segunda-feira, 7 de abril de 2014

A vinda do Senhor Jesus - estudo resumido


A vinda do Senhor
Introdução.

Jesus esvaziou-se de sua glória, e como servo, como um cordeiro mudo ao matadouro Ele veio para o resgate da humanidade. Ele veio para salvar, mais em breve Cristo prometeu voltar não mais como um cordeiro, mais agora como Juiz para julgar a mesma humanidade: salvação para os que creram, perdição e tormento para os que resistiram. Hoje, o que Ele daria a cada um de nós?
A promessa do Seu retorno:
Cristo sempre deixou latente a sua vinda. Por diversas vezes Ele predisse aos seus discípulos que voltaria para os seus. E pode passar céus e terra, mais suas palavras não passarão, certamente cedo vem:
João 14:1-3 - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
João 14:28 - Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
Mateus 26:64 - Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
Atos 1:11 - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Lucas 21:27 - E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Hebreus 9:28 - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

A proximidade do Seu retorno:

O apóstolo Pedro se referindo ao dia do Senhor (seu retorno), ele fala daqueles que escarnecerão dizendo que desde que quando eram crianças já ouviam falar da volta de Jesus e tudo continua da mesma maneira. Mais sua promessa não falhará, devemos estar vigilantes diariamente:
Hebreus 10:37 - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Tiago 5:8 - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
Apocalipse 3:11 - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Apocalipse 22:20 - Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

A data de Seu retorno:
Muitos tentaram durante séculos, e até hoje tentam através de cálculos matemáticos acertar o dia da vinda de Cristo ou do fim do mundo. Porém, em vão se esforçam, pois a data é indefinida, para que possamos como servos fiéis, estar preparados para tal dia:
Mateus 24:44 - Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Mateus 25:13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
Marcos 13:32-33 - Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.
Lucas 21:34-35 - E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra.
I Tessalonicenses 5:2 - Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.
Apocalipse 16:15 - Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
O comportamento de cada cristão ante o seu retorno:
Diante da certeza e hora indefinida do retorno de Cristo, cada cristão deve se comportar de maneira tal que esteja aguardando o seu Senhor. Segue, como devemos estar:
Apercebidos, prontos: Mateus 24:44 - Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.
Praticando a mordomia (trabalhando na seara): Lucas 19:13 - E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.
Vida irrepreensível em santidade: I Tessalonicenses 5:23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.
Alegre expectativa: Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
Permanência constante: I João 2:28 - E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda.
Cristo como Juiz
Assim como Cristo veio para salvar a humanidade, Cristo também será o Juiz das almas. Aquele que Nele crê será salvo, porém quem não crê será julgado, conforme as Escrituras:
Mateus 25:32 - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas.
Mateus 25:34 - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.
Mateus 25:41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.
Mateus 25:46 - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Atos 10:42 - E nos mandou pregar ao povo, e testificar que ele é o que por Deus foi constituído juiz dos vivos e dos mortos.
Atos 17:31 - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Romanos 2:16 - No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.
Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
II Timóteo 4:1 - CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino.
Conclusão.
A volta do Nosso Senhor foi predita por ele diversas vezes. Anunciada pelos apóstolos em todas as cartas. Paulo disse que a coroa da vida está preparada para todos que amarem sua vinda. Estejamos solícitos, preparados em santidade, a tão aguardada vitória da igreja: O encontro com Cristo nos ares! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...