quarta-feira, 25 de julho de 2012

Serei chamado bendito de meu Pai?

Entrarei na porta estreita?

Lucas 13. 23-30
Romanos 13:11  E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.

Introdução:

Onde estão os que ainda buscam conhecer a Deus pelo perdão dos pecados recebido? Está fácil encontrar cristãos que defendem a doutrina biblica na Nova Aliança, onde a mesma nos leva a meditar dia após dia na nossa condição de pecador e na nossa condição de nascido de novo? Qual tem sido o estilo de vida, a base do cristianismo atual? Quantos podemos dizer que serão salvos mediante aos frutos que essa geração de crentes tem mostrado?

O que significa a palavra Salvação:
Ato e processo pelo qual Deus livra a pessoa da culpa e do poder do pecado e a introduz numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus.
A recompensa pela nossa vida de pecado é uma só: morte.
Romanos 6.23: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
(João 3:36) - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Vivemos hoje na condição de longaminidade de Deus, a intenção do Pai, é que sejamos salvos da sua ira.
(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
(I Pedro 3:20) -  Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
Vejamos o comportamento de Noé nos seus dias quando foi avisado divinamente acerca do que viria a ração humana:
(Hebreus 11:7) - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
Vamos meditar nesse versiculo:
1- Divinamente avisado das coisas que ainda não de viam:
O arrebatamento da igreja, o juizo da humanidade, o apocalipse de Cristo tem sido escarnecido dia apos dia, cada vez mais a incredulidade, os coraçoes frios tem tomado força dentro das igrejas e entre as pessoas. Não vemos, mais temos pelas Escrituras a certeza das coisas que virão.
Estamos avisados, não podemos fugir dessa realidade, não podemos negligenciar tamanha revelação dada aos homens, não podemos fazer de conta que tudo que está revelado não irá acontecer um dia.


2- Temeu:
Quando Noé foi divinamente avisado, e por sinal, as revelações das Escrituras é divina para nós, Noé temeu. Seu coraçao inclinou a se preparar para o dia previsto por Deus. Devemos manter o temor no nosso coração.
3- E para salvação da sua família preparou a arca:
O escape que Noé tinha era a construçao de um projeto que Deus assim havia dado a ele: a construção de uma arca, onde estaria salvo ele e sua familia, um casal de cada animal e de outros animais sete pares.
Podemos ver a arca hoje por dois lados: 1- a igreja , 2- nossa vida.
Sendo igreja: Ela precisa estar preparada contra as heresias, os falsos apostolos, e as investidas de Satanas. A arca de Noe suportou 40 dias e 40 noites de chuvas, ventos e todo sofrimento externo. Sendo a igreja devemos trazer para dentro da mesma para que o mundo seja salvo da ira de Deus.
Sendo nossa vida: Precisamos estar prontos para sermos livres da ira vindoura:
(Lucas 3:7) -  Dizia, pois, João à multidão que saía para ser batizada por ele: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?
(João 3:36) -  Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
(Romanos 3:5) -  E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
(Romanos 5:9) -  Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.
(Colossenses 3:6) -  Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
(I Tessalonicenses 1:10) -  E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
(Apocalipse 6:17) -  Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
4-Pela qual condenou o mundo e foi herdeiro da justiça segunda a fé.
O Diluvio veio, aliás, as Palavras de Deus subsitiram. Passarão os céus e a terra, mais suas palavras não passarao, todos quantos zombavam, desacreditava, menosprezavam, caluniavam, tinha Noé como louco e fanático, tiveram que experimentar o juizo de Deus e a salvação para sua casa.
Cristo testificou da historia de Noe:
(Mateus 24:37) -  E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:36) - Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
(Mateus 24:37) - E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
(Mateus 24:38) - Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
(Mateus 24:39) - E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.
Não podemos negligenciar tamanha salvaçao acerca do que temos ouvido e aprendido, ou cremos nestas palavras ou é vã nossa fé.

O NOVO TESTAMENTO SEMPRE NOS EXORTOU A BATALHAR PELA SALVAÇÃO:

Qual tem sido a preocupaçao das igrejas com suas mensagens? A alma ou as necessidades práticas, diárias como saude, prosperidade, bem-estar, casamento? Precisamos estar cativos a pregação da Palavra de Deus:
(Judas 1:3) - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
(Judas 1:4) - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
(Romanos 13:11) -  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
(Marcos 8:35) -  Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
(I Timóteo 4:16) -  Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
(Tiago 1:21) -  Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.

QUEM PELAS ESCRITURAS ALCANÇARAO SALVAÇAO?

Muitas pessoas, inclusive crentes, acham, (e esse é o problema, achar) que uma vida de religiosidade, misticismo, fé, boas obras, dons, aparencia exterior, irão levá-los ao encontro com Jesus e ouvir suas Palavras doces: vinde benditos de Meu Pai. Precisamos lembrar que poucos se salvarão, isso nos mostra uma seleção de pessoas, uma escolha seleta, feito por Aquele em que as pessoas dizem amar.

Biblicamente falando apenas debaixo dos seguintes versiculos seremos salvos:

(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
(Mateus 7:22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
(Mateus 7:23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

(Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
(Mateus 25:46) - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Quero me apegar a conversa de Jesus com Nicodemos:
(João 3:1) - E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
(João 3:2) - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Jesus respondeu a Nicodemos de maneira direta acerca da vontade do Pai: salvaçao. Jesus não respondeu testificando sobre sinais, como se dissesse: Nicodemos, sinais qualquer um pode efetuar, magicos, bruxos, demonios, não se prenda a isso, mais saiba que sinais nao dão segurança para ninguem entrar nos céus, apenas quem nascer de novo.
Estamos diariamente diante de varios Nicodemos, presos a sinais e distantes do entendimento da salvação, da regenaraçao, da Nova Aliança, da renuncia e principalmente da mensagem da Cruz.

Quero encerrar este estudo com as palavras do Nosso Mestre:
(Lucas 13:24) -  Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.

Entrarei pela porta estreita?

Pastor Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...