sábado, 20 de fevereiro de 2016

Dízimos na dispensação da graça - Estudo

Dízimos na dispensação da graça
Atos 17:11 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Graça e paz.

Antes de tudo, se faz necessário a recomendação acima: ouvir de bom grado...
O intuito do meu coração com esse estudo, jamais é de menosprezar homens santos de nosso tempo ou desprezar suas ministrações ou ensinos à luz da palavra.
O tema é polêmico, pois o ensino sobre o mesmo divide diversas denominações evangélicas pequenas ou grandes, causando assim muita dúvida sobre a prática do dízimo no tempo da graça, na igreja fundada, inaugurada e instituída pelo Senhor Jesus Cristo delegada após sua ascensão aos seus discípulos, igreja essa que nós gentios fazemos parte.
Me apegarei às Escrituras Sagradas, e defenderei minha posição baseado no comportamento e vida da igreja formada em Atos, que creio ser o fundamento, o modelo a ser imitado por todos que professam a fé em Jesus Cristo. O fundamento que Paulo como sábio arquiteto edificou: I Corintios 3:10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Antes de entrar no tema em questão, é necessário nós cristãos (gentios que foram enxertados no Reino de Deus pela rejeição de Israel), jamais esquecer que Deus possui dois povos: Israel e gentios. Pois é a partir dessa verdade que muitos ensinos e promessas deixarão de existir para cada um de nós.

O ensino que separa os povos

Gálatas 4:22-31
Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.
Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora.
Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.
Paulo usa de uma metáfora para ensinar aos gálatas, que começaram bem, pelo Espírito, pela fé em Cristo e que estavam retornando ao comportamento da lei.
Agar era escrava, gerou filho de Abraão segundo a carne (virilidade, capacidade humana) que chamou de Ismael.
Sara era esposa de Abraão, que era estéril, e foi agraciada já avançada de idade com Abraão seu esposo também já velho e gerou um filho, o filho da promessa de Deus: Isaque.
Agar e Sara são duas alianças: Agar é Sinai, o código mosaico. Sara a Nova Aliança, constituída pelo favor Divino (a graça) gerando um filho da promessa: Isaque. E Paulo termina dizendo que somos filhos não da escrava, mais da livre.
Faço uma pergunta? De quem você é filho? Da escrava? Ou da livre? Da lei ou da graça?
E para fortalecer o ministério da Nova Aliança, temos o texto abaixo:
II Corintios 3:6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica. O ministério da lei, foi entregue a Moisés, a graça e verdade por meio de Cristo: João 1:17 - Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Sendo assim, a base doutrinária para a igreja atual é a Nova Aliança, constituída pelos ensinos de Cristo e dos apóstolos.
Podíamos resumir tudo na seguinte pergunta: Você já ouviu ou leu na história da igreja de Atos a prática do dízimo? Faço outra pergunta ainda mais fácil de resumir tudo: Você já leu Malaquias 3.10 no Novo Testamento? Se nossos irmãos não fizeram ou não ensinaram, por que devemos acrescentar o que não está lá?

A ordenança do dízimo

O texto que é usado para obrigar os crentes em Cristo a contribuir se encontra em Malaquias 3. 8-11 que diz: Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Primeiro que já poderíamos resumir tudo com uma pequena observação: De que lado se encontra nas Escrituras o texto acima mencionado? Na Antiga Aliança. O povo pela qual o profeta está se dirigindo eram os israelitas que haviam voltado do cativeiro deixando de cumprir um mandamento para eles.
Em contraste com este texto quero apresentar esse: Gálatas 3:13-14 - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
Pode ser bíblico, pois se encontra dentro da Bíblia, mais dizer que é doutrina aos cristãos da Nova Aliança seria mentir.
Para aqueles que defendem o dízimo, porque se encontra em dois textos na Nova Aliança, também devemos interpretá-los à luz do contexto, são eles:
Mateus 23:23 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Neste texto temos a censura de Jesus ao escribas e fariseus que coavam um mosquito, e engoliam um camelo. Faziam questão de dizimar das menores coisas, mais negligenciavam o mais importante da lei: o juízo, misericórdia e a fé. Esses homens viviam debaixo da lei, e não eram discípulos de Cristo.
Precisamos olhar o texto sempre como um todo afim de não criarmos uma doutrina baseada em versículos isolados, pois é daí que surgem as heresias e as seitas.

O outro texto que encontramos no Novo Testamento está escrito em Hebreus 7. 1-10.
A carta aos Hebreus é uma instrução para que de uma vez os novos crentes judeus em Jesus, abandonasse a lei, o sacerdócio, os rituais, e se apegasse Aquele que era superior a todas essas coisas que era Cristo, servindo-o pela fé em seu nome.
E esse capítulo em si, mostra a superioridade de Cristo ao sacerdócio de Arão. Não há nenhuma proposta no escritor em aplicar à igreja de Cristo a obrigatoriedade dos dízimos.
  A palavra dízimo representa a décima parte de algo. Contribuição ou imposto equivalente à décima parte de um rendimento.
Na bíblia, em Gênesis 14:17-20 encontramos a prática de entregar o dízimo pela primeira vez:
(Gênesis 14:17) - E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei. E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.”
Abraão deu do que não era dele e devolveu o restante que ficou, é importante ressaltar isto que o texto mais abaixo mostra, que nem um cinto Abraão quis aceitar para não ficar “preso” ao rei de Sodoma.
Vemos também Jacó em Genesis 28.22, fazendo também alusão a entregar o dizimo do que ganhasse:“E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo.” Aqui ainda não havia Lei, e ambos deram voluntariamente a sua oferta de dizimo. Quem disse a eles que deveria dizimar? Ninguém, foi espontâneo.
Com a instituição da Lei, surgiu a obrigação do povo trazer os dízimos em um lugar designado por Deus.
Os dízimos passaram a ser uma Lei de Deus destinada à tribo de Levi (os levitas), que exerciam o trabalho do sacerdócio e não tinham parte na herança de Deus, por isso seriam sustentados pelos dízimos de Israel. Segue a referencia:
Deuteronômio 14:22-29:
Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.
Deve-se atentar também, que os únicos autorizados por Deus para o recebimento dos dízimos eram os sacerdotes e levitas, e outra questão: dízimos sempre foram de alimentos e não de dinheiro! Neemias 10:37 - E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura.

Neemias 12:44 -  Também no mesmo dia se nomearam homens sobre as câmaras, dos tesouros, das ofertas alçadas, das primícias, dos dízimos, para ajuntarem nelas, dos campos das cidades, as partes da lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá estava alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali.
  
Quando iria se recolher ofertas de dinheiro, eram recolhidas por voluntariedade:
Êxodo 35:22 - Assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todos os objetos de ouro; e todo o homem fazia oferta de ouro ao SENHOR.
I Crônicas 29:3-9
E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?
Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do SENHOR, a cargo de Jeiel o gersonita.
E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.

Vamos agora ao Profeta Malaquias. O profeta Malaquias, é um profeta pós-exílico, que Deus o chama para advertir uma nação que estava oferecendo o pior para Deus, negligenciando seus mandamentos, se divorciando para casar com mulheres estrangeiras e roubando a Deus naquilo que era uma lei para o povo judeu. Vamos entender algumas referencias usadas no versiculo 10 do capitulo 3: “Trazei todos os dizimos a casa do tesouro...” É só ler  Neemias 10:38 - E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. Casa do Tesouro não é igreja, o templo foi destruido e o véu se rasgou! Quem tinha direito à esses dizimos? Segue o mandamento de Deus: Deuteronômio 14:29 - Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem. 
“Abrir as janelas dos céus...” Gênesis 7:11 -  No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram. Gênesis 8:2 -  Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se. E podemos ver que o que cai de lá é chuva! Era isso que Deus dizia, mandarei chuva para que haja uma boa produção! E o devorador??
Levítico 11:22 - Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
Joel 1:4 - O que ficou da lagarta, o gafanhoto o comeu, e o que ficou do gafanhoto, a locusta o comeu, e o que ficou da locusta, o pulgão o comeu. Olha eles aí, Deus repreenderia a ação desses animais na lavoura daquele povo, mais como estamos no meio “pentecostal”, de visões e revelações, hoje tudo é espiritualizado e simbolizado.


Então como devo ofertar a Casa do Senhor?

Não é proibido ofertar a Casa de Deus, até porque ela precisa de manutenção (aluguel, luz, água, ajuda aos irmãos em Cristo), e o que você quer para sua casa de bom, é necessário comprar, a Casa de Deus também. Agora façamos como os Apóstolos fizeram, na graça, na Nova Aliança.
O Apostolo Paulo, foi um homem zeloso na lei de Deus, desde sua mocidade estudando as leis aos pés de gamaliel, um notável teólogo da igreja primitiva, e Paulo era extremamente zeloso na lei do seu Deus. Vejamos: Atos 22:3 -  Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.  
Gálatas 1:14 -  E na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais. Não é estranho ele NUNCA ter comentado de Malaquias 3.10?

Por que Paulo depois de sua conversão nunca ordenou às igrejas o cuidado de Malaquias 3.10 sendo este o maior instruidor da igreja com doutrinas que vieram diretamente de Cristo pelo Espírito Santo como Gálatas revela: Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
Mais ele colhia ofertas:
(I Corintios 16:1) - ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
(I Corintios 16:2) - No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.
(I Corintios 16:3) - E, quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém. Poderia ter usado Malaquias 3.10, não poderia?
(II Corintios 9:7) - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
(II Corintios 8:12) - Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.

Mateus 6:3 -  Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita. 
Há lugares que são expostos os nomes de quem não PAGA o dizimo, diploma para dizimista e outros que chamam de ladrão cristãos nascidos de novo que sofrem pela causa do evangelho.
A cooperação cristã deve ser voluntária, conforme a prosperidade e propósito de cada irmão, jamais expondo a vida pessoal de cada um.
Quando Pedro repreendeu Ananias, não foi porque ele deu uma parte, e sim porque mentiu quanto à sua coleta. Se ficasse toda para ele, Pedro não falaria nada.
Que possamos contribuir com generosidade, pois não estamos debaixo de um jugo.

Conclusão

Não estamos debaixo de Lei. Se for aplicar para nós, salvos em Cristo Jesus o que deve ser depositado à igreja, devemos dar 100%, e não 10%  conforme Atos 4:34 -  Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. Você pode determinar 10, 15, 20, 50, 100%, isso é um propósito seu, desde que seja com alegria e sinceridade.
Na verdade amados irmãos, muita coisa está errada porque a construção espiritual das “igrejas” de nossos dias não está baseada na doutrina dos apóstolos e dos profetas que Jesus Cristo é a Pedra de esquina, dessa maneira, o cristianismo atual se desviou buscando fábulas e se apoiando em doutrinas humanas, sustentado por espíritos enganadores.
Que não seja conosco. Apartai-vos de todo escândalo e iniquidade e aguardemos em santidade o retorno do Senhor.

Gálatas 4:16 - Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?

Que Deus em Cristo Jesus vos abençõe.


Pr Jeferson Rangel

6 comentários:

  1. Foi maravilhoso o estudo deste assunto tão polêmico " dízimo " que Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor!! Estudo poderoso da parte de Deus,

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor!! Estudo poderoso da parte de Deus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a graça seja suficiente para nós, e O Senhor possa conceder à sua igreja homens e mulheres que compreendam o Reino e seu poder estabelecido na Nova Aliança e não no jugo da lei.
      Deus em Cristo vos abençõe. Maranata!

      Excluir
  4. pastor , sou pastor a 15 anos e não tinha atentado para isso examinei é o seu estudo está corretíssimo fazemos o mmesmo daqui para frente Glória a Deus nas alturas. preciso mas desses estudos pode enviar para o meu gmail(megartsmix@gmail.com)shalom!

    ResponderExcluir
  5. Tem igrejas que se não paga o dízimo não pode trabalhar em nenhum departamento nem ter nenhum cargo.

    ResponderExcluir

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...