obra e empenho na casa de Deus? E quantas igrejas não estão repletas de idolatria? Objetos, misticismo, prostituição, mentiras e tantas obras da carne? É preciso tomar atitudes. Se quisermos ter resultado precisamos nos colocar na brecha.
Ezequias exorta os sacerdotes e levitas à serem zelosos: II Crônicas 29:11 - Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso. As responsabilidades constituídas aos sacerdotes e levitas estavam sendo negligenciadas e era preciso voltar a exercer seus ministérios com zelo e dedicação.

SE COLOCANDO NA BRECHA

Ezequias ainda não estava satisfeito. E essa insatisfação vinha de Deus. Paulo também tinha esse zelo extremo: II Corintios 11:2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Ezequias sabia que o pecado cometido por Israel era grande e precisava fazer algo a mais. Ele decide oferecer holocaustos para que o pecado de todo Israel fosse perdoado. Ver 2 Cr 29. 20-24.
Quando todos estavam convocados, toda a oferta separada, então ele organiza a maneira que se vai oferecer a oferta: Ver 2 Cr 29. 25-30.  Quanta gente oferecendo ofertas de qualquer maneira, sem esforço, sem organização, sem seriedade, sem reverência, sem capricho algum.
Quando Uzá e Aiô transportavam a arca de Deus de qualquer maneira, Deus consumiu Uzá com fogo porque estava “trabalhando” na obra de Deus da sua própria maneira, e não pode ser como eu acho, e sim como Deus pede. II Samuel 6:3 - E puseram a arca de Deus em um carro novo, e a levaram da casa de Abinadabe, que está em Gibeá; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo. II Samuel 6:6-7 - E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
Somente depois deste episodio Davi foi fazer o correto, pois com Deus devemos ter reverência, temor e obediência.
Assim fez Ezequias e Deus olhava para tudo isso.
Deus tem nos visto.
 
FAZENDO O QUE É BOM, RETO E VERDADEIRO

Ezequias foi um rei notável. Teve em seu ministério uma falha que ele mesmo reconheceu e recebeu de Deus o favor.
Todo o sucesso do ministério de Ezequias se deve ao que está escrito neste versículo: II Crônicas 31:20-21 - E assim fez Ezequias em todo o Judá; e fez o que era bom, e reto, e verdadeiro, perante o SENHOR seu Deus. E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, e na lei, e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração, e prosperou.
Fazer de todo o coração conforme a vontade de Deus é o caminho para qualquer cristão ter ministério sólido e frutífero. Temos outros exemplos notáveis na Palavra de obediência, dedicação e zelo no ministério que alcançaram êxito, mais não podemos esquecer-nos do Nosso Salvador. Um exemplo único de quem fazia o que era bom, reto e verdadeiro, e assim Deus o exaltou soberanamente que lhe deu um nome que está acima de todo nome.
A Bíblia atesta os últimos dias de Ezequias: II Crônicas 32:27-30 - E teve Ezequias riquezas e glória em grande abundância; proveu-se de tesouraria para prata, ouro, pedras preciosas, especiarias, escudos, e toda a espécie de objetos desejáveis. Também de armazéns para a colheita do trigo, e do vinho, e do azeite; e de estrebarias para toda a espécie de animais e de currais para os rebanhos. Edificou também cidades, e possuiu ovelhas e vacas em abundância; porque Deus lhe tinha dado muitíssimas possessões. Também o mesmo Ezequias tapou o manancial superior das águas de Giom, e as fez correr por baixo para o ocidente da cidade de Davi; porque Ezequias prosperou em todas as suas obras.

Conclusão:

Servir a Deus vai além de olhar os acontecimentos. É preciso fazer com que os acontecimentos sejam para louvor, gloria e honra de Deus. Podemos escolher uma destas três opções deste provérbio escocês:
"Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu."
Quem é você hoje nesta realidade que a igreja tem enfrentado: frieza, desinteresse pela santidade, inversão de valores éticos, apostasia, doutrina de demônios e líderes enganadores?
Escolha como Ezequias: as que fazem acontecer para glória de Deus!


Que Deus em Cristo te abençoe e lembre-se: Jesus está às portas!
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Pr Jeferson Rangel.


31 comentários:

  1. A paz amados. Vejo que esse estudo tem sido bastante lido. Seu comentário é muito importante para este blog. Abraços em Cristo.
    Pr Jeferson Rangel

    ResponderExcluir
  2. A paz queridos, amei este estudo. pois nestes ultimos dias temos que dedicarmos mais tempo para o senhor Jesus e colocarmos na brecha, este estudo foi de suma importancia para mim. que Deus continue abençoando o Pr Jeferson Rangel.

    ResponderExcluir
  3. parabens meu querido Pastor Jeferson Rangel, gostei tanto desta mesnsagem que hoje dia 11/11/2014 terça feira, fiz toda a mensagem trazida por esta janela abençoada em que o amado Pastor escreveu ...me senti lizongeado por suas colocações . simplismente maravilhoso.......conto com seus ensinos aqui para transmitir a minhas ovelhas

    www.radiolevitas.com


    programa minha familia nas mãos de Deus..aleluias...estou muito alegre .Obrigado

    Pr Antonio Carlos Palestina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor Antonio Carlos, graça e paz amado. Fico feliz por esse humilde estudo servir de edificação para mais vidas. Que Deus em Cristo fortaleça e santifique vossa vida e ministério para vinda do Nosso Salvador. Em Cristo,
      Pr Jeferson Rangel.

      Excluir
  4. maravilha de estudo pastor,Deus possa te abençoar ainda mais,forte abraço.graça e paz

    ResponderExcluir
  5. maravilha de estudo pastor,Deus possa te abençoar ainda mais,forte abraço.graça e paz

    ResponderExcluir
  6. Fabiola, graça e paz.
    Fico feliz por ter sido edificada pelo estudo. Que esse humilde blog seja sempre uma via de acesso ao seu coração pelo Espírito Santo.
    Pr Jeferson Rangel

    ResponderExcluir
  7. Sábias palavras pastor, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Edivaldo. Somos apenas uma voz em defesa do evangelho do Nosso Salvador;
      Que este humilde blog possa acrescentar ainda mais em Cristo sobre sua vida e família. Nos preparemos para a vinda do Salvador.
      Pr Jeferson Rangel.

      Excluir
  8. Obrigada Pastor , aprendi muito com a palavra ....
    Continue buscando na fonte ,Deus abençoe !
    Glórias a Deus por sua palavra , agua viva !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz amada. Certamente seu comentário muito me deixa feliz. Por saber que a palavra do Senhor alcançou mais uma alma, essa é a nossa alegria. Guarde a fé, em breve nos veremos na eternidade com Cristo.

      Excluir
  9. A paz do Senhor Jesus.Muito bom estudo que o Espirito de Deus continue lhe fazendo crescer em graça e conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor Jesus.Muito bom estudo que o Espirito de Deus continue lhe fazendo crescer em graça e conhecimento.

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor Jesus.Muito bom estudo que o Espirito de Deus continue lhe fazendo crescer em graça e conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz irmã Nivia.
      Fico feliz em Cristo por ser apenas uma voz para edificação do corpo de Cristo.
      Os dias são maus, trabalhosos, de intenso ataque de heresias, doutrinas de demônios proferidos por espíritos enganadores, e a única maneira de estarmos seguros é o apego às Escrituras, nos tornar nobres bereanos.
      Que Deus em Cristo te fortaleça em sua peregrinação. Combata o bom combate, encerre a carreira e guarde a fé.
      Pr Jeferson Rangel

      Excluir
  12. paz do senhor ! estou fazendo um estudo sobre a vida de ezequias e o teu trabalho muito me edificou ,grato !
    caso tenha algo sobre a vida de sua mae (ezequias) me ajude
    cesar romero
    diacono
    assembleia de Deus central
    campos dos goitacazes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja contigo irmão Romero. Sinto me fortificado na fé a cada oportunidade que Deus concede de alcançar uma alma em Cristo por intermédio dos meus estudos, fico feli mesmo.
      Quanto à mãe de Ezequias não tenho nada amado, mais sei que conseguirá concluir seu estudo.
      Deus te abençoe em Cristo Jesus.
      Pr Jeferson Rangel

      Excluir
  13. Agradeça a Deus por essa sabedoria que ele lhe tem dado pois através disso conseguir ter uma maior compreensão dessa passagem bíblica. Que o Senhor possa continuar fortalecendo a sua fé e santificando você e toda sua família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Graça e paz.
      Seu comentário me edifica e me fortalece.
      Pela bondade de Deus temos falado um pouco das Escrituras e alcançado algumas almas para edificação da fé.
      Fique firme, batalhe pela verdadeira fé dada aos santos, recuse tudo que não venha do Evangelho, e siga firme.
      No amor de Cristo,
      Pr Jeferson Rangel

      Excluir
  14. Respostas
    1. Thai. Paz seja contigo. Fico grato pela sua mensagem, sabendo que esse humilde blog com nossa humilde mensagem tenha te edificado. Nos ajude compartilhando. Fique firme em Cristo e em Seu retorno.

      Excluir
  15. Amém!! A PAZ!! Muivo bom o estudo, um olhar correto da palavra, As vezes precisamos ter a coragem de EZEQUIAS, Varrer o que o que não prestá, e abrir as portas para algovernar novo, sem temer, se vai dar certo ou não, Só confiar por que Agindo DEUS QUEM IMPEDIRÁ!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja contigo irmão Paulo. Sim. É preciso manter o zelo pelo Reino de Deus, oremos para que nosso coração mantenha aquecido por essa necessidade tão urgente em nossos dias. ¨Fique firme na peregrinação.

      Excluir
  16. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Parabéns pastor Jeferson abençoada palavra. Deus abençoe poderosamente a vosso ministério e toda família cristã.
    Fiquem na Paz de Cristo.
    Pastor Arthur Mariano

    ResponderExcluir
  17. A Paz do Senhor Jesus Cristo. Parabéns pastor Jeferson abençoada palavra. Deus abençoe poderosamente a vosso ministério e toda família cristã.
    Fiquem na Paz de Cristo.
    Pastor Arthur Mariano

    ResponderExcluir
  18. A Generosa Graça e a Paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Pastor Jeferson Rangel. A Biblia mos recomenda aprender uns com os outros e, esse estudo me trouxe edificação e aprendizado. Que Deus o elumine sempre e lhe conceda abundante graça e sabedoria. Pastor Sérgio de Souza Paulo. Presidente do Ministério Igreja Pentecostal Missionária Jesus é a Palavra. Em Manaus/Amazonas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz seja contigo amado irmão. Em Cristo me alegro por esse humilde blog alcançar sua cidade e seu coração. Pregue a palavra, somente a palavra. Nao permita seu ministério ser manchado com a apostasia e religiosidade da igreja moderna.
      Jesus vem, guarde a fé, batalhe pela comunhão com O Senhor e fuja de toda exaltação terrena.
      Em Cristo,
      Pr Jeferson Rangel

      Excluir
  19. Maravilha de estudo...Deus abênçoe a vida do irmão.

    ResponderExcluir
  20. Maravilha de estudo...Deus abênçoe a vida do irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo leitura irmã. Que sua vida seja fortalecida no Senhor e na força do seu poder. Guarde a fé nesses dias de apostasia.
      Ame e sirva à Cristo com todo o seu coração. Sirva de luz e sal.
      Cristo conta conosco.
      Paz seja contigo.
      Jeferson Rangel.

      Excluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...