sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Providência Divina - Estudo

A PROVIDENCIA DIVINA
Neemias 9:6
Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora.

Providência: disposição prévia dos meios necessários para conseguir um fim, para evitar um mal ou para remediar alguma necessidade.
Providência Divina: É a ação de Deus pela qual Ele “sustenta, dirige, dispõe e governa todas as suas criaturas, todas as ações e todas as coisas, desde a maior até a menor”.

Diante de um mundo onde as coisas não seguem um padrão, a humanidade busca recursos em todos os meios para tranquilizar suas vidas. Meios desesperadores são praticados afim de se buscar curas, sustento, dinheiro, estabilizar relacionamentos familiares e conjugal. Pelo desespero, homens vendem até mesmo suas vidas em troca de uma providencia.
A sorte ou o acaso, tem sido o meio de vida de muitas pessoas, mais para nós que confiamos (e devemos não somente falar mais fazer) em Deus não acreditamos em sorte ou azar, e sim em Providência Divina. O controle de todas as coisas nas mãos de Deus.

A passagem de José.
É interessante a passagem de José em suas falas, e devemos atentar com atenção:
Gênesis 45:5 - Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.
Gênesis 45:8 - Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.
Gênesis 50:20 - Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Conhecemos a história onde José foi jogado em uma cova e depois vendido aos mercadores. Notemos que a inveja dos seus irmãos levaram eles a tomarem tal atitude não respeitando o pai que o amava e o sentimento de irmão.
Porém, José diz que tudo isso aconteceu porque Deus quis que assim acontecesse. Para no fim alimentar um povo, inclusive sua própria família.

A conversão de Paulo.
Muitos de nós, ou talvez a maioria veio a Cristo por meio de uma insistência de amigo, família ou cônjuge. Outros vem a Cristo devido uma circunstância: emprego, enfermidade, casamento entre outros problemas na vida de uma pessoa.
Mais a conversão de Paulo é diretamente divino:
Ler Atos 9. 3-6.
A direção de Deus na missão dos apóstolos.
Em Atos 16. 6-10, temos um outro exemplo da providência Divina onde a vontade de Deus prevalece. Ler.
Provérbios 16:9 - O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos. Provérbios 19:21 - Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá. Jeremias 10:23 - Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.
Podemos esperar na sua providência.
O salmista nos convida a confiar na providência, pois ela virá no momento certo:
Salmos 104:27-30
Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno.
Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens.
Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó.
Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.
Salmos 145:15 - Os olhos de todos esperam em ti, e lhes dás o seu mantimento a seu tempo.

Como se manifesta a providência Divina.
Parte da vontade de Deus.
Atos 2:23 - A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos.
Quando lemos este versículo, podemos ver nele o conselho e presciência de Deus quanto ao Seu Filho vindo em carne, sendo preso e crucificado pelas mãos dos malfeitores.
Desde o princípio quando Deus fez a promessa da salvação dos homens, então as profecias começaram a surgir, e não houve nenhum impedimento, quando chegou o dia correto, O Filho nasceu, como diz Paulo: Gálatas 4:4 - Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.
Deus atua livre do arbítrio do homem.
É de certa forma difícil de compreender a atuação de Deus livre da vontade do homem, é como se Deus não “respeitasse” os homens, e “passasse” por cima das escolhas e vontades humanas, mais devemos também nos alegrar, pois quando Deus quer agir, ninguém pode impedir. Um exemplo dessa atuação vemos no texto abaixo:
Êxodo 7:3 - Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.
Romanos 9:18 - Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.

Sua soberania educa os cristãos.
Romanos 8:28 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Precisamos sempre nos voltar a essas palavras quando não estivermos entendendo as coisas que estão nos acontecendo. Precisamos olhar para a frente e saber que as coisas que agora estão acontecendo irão nos deixar mais maduros, mais fortes, mais íntimos de Deus.
Quando Jesus se dirigiu a Pedro para que se deixasse lavar os pés, aquela ocasião não era compreendida por Pedro, mais Jesus disse que somente mais adiante ele iria compreender:
João 13:6-8
Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

Pela providência Divina a igreja de Cristo é preservada e segue avante e vitoriosa.

Podemos passar por muitas aflições e tribulações, mais diante de tudo isso podemos sempre descansar na soberania de Deus que conduzirá Sua Igreja em triunfo.
Mais de 2000 mil anos se passaram, e Cristo continua salvando e conservando os seus filhos da corrupção e da iniquidade. Sua palavra é confiável, é fiel em todo o tempo.
Mateus 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Nosso irmão João, em meio a extrema perseguição na primeira era da igreja, recebeu do Senhor Jesus palavras de ânimo e de perseverança que fala até hoje com todos nós:
Apocalipse 1:17-18
E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;
E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Conclusão.
Jesus vive e reina. Deus é Todo-Poderoso e Absoluto. Suas mãos estão sobre a igreja de Cristo, não podemos deixar o medo e as dúvidas abalar nossa fé. Ele é Fiel em todo tempo.
1- É possível ter paz, segurança e alegria quando entendemos a Soberania Divina.
2- O mundo em seu desespero recorre as alternativas pagãs e malignas, trazendo frustração e a ira de Deus sobre eles.

3- Mais os que confiam no Senhor, jamais serão abalados ou confundidos.

Pr Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...