sexta-feira, 27 de julho de 2012

O maior no reino dos céus


O MAIOR NO REINO DOS CÉUS
Texto: Mateus 18. 1-9

Como podemos imaginar, e ver dentro do Reino do Senhor, da Igreja de Cristo a disputa sobre quem é melhor? Sobre quem é o maior? Não foi Cristo quem morreu por nós? Não foi Cristo quem nos deu a sua Palavra? Como podemos achar que somos merecedores de honra e glória? Iremos ver nesta passagem, o Único Digno de Gloria e honra nos ensinando quem é o maior no Reino dos Céus.

Versículo 1- Quem é o maior no Reino dos céus?
Vejamos aqui a condição de cada discípulo: Pedro tinha recebido “as chaves” da igreja, esperava ser o presidente do Reino, Judas Iscariotes tinha a bolsa, imaginou: vou ser o 1º tesoureiro, Simão e Judas, meio parente de Jesus, André foi chamado primeiro, porque não pensar que tinha direito também? Olham-se muito para a coroa, mais não querem carregar a cruz.

Versículo 2- E Jesus, chamando uma criança...
Jesus sempre usava de ilustrações para ensinar, neste caso, a lição da humildade, deve ser aplicada todos os meios, alias, que lição difícil de ser aprendida por alguns!

Versículo 3- em verdade vos digo, que senão vos converterdes...
Jesus responde a pergunta deles: Vocês têm que mudar o pensamento de vocês, o modo de agir, parar de ser invejosos, ter outra mentalidade, ter outra visão do Reino.  O Reino dos céus é das criancinhas (MT 19.14), Jesus aqui não fala delas, mais sim da transformação de caráter dos discípulos. E não vos fizerdes como criança...De que maneira as crianças se comportam: elas não tem ambição, elas não possuem inveja, não guardam raiva, rancor. Não crianças, meninos na fé (Efésios 4.14), não meninos no entendimento (I Co 14.20). Mais crianças da seguinte forma: Desejar o leite racional (I Pe 2.2), não nos preocupar, mais deixar o Pai cuidar de nós (Mt 6.31,32), sem malícia (I Co 14.20), governáveis, estar sob autoridade (Gl 4.2), crianças não ligam para aparências, para pompa, ela brinca com rico, com pobre, não são ambiciosas (Rm 12.16). Nossa oração deve ser como de Davi: Salmos 131.1,2. De modo algum entrareis no reino dos Céus... Os discípulos tinham convicção que entrariam no reino dos céus, ma Jesus os reprovou. Nota-se, que nem todos os que acham que serão salvos, na verdade estão salvos! Precisamos ser repreendidos para não corrermos o risco de ficarmos para trás (Hb 4.1), caso não mudem, não poderão entrar no céu!
Versículo 4- Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus...A resposta veio, mais não como eles queriam ou pensavam. Nota-se que nem tudo que achamos do Reino de Deus é como Deus pensa também. O Maior no reino dos céus deve ser o menor. Ex.: João Batista, Paulo.
Versículo 5- E qualquer que receber em meu nome...A confirmação de Jesus, é para aqueles que se tornam como uma criança e para todos os que recebem a estes. Quem os recebe, recebe a Cristo também.
Versículo 6- Mas qualquer que escandalizar...Vemos nos dias de hoje, aqueles que levam os outros a pecar (I Co 8. 10,11), eles vem com o seu conhecimento, e levam os mais fracos a pecarem. Ai desses! Melhor lhe fora que se pendurasse ao pescoço uma mó de azenha e se submergisse na profundeza do mar...
Versículo 7- Ai do mundo...Jesus abrange o mundo como um Ai, e ate permite que venham os escândalos, para que os que são sinceros manifestem entre nós (I Co 11.29). Mas ai daquele, por quem o escândalo vem... Ai é sinônimo de desgraça, maldição, ruína, juízo. Um destes Ai, é proclamado em Apocalipse como a destruição do mundo. Jesus usa vários Ais com os escribas: MT 23.13-35. Ai desse por quem vier o escândalo!
Versículo 8,9- Comentar na igreja.

Conclusão: quer ser grande? Quer ser maior? Senta na ultima cadeira e espera ser chamado! (Lucas 14.7-11). Deus abençoe em Cristo Jesus.
Pastor Jeferson Rangel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...