sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Morte ao velho homem - meditação


Morte ao velho homem !

" Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;"  Efésios 4:22

I - Introdução
O Novo nascimento , experimentado por todo aquele que se encontra com Jesus e o aceita como Senhor e Salvador, leva  luz para dentro da alma do pecador , expondo todos ao males espirituais e morais provocados pelo pecado   (((" Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta." Efésios 5:13 )))    , nascendo assim ,  por influencia do Espírito Santo , o desejo de transformação  em sua  forma de pensar ,  sentir  e  agir consigo mesmo  e para  com o próximo ,  desde o momento de  sua conversão  até  seus últimos instantes sobre esta terra.  
A busca por um novo modo de viver , seguindo o proposto pelas Escrituras , abandonando o entendimento das coisas passadas  , que eram discernidas por sabedoria humana , e o se achegar as coisas espirituais reveladas pelo poder do Espírito    (((" E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."Romanos 12:2 )))    , provocarão uma mudança ( tanto interior quanto exterior ) permanente na vida do crente em Cristo Jesus .  Mudança ( Obra do agir do Espirito Santo ) que por sua vez fará com que a pessoa ( agora Filho de Deus ) prove das mais ricas bênçãos de Deus  por Nosso Senhor Jesus  . Porem não havendo este processo de renovação espiritual ( Justificação , Redenção, Regeneração e Santificação ) , a criatura (afastada de Deus pelo pecado ) nunca conseguirá se achegar ao Criador para sua salvação.    
 A manutenção desta nova vida exigirá muitas renuncias por parte daquele que deseja alcançar a vida eterna . A batalha entre a carne – voltada para as coisas desta terra – e o espírito – que deseja as celestiais – é travada a cada dia em nossos corações . Somente aquele que vencer, crucificando com Cristo sua vida de pecados , alcançará a coroa da vida , A VIDA ETERNA EM JESUS CRISTO NOSSO SENHOR. (((" Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."Romanos 6:6 ))).

II - Da degradação da criatura  (confusão dos pensamentos) a Reconciliação com Deus .

" Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"  Apocalipse 3:17

            Triste é a  condição espiritual daqueles que andam afastados de Deus . Vivem   sob julgo do pecado, caminhando  nesta terra em meio a escuridão e cercados de perigos mortais que desconhecem ,   massacrados  pelos seus próprios erros , permanecem em uma total  falta de interesse pelo conhecimento de Deus , acumulando assim  cada vez mais maldições como recompensa pelos seus atos ((("E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;" Romanos 1:28))) .
 Tendo suas consciências  já cauterizadas pelas mentiras vividas em meio a uma sociedade dominada por espíritos enganadores  , aonde o amor , o respeito , o juízo  e a verdade passaram a ser considerados valores ultrapassados , não conseguem ver o quanto são influenciados por ensinos demoníacos  ((( " MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;"I Timóteo 4:1-2 ))) , distanciando-se a passos largos  dos planos de DeuS , não mais  conseguindo discernir entre  o certo e errado , ou entre o bem e o mal ,  contaminados por todo tipo de iniquidade .

            E é nesta condição decadente que a Graça de Deus , pelo evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo , encontra a todos neste mundo ,proporcionando assim ,  através do sacrifício feito na Cruz do Calvário , pelo sangue de Jesus Cristo , a possibilidade de reconciliação para com Deus . ((("E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus."Colossenses 1:20))) .  Reconciliação esta  que se concretiza quando ,pela pregação da Palavra , e mediante operação direta do Espirito Santo , o homem reconhece e confessa  seus pecados perante o Criador , admitindo a sua insuficiência em tentar construir algum caminho que possa livra-lo da perdição eterna  , aceitando então o sacrifício expiatório de Cristo . ((( " A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9)))


III – O novo modo de viver  e a luta para não cair .
           
            " - Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR." Salmos 40:2-3   

            Agora livre do poder aprisionador  do pecado , o salvo  passa a experimentar uma liberdade até então desconhecida .O peso sufocante da culpa , do remorso , da dor e do pecado desapareceram de seus ombros , o  coração foi curado das feridas de morte , e em seu semblante começa  brilhar a resplandecente luz do Espirito Santo de Deus . A criatura fora restaurada , seus pensamentos não são mais os mesmos  e a sabedoria que agora direciona esta alma não provém mais de conhecimento humano . Eis que tudo se fez novo, e as transformações que começam a ocorrer em seu viver passam  a ser visíveis  aqueles que convivem ao seu redor . Suas atitudes para com as pessoas também foram afetadas . Por onde ele passa a virtude transformadora do evangelho é testemunhada por um novo falar , uma nova disposição em fazer o que é honesto ,o que é justo , o que é  bom  .(((" - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."Filipenses 4:8))) .
É durante este processo de santificação (separação para Deus) que ocorre a luta da  carne contra o espírito ,  sendo ao vitorioso dado o controle sobre o destino da pessoa . A carne ,contaminada pelo pecado ,desejosa pelas coisas encontradas neste mundo perdido e que no passado a alimentavam ( prostituições , mentiras , trapaças,egoísmo ,idolatria...), deseja o controle em suas mão para que possa viver de forma regalada como vivia anteriormente , sem regras , sem sacrificios , sem renuncias , sem acusações da consciência . Por outro lado o  espírito busca as coisas do alto reveladas pelo Espirito Santo , renovando desta forma o entendimento  do crente para que ele  possa compreender cada dia mais a vontade de  DEUS na sua vida. ((( " E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."))).Romanos 12:2 .

III – As bênçãos da vitoria e o horror do fracasso

"- Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência," Deuteronômio 30:19

            Como em uma guerra existe sempre dois lados , o  derrotado e o vencedor , é necessário aquele que está experimentando esta nova vida atente para as consequências de seus atos e escolhas , tendo em vista que seus reflexos se estenderão por toda a eternidade . As promessas de bênçãos  contidas na bíblia sagrada com certeza serão cumpridas nas vidas dos que permanecerem na fé em Cristo , tanto quanto também  toda a sorte de maldições cairão sobre as vidas dos que se desviarem desta tão grande salvação .((( " Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia."I Corintios 10:12)))
            Ao  mesmo tempo em que deve ser lembrado  que ao vencedor é proposto um futuro de glória  que será vivido ao lado do Senhor Jesus Cristo ,livre da culpa ,da condenação , da dor , do pecado e da morte , enfim uma eternidade de gozo e  paz  ,(((" E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas."Apocalipse 21:4))) deve-se também atentar as advertências  deixadas nas escrituras, sobre o futuro reservado para os que fracassam e se desviam da fé .((( " Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."Apocalipse 21:8))).

IV – Quem vai viver ?

            " Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."Mateus 24:13

A decisão por uma nova vida deverá ser tomada e mantida até o final por todo aquele que deseja alcançar de Deus a Vida Eterna em Cristo Jesus . Esta escolha por permanecer no caminho aberto por Cristo  Jesus  , com certeza   despertará o ódio deste mundo . As perseguições virão , as lutas se apresentarão ,obstáculos de levantarão , porém todas estas coisas serão vencidas  , pois aquele que já as venceu prometeu que estaria com os teus todos os instantes . Desta forma as  experiências adquiridas junto ao Senhor fortalecerão a fé dos que não desanimam.  ((( " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."Romanos 5:3-5 ))) .
Ao que conhece a Cristo o chamado é para negar a si mesmo  e seguir ao Mestre . E todo aquele que aceitou este desafio tem encontrado a paz  para sua alma .
Nova vida  , novo entendimento , novo palavreado , nova maneira de agir ,nova esperança ,Novos Céus,Novo nome,..., somente para os que escolheram a MORTE AO VELHO HOMEM !!!

Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco


Pb. Pablo Ribeiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...