terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu sou o templo de Deus - estudo


Somos templo do Deus Vivo – Seja santo.
I Corintios 3:16-17 “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”.

Introdução:
Grande é a revelação de Deus nestes versículos. Paulo chama os cristãos de Corinto de morada de Deus. Como pode ser isso? Seria Deus “andando” sobre a terra? Seria Deus falando através dos homens? Ou seria o homem o próprio Deus? Como entender tamanha profundidade? O Deus Todo Poderoso que a Terra é estrado dos seus pés habitando em simples seres mortais? Será isso possível? Vamos compreender junto com as Escrituras essa doutrina tão gloriosa: Deus habitando entre os homens!

AS ESCRITURAS COMO PROVA INCONTESTÁVEL DOS CRISTÃOS COMO MORADA DE DEUS

Devemos partir do seguinte ponto: Não se pode discutir ou debater ou ensinar algo que seja difícil ou polêmico sem que antes não haja a confirmação nas Escrituras. Seja qual for o tema, seja qual for a dúvida, antes de qualquer coisa deve-se procurar na Palavra de Deus a certeza que a mesma apóie tal doutrina, e é o que faremos agora. Não somente Paulo falou acerca de sermos morada de Deus, mais Pedro também tratou deste ensino como veremos abaixo:
I Corintios 6:19 - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Lendo este versículo, conseguimos entender que nós não somos deuses, mais somos “um corpo emprestado” para que o Espírito proveniente de Deus possa habitar. Lembrando que o Espírito Santo não quer “visitar” e sim habitar.
II Corintios 6:1616 - E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
A maior profanação que podia haver na Antiga Aliança era colocar deuses no Templo de Deus, que na época era o templo de Salomão. Hoje na Nova Aliança, Deus não habita mais em templos construídos pelas mãos humanas, e sim em cristãos nascidos de novo, passamos a ser O Santo dos Santos de Deus, sendo assim não podemos profanar esse templo com a comunicação contra outros deuses.
Efésios 2:22 - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

Vejamos Pedro tratando da mesma doutrina:
I Pedro 2:5 - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
Vejamos aqui o que Pedro nos ensina: No versículo 4, Pedro fala acerca de Cristo como pedra de fundamento reprovada pelos homens, mais aceita por Deus como eleita e preciosa. Cristo é chamado de pedra, pois Ele é o fundamento, alicerce da fé cristã, como diz Paulo: I Corintios 3:11 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. Então mais adiante ele trata os cristãos como pedras vivas, edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer a Deus sacrifícios espirituais. A conversão a fé em Cristo deve ser acompanhada de vida santificada, pois estaremos estabelecendo fundamento (Cristo), como Cristo assim fez. E devemos ser eleito e precioso como Cristo é, e estar pronto para receber a reprovação dos homens com Cristo foi.

Há um versículo em Salmos (Salmos 82:6 - Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo), que traz entre nós um ensino errado que devemos tomar cuidado. Asafe, o compositor deste Salmo, não estava dizendo que nós somos deuses, e sim que há pessoas que exercerão autoridade para exercer juízo, como no caso os juízes e reis de Israel. Esse é o contexto, cuja a situação dos pobres, órfãos, aflitos e necessitados estavam sendo deixadas de lado.
 Jesus quando foi censurado pelos judeus por ter se colocado como Deus, Cristo trouxe esta passagem a eles e nos deu uma explicação melhor sobre o assunto: João 10:33-36 - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada). Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?

O AGENTE PARA QUE DEUS HABITE ENTRE OS HOMENS

Para Deus habitar entre nós seria necessário um agente para que isso acontecesse. A natureza do homem é imunda, pecadora. Seria impossível Deus habitar nos homens pela suas próprias condições, obras ou vontades. Para isso, Cristo veio como o cordeiro de Deus que tira o pecado dos homens e ascendendo aos céus deixou a promessa do Consolador, o Espírito de santificação: Romanos 1:4 - Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. Somente por intermédio do Espírito Santo, a presença bendita de Deus habita entre os homens.
Textos que confirmam a presença do Espírito Santo habitando nos cristãos:
Ezequiel 36:27 - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
João 14:17 - O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
I Corintios 3:16 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
 A presença do Espírito Santo na vida de um cristão é fundamental para a testificação da salvação:
Romanos 8:16 - O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romanos 8:9 - Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.


O DESTINO DAQUELES QUE DESTROI O TEMPLO DE DEUS

Quando lemos Paulo relatando o templo dos cristãos como morada de Deus, ele dá um alerta sobre o cuidado do corpo, pois se o mesmo o destruir, Deus também destruirá:
I Corintios 3:17 - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
O que vem a ser essa destruição de Deus para aqueles que destruírem seus corpos? O que seria destruir os corpos?
Devemos antes lembrar que somos um corpo, portanto quando eu destruo o meu templo, acabo afetando todo o corpo. Quando alguém, chamado cristão, se envolve em profanação, contendas, mentiras, participa de imoralidade, promove mundanismo, então eu estou destruindo o templo de Deus. As conseqüências para tal ato são muito graves, pois a destruição de Deus fala sobre a condenação dos homens.
Mateus 7:23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 8:12 - E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 22:13 - Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
A respeito dos versículos acima, todos eles foram proferidos por Cristo.
 
O SEU SOFRIMENTO COMPARADO AO FOGO

Muitos não acreditam em uma condenação. Muitas seitas ensinam que inferno é uma utopia, uma imaginação. Que Deus em sua bondade não permitiria um ser humano sofrer por toda a eternidade.
Eles tratam isso para que os homens tenham um incentivo a serem melhores e não praticarem obras más. Se o inferno é real ou não, só quando partimos deste corpo e desta terra que saberemos, porém, não quero arriscar que as palavras do Nosso Mestre sejam mentiras acerca do que o sofrimento é comparado:
Mateus 5:22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 13:41-42 - Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Marcos 9:43-45 - E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga ,onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga.
Lucas 16:22-24 - E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Conclusão:

A morada de Deus que é um crente nascido de novo, ao qual chamamos de cristão, deve ser santa, separada de toda impureza e iniqüidade. Onde quer que estejamos somos agora a Arca de Deus, carregamos Deus em nossas vidas. E agora uma pergunta: O MUNDO TEM VISTO DEUS EM SUA VIDA?
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pastor Jeferson Rangel

11 comentários:

  1. e irão estes para o tormento eterno,JAMAIS se refere á CRISTÃOS,não mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc acredita q não se refere a cristãos? se vc prestar bem atenção no texto, em Mateus 7:22 tudo se baseia nesse contexto, Jesus ensina aos seus seguidores (se vc tem Jesus como o Cristo e o segue vc é Cristão), ele separa os q o amam e obedecem para a direita (para o paraíso), e os outros para a esquerda, mas eles dizem: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      Quem profetizaria, expulsaria demônios e faria maravilhas em nome de Cristo se não Cristãos? mas por alguma razão não seriam escolhidos! será que é por que sendo nós templo e morada de Deus, teríamos nos profanado tomando a iniciativa de confundirmos a nós mesmos dando ouvidos a doutrinas de homens, frequentando templos de pedra construídos por mãos de homens, nos quais Deus sempre falou que não habitaria neles? pois quando o Senhor disse: está consumado, o véu do templo se rasgou de cima a baixo e acabou o ministério sacerdotal, hoje como nos é ensinado em Mateus 23, não podemos colocar um Pastor entre nós e Deus já que Jesus é o que entra pela porta das ovelhas e os outros são ladrões e salteadores que pulam a cerca, não sou eu quem digo, é o próprio Jesus em João 10, pense nisso, leia mais as escrituras, e que Deus abençoe a todos.

      Excluir
    2. wellington,varios trechos no livro de atos mostram que o apostolo paulo frequentava as sinagogas,a questão não é ir ou não ir ao templo sendo nós o templo,e muitos ficarão de fora devido ter recebido os dons de DEUS,más,infelizmente,vivem de forma errada,não são verdadeiros e sinseros,mesmo usando os dons que deus lhes concedeu,abraço.

      Excluir
    3. AMADOS, É SIMPLES!!! ESTUDEM HERMENêUTICA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA
      EXEGESE.
      QUANTA CONFUSÃO. NÃO TEM DÚVIDAS QUE ESSE TEXTO SE REFERE A CRISTÃOS(IGREJA)

      Excluir
  2. e irão estes para o tormento eterno,JAMAIS se refere á CRISTÃOS,não mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Graça e paz Fernandes Vieira. Que o Senhor te fortaleça em sua caminhada, e que faça em nós um templo para habitação do Seu Espirito afim de que possamos estar irrepreensíveis para sua vinda.
      Abraço em Cristo.
      Pr Jeferson Rangel.

      Excluir
  4. Tudo maravilhoso e verdadeiro nesse ensinamento. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz. Deus em Cristo vos abençõe amada. Fique firme na vocação em que fostes chamada. Guarde a fé. Persevere em amar e servir ao Senhor. Cristo breve vem...
      Em Cristo,
      Jeferson Rangel

      Excluir
  5. Gloria Deus seja louvado e glorificado

    ResponderExcluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...