sexta-feira, 7 de junho de 2013

É real o conflito.


O combate do cristão.

I Pedro 2:11 - Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma.
Em busca de uma vida que agrada a Deus, todo cristão irá enfrentar duas batalhas em sua vida:

  1. A batalha entre ele e a sua própria vontade que chamamos de obras da carne, a luta interna de cada um de nós;
  2. A batalha externa que travamos espiritualmente nas regiões celestiais, a qual Paulo chama de principados e potestades, também conhecida como batalha espiritual.
Ambas estão de acordo com as Escrituras, são reais, nada é inventado por homem algum para impor doutrinas ou costumes, mais estão relatadas por Deus para que possamos lidar com elas e vencermos.
O texto aplicado hoje como ensino, vem do nosso irmão apostolo Pedro e suas palavras, seu ensino é simples de ser entendido. Vemos que alguns nomes são dados aos cristãos e também a maneira correta de um cristão viver na sociedade. Vejamos:

Como a peregrinos e forasteiros: Pedro compara nós cristãos a peregrinos: Pessoa que viaja por longas terras, e forasteiros: Pessoa de passagem por uma terra. Sendo assim, ele ensina que estamos nesta terra de passagem, e em busca de uma nova terra iremos ter que enfrentar oposições. Para se alcançar a promessa do lugar preparado para nós cristãos, ele ensina o combate: Abster (negar, abrir mão) das concupiscências (apetite carnal desordenado) que combatem (lutam, afligem) contra a alma (homem interior, sentimentos).
Vejamos o que as Escrituras ensinam sobre esse combate.

Em Gálatas 5, Paulo traz o ensino de um conflito espiritual existente na nossa vida, e como devemos agir diante dele:

Ler Gálatas 5. 16-22.
Em Efésios 6. 10-18, Paulo traz o ensino do conflito espiritual e a maneira que devemos estar para passar por ela.
Para todo combate requer estar preparado.

Jamais podemos estar ou enfrentar alguma batalha despreparado, desprotegido e desarmado. Assim sendo, as Escrituras também nos ensinam a maneira de se preparar, se proteger e se armar para enfrentar os conflitos de nosso dia a dia.
O primeiro passo que todo cristão deve andar antes de qualquer coisa é ter uma vida de oração.

Será inútil ir adiante, se antes não compreender esse mistério tão glorioso, que é buscar a Deus em oração, seja muito tempo, pouco tempo, mais que haja oração.

Seria necessário meses para tratar o tema oração, mais falaremos de maneira introdutória para o assunto em questão. Vejamos Tiago o que diz sobre a oração:

Tiago 5:13-16

Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
Paulo, um cristão que combateu o bom combate da fé, guerreando como bom soldado de Cristo, ensinou aos coríntios como pelejar:

II Corintios 10:4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Instruindo seu filho na fé Timóteo, ele ensina a postura de um verdadeiro soldado em um combate:

II Timóteo 2:3-4 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
Não é dos fortes a vitória, nem dos sábios a conquista.
Embora haja necessidade de oração, vigilância, consagração de vida à Deus, nesse combate não vence os “poderosos” em oração, pregação, nomes e títulos, e sim aqueles que ficam na dependência de Deus.
Deus conhece nossa estrutura e sabe que somos pó, somos limitados e Deus nos deixou uma palavra de conforto ao nosso coração:

I Corintios 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
Nosso Deus se preocupa conosco, nessa peleja, Ele está junto de cada um de nós:
Isaías 41:10
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Mateus 10:30
E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.
Mateus 28:20
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Conclusão

Basta cada dia o seu mal é o ensino do Mestre. Não antecipe problemas, medos, preocupações. Cristo nos garante Sua Presença por meio do Espirito Santo que habita em nós.
Vivemos por meio da fé, e lembre-se a nossa fé é poderosa para vencer o mundo:
I João 5:4 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
 
Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...