segunda-feira, 19 de junho de 2017

O poder do evangelho para vencer o pecado



Livre do poder do pecado

II Pedro 2:19 - Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.

Posso vencer as tentações? Consigo dominar o pecado ou não há possibilidade para aqueles que nasceram com uma natureza caída?
Será que Cristo é capaz de eliminar por completo o domínio do pecado na vida do cristão?
O que será que Paulo ensinou a respeito? Vejamos:

Romanos 6:1-23
1 - QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
2 - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
Note a colocação de Paulo, afirmando que nossa condição em relação ao pecado: estamos mortos para ele, e indaga: Como viveremos ainda nele?
3 - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
4 - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
Se de fato nossa conversão é verdadeira, e passamos pelos ritos deixados para a igreja (batismo e ceia), então estamos literalmente fomos sepultados na velha natureza e agora passamos a viver em novidade de vida. Talvez esse seja o tropeço na vida de muitas pessoas: A falsa conversão que não permite a natureza caída ser sepultada.
5 - Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
6 - Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
Qual a função de crucificar o velho homem? Exatamente para ele não mais ter mais nenhum domínio sobre o cristão. Paulo é claro: crucificar para desfazer o corpo do pecado para que o mesmo não tenha mais dompínio sobre o mesmo.
7 - Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
Justificação: O perdão de Deus para os pecadores por meio de Cristo. Deus justificará apenas aqueles que permaneceram mortos para o pecado. Isso nos revela que Deus acompanha os nossos passos, atitudes e comportamento para nos julgar naquele Dia como absolvidos ou condenados.
Apenas aqueles que estão mortos, estão justificados.
8 - Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.
12 - Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;
13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
Aqui temos uma observação muito importante dada por Paulo. Embora crucificado em Cristo, ainda existe a parte do homem no processo de santidade: Apresente o vosso corpo à Deus e não ao pecado. Note, que o desejo de ser santo deve existir em nosso comportamento diário, em nossas atitudes.
14 - Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
A graça traz o benefício da libertação. Enquanto o homem estava debaixo da lei, não havia escape, era impossível ao homem agradar a Deus pela lei, de maneira que ninguém cumpriria a lei, para isso Deus enviou seu Filho na carne, cumprindo a lei, dando ao homem a oportunidade de vencer o pecado pela fé em Jesus.
15 - Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.
16 - Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Olha a perguta de Paulo: Não sabeis que ao se entregar à alguém, passa a ser escravo para lhe obedecer? Do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça.
17 - Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.
Graças a Deus que tendo sido (passado) servos do pecado, agora obedece de coração (desejo, vontade e sinceridade na fé) a forma de ensino que são submetidos.
Quanto a essa palavras destaco as palavras de Paulo: obedece de coração: Alguém que tem prazer em servor a Deus com sua vida, alguém que tem prazer em ser santo e agradar ao Senhor com sua vida.
18 - E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.
19 - Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação.
20 - Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça.
21 - E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
22 - Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.
23 - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

A necessidade do homem querer ser santo e não permitir que o pecado tenha domínio sobre o mesmo:

Gênesis 4:7 - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
A versão King James diz: Se procederes bem, não é certo quer serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te, cabe a ti vencê-lo!
Queridos irmãos na fé, sejamos francos, temos um dever. Não transformemos a graça em desgraça ou comodismo quanto ao pecado. Há um dever: Resistir, lutar. Temos um inimigo vivo, embora condenado, atua em nossa esfera com muita precisão, derrubando diariamente centenas, milhares de pessoas que dizem estar em Cristo.

Tiago, no capítulo 4 de sua epístola, também nos deixou um ensino glorioso a respeito da libertação do pecado tendo o homem como alguém que precisa querer ser limpo:
Tiago 4:7-10
7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
1: Sujeitai-vos a Deus – A posição permanente do cristão deve ser essa: rendição total a Cristo. Se falhamos nessa condição, então falhamos no caminhar.
2: Resisti ao diabo – A posição permanente do cristão quanto ao adversário de nossa alma: resistencia aos seus ataques.
3: Ele fugirá de vós – A vitória sobre o pecado quando vivemos na palavra de Deus.
8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
Queridos irmãos, estar com Deus por confissão de lábios, não garante sucesso quanto ao pecado ou uma vida santa. A prova de que alguém deseja ser santo é sua postura em relação à Deus. Tiago diz que devemos nos achegar a Deus, nos aproximar, levar nosso corpo, alma e espírito para as coisas que sejam de Deus: santas.
Alimpai-vos as mãos pecadores! Vós de duplo ânimo: Purificai vossos corações!
9 - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10 - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
Possamos sentir nossa miséria espiritual, nossa rasa comunhão com Seu Espírito, nossa rasa compreensão das coisas de Deus, nossa fraca vida de oração, nossa fraca vida de consagração. Sintamos o quanto somos carnais, mundamos. Oh Deus tenha misericórdia de nós!

Possamos resistir amados irmãos, conscientes que o Reino de Deus é tomada a força, com necessidade extrema de combater contra o pecado todos os dias. Conscientes que nosso inimigo não cessará de nos tentar, todavia, andemos não como loucos, mais sigamos o ensino do nosso irmão Pedro:
I Pedro 5:8-11
8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 - Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10 - E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
11 - A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.

Conclusão.
É possível pelo poder do evangelho ser libertos do pecado. Libertos da natureza caída e corrompida que há em nós. Se assim não for, podemos abandonar a fé, fechar a Bíblia e seguir nossa justiça própria, mais não é isso que creio, eu creio no poder da cruz, que sujeitou o pecado e a morte, e agora, todos que estão em Cristo Jesus passam a ser novas criaturas, regeneradas, transformadas pelo poder de Deus.

Em Cristo,

Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...