segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Contendas de palavras - devocional

II Timóteo 2:14
Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
 
 
   Durante muito tempo na minha peregrinação cristã, tentei, relutei e quase briguei para convencer pessoas acerca da fé e de ensinos que se introduziram no evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
   E na verdade, quase que na maioria das vezes o que consegui foram pessoas que se distanciaram de mim e da maneira pela qual pregava. Não tinha o intuito de assim fazer, porém, as consequências de minha rigidez foram inevitáveis.
   Devo isso a minha imaturidade cristã. Devo
isso ao meu zelo sem entendimento. Devo isso ao meu orgulho espiritual.
  
 
 
Porém o tempo passou, e com ele veio as experiências com Deus e o dia a dia com pessoas que professam a fé cristã. Veio também a maturidade.
   Hoje, sou totalmente diferente. Não discuto mais. Não estou aqui dizendo que me tornei apático, ou morno quanto aos ensinos das Escrituras ou me tornei um herege, mais hoje procuro viver a instrução de Paulo ao seu filho na fé Timóteo: Que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
  
   Acredito que eu tenha sido responsável por algumas pessoas não querer mais ouvir o evangelho vindo de minha pessoa (Que Deus tenha misericórdia de mim), pois como Paulo ensinou, talvez tenha pervertido ainda mais os sentimentos dos ouvintes quanto à fé.
Mais hoje, sou cauteloso em falar das Escrituras. Tenho o cuidado em discernir o que deve ser discutido e com quem estou discutindo. Lembrando que discuto no termo de conversar levando a um resultado positivo e não contendas de palavras. Discussão sadia.
   Quando lidamos com novos convertidos cheios de razão pessoal ou que trazem liturgias e "doutrinas" de outras denominações ou cristãos, somente o tempo mostrará a eles o quanto é errado defender sem entender. As Escrituras revelam muitos erros que no início de nossa fé não enxergamos, somente com o tempo e com humildade teremos nossos olhos abertos para compreender o quanto estávamos errados.
   Diante de tantos caminhos que hoje surgiram para seguir a Cristo, se não vigiarmos acabaremos tomando o caminho errado, por isso, sempre será necessário batalhar pela fé verdadeira que uma vez foi dada a nós, não podemos abrir mão da necessidade de entrar pela porta estreita e permanecer no caminho estreito, no entanto, se nesse caminho surgir impostores que queiram nos desviar, resistiremos, e caso seja necessário, nos desviaremos deles, pois em contendas de palavras não entrarei mais.
   Que essa reflexão ajude a todos quantos leem, para que não sejamos destruidores e sim edificadores.
 
Na paz de Cristo.
 
Pr Jeferson Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...