sábado, 1 de setembro de 2012

Não há morte sem dor - culto de ensino 31/08/12


Ganhos através das perdas.
Texto: Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.

Introdução:
Quando se fala em perder, abrir mão, renunciar, deixar de lado, logo surge em nossos corações um sentimento de tristeza. Pois afinal perder não é uma palavra agradável de ouvir. E o Cristianismo é um caminho que envolve muitas perdas. E precisamos enfrentá-las. Mais nem tudo que se perde é ruim, existe muitas coisas em nossas vidas que seriam até bom se perdêssemos como: uns quilos, manias pessoais, ansiedade compulsiva, desejo compulsivo de compras, falta de controle financeiro, ser compulsivo para comer, ira, preguiça, inveja... E tantas outras coisas que cada um de nós podia listar que se não existisse mais em nossas vidas seria um grande benefício.
Veremos neste estudo, texto que nos ensinam a abrir mão, perder para obter ganhos.

PERDA DE BENS TERRENOS GARANTE OS BENS ESPIRITUAIS.

Quando Jesus teve um encontro com o jovem rico, este jovem se interessou em obter a vida eterna, e fez uma pergunta a Cristo do que ele precisaria fazer. Jesus foi no seu íntimo e lhe disse:
Mateus 19:21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Nós sabemos qual foi a reação desse jovem que possuía muitos bens, ele não quis abrir mão de suas riquezas e se retirou triste.
Muitos tem se retirado triste e até zangado porque Jesus resolve tocar em alguns pontos da vida, não para nos entristecer, mais para que possamos obter os bens espirituais.

A PERDA É UM INVESTIMENTO.

Não podemos pensar na perda como uma derrota. A perda por amor a Cristo ela é um investimento. Perde-se hoje, mais com certeza estaremos plantando para amanhã. Jesus nos ensinou um principio poderoso que devemos sempre lembrar quando surgir a situação de ter que abrir mão até mesmo de família:
Mateus 19:29 - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.
Marcos 10:29-30 - E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.

Muitos têm deixado de receber cem vezes tanto, pois tem pensado primeiro em ter que deixar, ao invés de pensar no que vai se obter. Lembre-se: Eclesiastes 11:4 - Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

A PERDA DO EU NOS LEVA A EXALTAÇÃO.

Devido a facilidade de se tornar um crente, evangélico e o acesso ao púlpito ter se tornado um lugar qualquer, muitos tem se “convertido” para exibição de talentos, para alcançar a gloria, para mostrar que sabem

pregar, cantar, encenar e assim conquistando platéias. Infelizmente muitos se enganam quanto a fazer para o Senhor. Não espere nada de Deus se o propósito for “sem eu o Reino não funciona”. Ser usado por Deus e para Deus requer um preço muito alto a ser pago: o preço da auto-negação. Muitos se enganam que possuem “chamado” para encenar, cantar, orar, fazer e acontecer e esquecem que tudo vem de Deus para quem se humilha e se coloca na posição de servo. Dois textos nos mostram a condição de se obter honra no Reino:
Marcos 9:35 - E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.
Mateus 25:15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.
II Corintios 3:5 - Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus.
Muitos ainda vivem para si mesmo, tornando impossível Cristo de ser manifestado, Cristo de ser glorificado, pois eles têm buscado ser o centro das atenções. Quer ser o honrado? Quer ver frutos no reino de Deus através da sua vida? Seja o último. E lembre-se: Lucas 14:10-11 - Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

A VIDA SURGE DA MORTE.

É um engano se pensar que não há sofrimento na vida de um cristão. Sofrimento para se obter vida com Deus. Vida com o Espírito Santo. Vida com Jesus Cristo. Ser participante da natureza divina. Ser parecido com Cristo. Viver como Ele viveu no meio dos homens, sendo uma referencia de servo, ainda que fosse Senhor.
O orgulho é uma arma mortal que destrói aos poucos a carreira de qualquer cristão, somente um esforço diário de mortificação do velho homem, pode nos fazer ter vida e ser um ramo que produz muitos frutos. Jesus ensinou esse principio usando sua própria vida como exemplo do viria a lhe acontecer:
João 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quando Cristo foi crucificado consumando a obra de redenção aos homens, milhares de frutos se brotaram e continuam brotando até hoje, e certamente irá brotar até a Sua vinda. Mais primeiro foi necessário entregar literalmente sua vida, não fazer sua própria vontade, mais voluntariamente Ele se entregou: Efésios 5:2 - E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Jamais obteremos vida sem que antes não morramos. Morrer por amor e não por obrigação. Se assim for nada receberemos, mais se por Cristo fazemos, vida obteremos.

Conclusão:
Se queremos contemplar em nossa vida ganhos. Temos que começar a perder. Perder o que Deus tem nos cobrado pelo Seu Santo Espírito. Ainda que seja difícil, ainda que machuque, pois afinal, alguém já viu uma morte ser agradável? Faça isso e verás a recompensa:
Apocalipse 22:12 - E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Um comentário:

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...