quinta-feira, 9 de junho de 2022

Mangueira não produz morango - por Jeferson Rangel

 Mangueira não produz morango.

 

Não podemos esperar que uma semente de manga lançada ao solo venha produzir morango.

Assim também não podemos esperar das pessoas algumas atitudes, produção, comportamento e propósitos se a sua “semente” não contém os componentes necessários para a mesma.

Como podemos cobrar de um aluno que tenha deficiência visual uma boa leitura sem um óculos apropriado? Como podemos cobrar de um aluno um bom desenvolvimento sem um professor que de fato ensine e sem uma escola que de fato funcione?

Como podemos cobrar também de um professor mais resultados, sem um suporte decente da parte do Estado?

Na verdade leitor, somos sempre cobrados, mais ninguém se importa em investir nos componentes necessários em nossa semente.

A mãe cobra do filho não falar palavrão, mais xinga na frente do mesmo. O pai cobra respeito aos mais velhos, mais destrata os próprios pais. O sacerdote cobra santidade, mais comete adultério. O professor cobra pontualidade, mais sempre chega atrasado.

Só podemos dar aquilo que temos leitor. Se formos desde criança, aliás desde o feto, instruídos com sabedoria, dignidade, verdade, respeito, humildade, e ao vir ao mundo, a criança observar tudo o que foi instruída, certamente os frutos virão.

Vivemos uma sociedade farisaica. Que cobra mais não pratica. Que busca os próprios interesses e não se preocupa em construir na mente das crianças valores de padrão moral, social, e depois quer cobrar o que elas não tem para dar.

Me perdoe, mais não entra na minha cabeça milhões de reais investidos em futebol, música, entretenimento inútil nas mais diversas áreas, enquanto a educação carece de investimento.

Queremos um cidadão de bem, mais o país não proporciona condições para a classe que mais se cobra: pobres e miseráveis.

Talvez você possa até pensar assim: Mais quem quer corre atrás. Concordo em parte, alguns até conseguem superar a si mesmo, vencer as circunstâncias e contrariar a lógica. Desenvolvendo de maneira independente uma “árvore que produz bons frutos de uma semente ruim”. Mais quantos entram nessa estatística? Bem poucos.

O que exponho aqui é um pouco mais de consciência por todos nós, e com isso um pouco mais de paciência.

Se queremos cobrar manga, pelo menos temos que saber qual a semente que está no solo.

Um ótimo dia.

Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...