quinta-feira, 10 de abril de 2014

Discipulado - reflexão


Mateus 16:24:
Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.

Nesta abordagem, gostaria de levar nossas almas a uma reflexão: A maneira pela qual seguimos a Jesus.
O objetivo neste estudo é atingir a ordenança de Cristo e refletir se estamos vivendo dentro do versículo acima. É importante notar que Jesus não disse: Tome sua cruz e renuncie a si mesmo. Muitos podem ter a cruz (religião), mais ainda vivem para si mesmo.

* Primeira lição do discipulado:

Renunciar a si mesmo – Renunciar é igual a deixar para trás ( Lucas 14.33 – Tito 2.12 ).

Renunciar é igual a esquecer seus próprios interesses ( Marcos 8.34 – Lucas 9.23 ).

Quando o eu não é negado, ele passa a ser adorado”

Entendemos que só poderá haver obra na vida de alguém que segue a Jesus, se houver a auto - negação, o negar-se a si mesmo. Suas vontades, desejos e planos para a glória de Cristo Jesus.

A medida que o homem morre para o eu, ele começa a crescer em vida diante de Deus”

João 12:24 - Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

O alvo do discípulo deve ser a salvação de sua alma:

Mateus 16:25 - Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.

A necessidade de perder para ganhar. Isso nos foi ensinado em outras partes das Escrituras:

Marcos 8:35 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Mateus 10:39 - Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.

Uma das grandes verdades que estes versículos nos ensinam, é que devemos abrir mão para sempre de nossas vontades e concupiscências, e não apenas guardar por um tempo.

Esse perder deve significar arrependimento de obras. O intuito dessa atitude é para andar com Cristo.

Lançar as coisas no mar quando o vento sopra, mais desejá-las de volta quando vier a bonança, não é arrependimento”

O povo de Israel no momento do aperto se voltava para Deus. Abandonava os ídolos, chorava, se arrependia de suas más obras, mais assim que Deus agia em favor e tudo ficava bem, eles voltavam a praticar as mesmas más obras. Não haviam perdido para ganhar.

Não voltar a fazer determinada coisa é a essência do mais verdadeiro arrependimento” Lutero.

O verdadeiro caminho do discípulo foi ensinado por Cristo deixando como exemplo sua própria vida. Revelado neste dois textos:

Mateus 16:21-23

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.

Mais abraçar e procurar viver esta palavra é para poucos, apenas os que abriram mão de tudo para viver para Deus, fora isso, essa mensagem provoca escândalo:

João 6:66-69:
Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente.

A ordem é: Mate o pecado, antes que ele te mate! Iniciar e permanecer negando a si mesmo, nos levará ao cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas.

Quanto mais do céu desejamos, menos da terra cobiçamos”

A mortificação da carne é a vivificação do espírito. João Calvino”

O convite de Cristo já aceitamos. Agora, lutemos contra nossas vontades, carreguemos a cruz e aguardemos a bem-aventurada esperança da glorificação.

Em Cristo,

Pastor Jeferson Rangel.

2 comentários:

  1. A Paz queridos, que palavra boa, pois vivemos dias dificeis, em que o egoismo tem penetrado em pessoas e ate mesmo em igrejas, mais a mensagem do senhor e outra. jesus pede para que nos negue o nossos proprios desejos e tomamos a nossa cruz. Paulo disse, estou crucificado com cristo,logo, ja nao sou eu quem vive, mas cristo vive em mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz amado irmão Sélio. A essência do evangelho é viver para glória de Deus, e não para nossa glória. É isso mesmo que você comentou, esse é o caminho. Fique firme no propósito que o Senhor colocou em seu coração e verás grandes coisas acontecerem em sua vida. Abraços em Cristo Jesus.
      Pr Jeferson Rangel

      Excluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...