quinta-feira, 24 de abril de 2014

Feitos à imagem de Cristo - Estudo

Conformados à imagem de Cristo.
 
II Pedro 1:4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
Introdução.

Estamos vivendo um tempo difícil. Tempo esse que os homens querem de qualquer maneira que Cristo tome a forma do mundo. Que Jesus seja popular, tolerante ao pecado, herege, traidor (se voltar contra o Pai), pop star, mundano.
O conceito de que ser aceito pelo mundo para divulgar Jesus em músicas e mensagens que agradam apenas o ego humano está fora dos padrões eclesiásticos e apostólicos. Ser queridinho do mundo sendo um cristão, não está de acordo com as Escrituras e ensinamentos do Mestre. Algumas verdades que devemos ter em mente:
  1. Devemos nos tornar à imagem de Cristo.
  2. Se preparar para ser odiado pelo mundo.
  3. Entender que essa é a vontade de Deus: vossa santificação.
  4. Discernir que: mesmo falando o nome de Deus, nem tudo vem de Deus.
  5. Não abrir mão da verdade, mesmo quando muitos já abriram.

Devemos nos tornar a imagem de Cristo.

Quando o pecado se manifestou no mundo, ele destruiu a relação entre o homem e Deus. A partir daí, a humanidade perdeu a inocência diante de Deus, e então todos pecaram e separados estão de Deus, suas obras passam a ser consideradas como trapos de imundícia. O homem precisa passar por um processo de purificação, de santificação para ser aceito por Deus novamente. Para isso Cristo se manifestou, para desfazer as obras do diabo, e fazer em nós uma nova criatura.

Dizer ser um cristão e ainda possuir nos sentimentos e desejos, a mesma coisa que sentia no passado, que almejava no passado, ainda não compreendeu o evangelho. Os que são de Cristo crucificaram as paixões da carne e devem a partir de então viver como nova criatura, com novos hábitos e desejos. Assim já ensinava Paulo:

Gálatas 5:24 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Paulo aos Romanos também aplicou a mesma doutrina de fé: Romanos 8:29 - Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Vários são os textos que ensinam a necessidade de ser regenerado (tornar a imagem de Cristo), basta apenas lermos e buscar coloca-lo em prática: Efésios 4:24 - E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Se preparar para ser odiado pelo mundo.

Fico olhando a simpatia que o mundo hoje tem pelos evangélicos, seria isso normal? Seria uma “vitória” pela parte dos crentes? Seria um “novo agir do Espirito” (de novo agir tenho minhas cismas)? De novo devemos nos voltar as Escrituras para testificar o erro teológico que vem sendo apresentado por esses mercadores da fé, e não ficar apenas minhas palavras como verdade.

Jesus ensinou aos discípulos e já alertava a multidão sobre as consequências de ser um seguidor de Cristo:

Mateus 5:10-11 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Mateus 10:22 - E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

João 7:7 - O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.

João 15:18-19 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

Já é o bastante para aceitarmos que ser um cristão é estar preparado para ser odiado pelo mundo. Se realmente decidimos fazer a vontade de Deus por meio de Cristo, então há de se cumprir todas essas profecias na vida de um seguidor de Cristo. E por que hoje já não há mais perseguição, ódio, desprezo da parte de emissoras, revistas, rádios e tantos meios de comunicação mundanos? Pelo contrário, muitos são bem vindos.
Então se cumpre a profecia de Cristo em relação a esses que dizem ser cristãos mais não são:

Mateus 5:13 - Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Para fechar o pensamento desta parte, concluo com as palavras de Paulo:

Atos 14:22 - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.

Entender que essa é a vontade de Deus: a vossa santificação.

Uma das maiores marcas de um cristão deve ser a vida separada das coisas mundanas, carnais. Coisas estas que ferem, transgridem os mandamentos de Deus. A isso chamamos de santidade. Paulo disse:

I Tessalonicenses 4:3 - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; I Tessalonicenses 4:7 - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. E o motivo pela qual Pulo pregava era porque II Corintios 11:2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. II Corintios 7:1 - ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

Discernir que: mesmo falando o nome de Deus, nem tudo vem de Deus.

Satanás é astuto. Suas estratégias são camufladas de verdade e justiça. Devemos estar atentos e sóbrios para não sermos levados por qualquer um que usa o nome de Deus, dizendo servir a Deus. Paulo nos instruiu em II Corintios 11:14-15 -E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. Sendo assim precisamos estar firmado sobre verdade, andando na verdade, vivendo a verdade, a fim de que não sejamos levados por qualquer vento de doutrina. Muitos falavam no nome de Deus no AT e, no entanto não eram de Deus. Pedro também profetizou isso para nossos dias: II Pedro 2:1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. Para isso será necessário buscarmos uma vida consagrada para adquirirmos maturidade espiritual e assim deixaremos de ser eninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Ef. 4.14).
Não podemos esquecer-nos da exortação do nosso irmão João: I João 4:1 - AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

Não abrir mão da verdade, mesmo quando muitos já abriram.

João 6:60 - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? João 6:66-67 - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
A apostasia (abandono da fé salvívica, genuína), ela é um fato que existe em nossos dias. Profetizado por Paulo há algumas centenas de anos atrás, hoje ela é realidade em cada esquina de uma cidade. Porém precisamos manter o exemplo do Nosso Mestre. Jesus nunca abriu mão da vontade de Deus em favor de homem algum. Pelo contrário, quando uma multidão recuou diante de seu sermão, ele se manteve firme.

Conclusão.

É preciso a igreja se manter firme. Não se voltar ao sistema caído anti-Deus. Aos homens avarentos e sedutores. É preciso manter a vigilância e a fidelidade no trabalho do Senhor. Somente os santos, terão a oportunidade de encontrar com Seu Senhor.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...