terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu sou o templo de Deus - estudo


Somos templo do Deus Vivo – Seja santo.
I Corintios 3:16-17 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

Introdução:
Grande é a revelação de Deus nestes versículos. Paulo chama os cristãos de Corinto de morada de Deus. Como pode ser isso? Seria Deus “andando” sobre a terra? Seria Deus falando através dos homens? Ou seria o homem o próprio Deus? Como entender tamanha profundidade? O Deus Todo Poderoso que a Terra é estrado dos seus pés habitando em simples seres mortais? Será isso possível? Vamos compreender junto com as Escrituras essa doutrina tão gloriosa: Deus habitando entre os homens!

AS ESCRITURAS COMO PROVA INCONTESTÁVEL DOS CRISTÃOS COMO MORADA DE DEUS

Devemos partir do seguinte ponto: Não se pode discutir ou debater ou ensinar algo que seja difícil ou polêmico sem que antes não haja a confirmação nas Escrituras. Seja qual for o tema, seja qual for a dúvida, antes de qualquer coisa deve-se procurar na Palavra de Deus a certeza que a mesma apóie tal doutrina, e é o que faremos agora. Não somente Paulo falou acerca de sermos morada de Deus, mais Pedro também tratou deste ensino como veremos abaixo:
I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Lendo este versículo, conseguimos entender que nós não somos deuses, mais somos “um corpo emprestado” para que o Espírito proveniente de Deus possa habitar. Lembrando que o Espírito Santo não quer “visitar” e sim habitar.
II Corintios 6:1616 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
A maior profanação que podia haver na Antiga Aliança era colocar deuses no Templo de Deus, que na época era o templo de Salomão. Hoje na Nova Aliança, Deus não habita mais em templos construídos pelas mãos humanas, e sim em cristãos nascidos de novo, passamos a ser O Santo dos Santos de Deus, sendo assim não podemos profanar esse templo com a comunicação contra outros deuses.
Efésios 2:22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Vejamos Pedro tratando da mesma doutrina:
I Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Vejamos aqui o que Pedro nos ensina: No versículo 4, Pedro fala acerca de Cristo como pedra de fundamento reprovada pelos homens, mais aceita por Deus como eleita e preciosa. Cristo é chamado de pedra, pois Ele é o fundamento, alicerce da fé cristã, como diz Paulo: I Corintios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Então mais adiante ele trata os cristãos como pedras vivas, edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer a Deus sacrifícios espirituais. A conversão a fé em Cristo deve ser acompanhada de vida santificada, pois estaremos estabelecendo fundamento (Cristo), como Cristo assim fez. E devemos ser eleito e precioso como Cristo é, e estar pronto para receber a reprovação dos homens com Cristo foi.

Há um versículo em Salmos (Salmos 82:6 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo), que traz entre nós um ensino errado que devemos tomar cuidado. Asafe, o compositor deste Salmo, não estava dizendo que nós somos deuses, e sim que há pessoas que exercerão autoridade para exercer juízo, como no caso os juízes e reis de Israel. Esse é o contexto, cuja a situação dos pobres, órfãos, aflitos e necessitados estavam sendo deixadas de lado.
 Jesus quando foi censurado pelos judeus por ter se colocado como Deus, Cristo trouxe esta passagem a eles e nos deu uma explicação melhor sobre o assunto: João 10:33-36 - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada). Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

O AGENTE PARA QUE DEUS HABITE ENTRE OS HOMENS

Para Deus habitar entre nós seria necessário um agente para que isso acontecesse. A natureza do homem é imunda, pecadora. Seria impossível Deus habitar nos homens pela suas próprias condições, obras ou vontades. Para isso, Cristo veio como o cordeiro de Deus que tira o pecado dos homens e ascendendo aos céus deixou a promessa do Consolador, o Espírito de santificação: Romanos 1:4 - Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. Somente por intermédio do Espírito Santo, a presença bendita de Deus habita entre os homens.
Textos que confirmam a presença do Espírito Santo habitando nos cristãos:
Ezequiel 36:27 - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
 A presença do Espírito Santo na vida de um cristão é fundamental para a testificação da salvação:
Romanos 8:16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.


O DESTINO DAQUELES QUE DESTROI O TEMPLO DE DEUS

Quando lemos Paulo relatando o templo dos cristãos como morada de Deus, ele dá um alerta sobre o cuidado do corpo, pois se o mesmo o destruir, Deus também destruirá:
I Corintios 3:17 - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
O que vem a ser essa destruição de Deus para aqueles que destruírem seus corpos? O que seria destruir os corpos?
Devemos antes lembrar que somos um corpo, portanto quando eu destruo o meu templo, acabo afetando todo o corpo. Quando alguém, chamado cristão, se envolve em profanação, contendas, mentiras, participa de imoralidade, promove mundanismo, então eu estou destruindo o templo de Deus. As conseqüências para tal ato são muito graves, pois a destruição de Deus fala sobre a condenação dos homens.
Mateus 7:23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 8:12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 22:13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
A respeito dos versículos acima, todos eles foram proferidos por Cristo.
 
O SEU SOFRIMENTO COMPARADO AO FOGO

Muitos não acreditam em uma condenação. Muitas seitas ensinam que inferno é uma utopia, uma imaginação. Que Deus em sua bondade não permitiria um ser humano sofrer por toda a eternidade.
Eles tratam isso para que os homens tenham um incentivo a serem melhores e não praticarem obras más. Se o inferno é real ou não, só quando partimos deste corpo e desta terra que saberemos, porém, não quero arriscar que as palavras do Nosso Mestre sejam mentiras acerca do que o sofrimento é comparado:
Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 13:41-42 - Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Marcos 9:43-45 - E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga ,onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga.
Lucas 16:22-24 - E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Conclusão:

A morada de Deus que é um crente nascido de novo, ao qual chamamos de cristão, deve ser santa, separada de toda impureza e iniqüidade. Onde quer que estejamos somos agora a Arca de Deus, carregamos Deus em nossas vidas. E agora uma pergunta: O MUNDO TEM VISTO DEUS EM SUA VIDA?
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pastor Jeferson Rangel

7 comentários:

  1. e irão estes para o tormento eterno,JAMAIS se refere á CRISTÃOS,não mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc acredita q não se refere a cristãos? se vc prestar bem atenção no texto, em Mateus 7:22 tudo se baseia nesse contexto, Jesus ensina aos seus seguidores (se vc tem Jesus como o Cristo e o segue vc é Cristão), ele separa os q o amam e obedecem para a direita (para o paraíso), e os outros para a esquerda, mas eles dizem: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      Quem profetizaria, expulsaria demônios e faria maravilhas em nome de Cristo se não Cristãos? mas por alguma razão não seriam escolhidos! será que é por que sendo nós templo e morada de Deus, teríamos nos profanado tomando a iniciativa de confundirmos a nós mesmos dando ouvidos a doutrinas de homens, frequentando templos de pedra construídos por mãos de homens, nos quais Deus sempre falou que não habitaria neles? pois quando o Senhor disse: está consumado, o véu do templo se rasgou de cima a baixo e acabou o ministério sacerdotal, hoje como nos é ensinado em Mateus 23, não podemos colocar um Pastor entre nós e Deus já que Jesus é o que entra pela porta das ovelhas e os outros são ladrões e salteadores que pulam a cerca, não sou eu quem digo, é o próprio Jesus em João 10, pense nisso, leia mais as escrituras, e que Deus abençoe a todos.

      Excluir
  2. e irão estes para o tormento eterno,JAMAIS se refere á CRISTÃOS,não mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Graça e paz Fernandes Vieira. Que o Senhor te fortaleça em sua caminhada, e que faça em nós um templo para habitação do Seu Espirito afim de que possamos estar irrepreensíveis para sua vinda.
      Abraço em Cristo.
      Pr Jeferson Rangel.

      Excluir
  4. hoje, Deus não habita Templos, igreja,santuários Etc.. Ele habita em nossos corações. Não temos a precisão de se reunir em Templos, igrejas, e santuários terrestre para adorar a Deus. nem é necessário uma igreja para fazer nossas orações. o messias não se agrada daqueles que fazem orações publicamente.

    “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. Mateus 6: 5-8

    http://www.analizandoaescritura.epizy.com/o-altissimo-nao-habita-em-templos-igreja-feitos-pelas-maos-dos-homens/

    ResponderExcluir