sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Igreja de homens e não de Cristo - Estudo

De que igreja sois?

Atos 17:11 - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

Graça e paz.

De que igreja somos? Quando essa pergunta vem até nós, como respondemos? Falamos das denominações? Citamos os pastores? As convenções que estamos associadas? A quantidade de ministérios que a igreja possui espalhada pelo Brasil e pelo mundo? Seria essa a maneira bíblica de responder? Teriam os novos agregados à igreja de Cristo de Atos ficado confusos “para onde iriam”?
O propósito deste estudo não é causar rebeliões, dissensões, contendas, inimizades. Longe de mim tal presunção ou sentimento. Também não é forçar ninguém a sair de seus ministérios (ainda que seja necessário caso haja provas bíblicas de sua igreja não viver conforme as Escrituras), muito menos dizer que somos a igreja bíblica, modelo, sem falhas, perfeita, até porque na Terra essa não existe.
Meu propósito é honrar o sacrifício do Senhor. Levar adiante as recomendações apostólicas de uma igreja santa, sem manchas, desligada do governo terreno, e ligada no governo celestial, cujo Cristo é O Cabeça, Senhor e Rei. Despertar alguns do fogo, fortalecer a crença que eles possuem de que o que temos visto não é a igreja de Cristo e sim uma instituição humana, carnal e demoníaca e que infelizmente poucos, mais bem poucos, testificam com sua visão. E os que testificam não tem coragem de se indispor, de lutar pela justiça de Deus.
Esse é meu propósito em Cristo Jesus. Nos dê Ele graça a alcançar.

O SISTEMA RELIGIOSO TEM PODER E FORÇA DE MANIPULAÇÃO

Por que acreditar nas palavras de um pobre pastor com uma igreja fundo de quintal? Estaria ele certo contra a grande massa evangélica? Deveríamos então desfazer tradições, ritos e costumes de centenas de anos, porque apareceu alguém dizendo que está errada a maneira de reger a igreja? Vamos lá, coitado, não dê ouvidos a esse tipo de gente que quer aparecer. Talvez seja isso que muitos de nós, ou vocês irão escutar. Todavia, devemos abrir nossos olhos, permitir O Senhor nos convencer pelas Escrituras o que é certo ou errado.
Creio que será impossível o sistema de denominações, convenções e todo sistema religioso construído pela formação acadêmica, ritos, usos e costumes e caprichos humanos caírem. Mais ainda assim, não devemos nos omitir, não podemos assistir tudo calado, não podemos ser coniventes com toda essa situação por medo ou constrangimentos. Recuar por medo da oposição, da rejeição até mesmo daqueles que se dizem irmãos. O sistema tem força. Em um reino onde a maioria parece estar certa, cabe a nós confiar No Senhor e na força do Seu poder.

O PROPRIETÁRIO DA IGREJA

Mateus 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

A confissão de Pedro que Jesus era o Filho de Deus seria a base de confissão de fé da futura união dos discípulos que viriam a crer em Cristo. O ensino fundamental da aplicação às pessoas deve ser que Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar os pecadores.
Sobre essa confissão então surgiria A IGREJA DE CRISTO. Um ajuntamento de vidas arrependidas dos seus pecados, crendo em Cristo como Senhor e Salvador, guiada pelo Espirito Santo, sendo doutrinada pelos apóstolos e ensinos do Mestre.
A igreja (chamados para fora no original) então literalmente seria de Cristo, pois Ele pagaria o preço por ela.
É fundamental assistir, estudar, meditar, se sujeitar ao comportamento da igreja de Cristo nos primeiros dias de vida após o sermão de Pedro em Atos 2, pois é a partir dali que surge a igreja de Cristo. Quando as conversões vieram a se multiplicar em outras cidades, não vemos denominações, organizações, convenções, e instituições surgindo, pelo contrário, lemos a igreja de Cristo se formando e se ajuntando em nome do Senhor para o partir do pão e orações.
Alguns textos das Escrituras testificam que as igrejas nasceram, cresceram, todavia, eram conhecidas da seguinte maneira:
Atos 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Romanos 16:16 - Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de Cristo vos saúdam.
I Corintios 10:32 - Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
I Corintios 1:2 - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
I Corintios 11:16 - Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
I Corintios 15:9 - Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.
I Timóteo 3:15 - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.
A igreja multiplicou em várias cidades, países, pois como promessa de Cristo alcançaria os confins da Terra, no entanto, o princípio permanecia o mesmo: A igreja é de Cristo, e a reunião deve ser em torno Dele, com base em seus ensinos e nos ensinos dos apóstolos.

A IDENTIFICAÇÃO DAS IGREJAS

Devido às conversões e unido a isso às perseguições, começaram a surgir igrejas em diversas localidades. Cristo como cabeça, Senhor e Noivo, cuidava de seus discípulos, seus servos reunidos em lugares diversos em nome do Senhor, pois não importava a quantidade que se reunisse, se estivesse em Nome Dele, a promessa seria que também Ele estaria reunido: Mateus 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
E os apóstolos eram pelo Senhor orientados a cuidar da igreja de Deus direcionando suas cartas com as seguintes identificações:

Romanos 16:1 - RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia.
Atos 11:22 - E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
Atos 13:1 - E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
Romanos 16:1 - RECOMENDO-VOS, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia.
Romanos 16:5 - Saudai também a igreja que está em sua casa. Saudai a Epêneto, meu amado, que é as primícias da Acaia em Cristo.
I Corintios 1:2 - À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
I Corintios 16:1 - ORA, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
I Corintios 16:19 - As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.
II Corintios 8:1 - TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia.
Gálatas 1:22 - E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo.
Colossenses 4:16 - E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.
I Tessalonicenses 1:1 - PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Filemom 1:2 - E à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa.
Apocalipse 1:4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
Apocalipse 22:16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.
Não precisamos ser teólogos para identificar ou explicar que não existiram nomes próprios ou denominações entre nossos irmãos. Simplesmente eram as igrejas reunidas em suas cidades e casas. Não havia possessões, não havia divisões denominacionais, não havia convenções, nada que fugisse dos planos de Cristo que era de ser um.
E como esses irmãos eram chamados? Assembleianos? Batistas? Congregacionais? Católicos? Adventistas? Mórmons? Pentecostais? Tradicionais? Luteranos? Calvinistas? Arminianos? Wesleyanos? Ortodoxos? Não simplesmente eram chamados de cristãos como lemos:
Atos 11:26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
E por que hoje somos intitulados pelo rótulo de nossas denominações? Por que os líderes perderam a sensibilidade do Espírito. Deixaram ser levados pela vaidade do coração. Permitiram satanás com seus demônios se infiltrarem em suas reuniões semeando a vaidade, presunção, arrogância e exaltação pessoal. Abandonaram o fundamento dos apóstolos e dos profetas que Cristo é a pedra de esquina, e lançaram seus métodos, manias, costumes, jugos, achismos, formação acadêmica, invenções, experiências pessoais, revelações pessoais, rituais, misticismos, leis, práticas, enfim, mandamentos de homens. E assim foram se perdendo...
Paulo havia dito pelo Espírito que esse mal iria acontecer:

Atos 20:29-31 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho. E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
Preste atenção às suas palavras: Entrarão. De fora para dentro entrariam homens que destruíram o projeto original da igreja. Entre vós mesmos. Dentro da igreja se levantaria homens que perverteriam o santo Evangelho.
Estamos no fim. A admoestação de Deus por meio dos profetas não mais fará efeito para uma geração cauterizada, contaminada pelo fermento das doutrinas de demônios, embriagadas pelo cálice dos demônios.
O dito de Jeremias permanece: Jeremias 6:16 - Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele.
É oportuno o texto de um irmão em Cristo:

Por Duane Troyer
Em todo a Terra atualmente existem cerca de 22.000 denominações de pessoas que proclamam o nome de Cristo e se declaram cristãs. A maioria delas não quer ter muito a ver com qualquer uma das outras. Elas se separam e dividem por conta de todos os tipos de interesses possíveis.
O mundo olha para isso, não com admiração ou temor, mas com risos e escárnio. O número de ateus parece estar crescendo. Nós conversamos com muitos deles nas ruas, e está ficando óbvio que um grande percentual deles se tornou ateísta não pela falta de evidência de que o universo foi criado, mas pela falta da verdade nas pessoas que professam o Seu nome [o de Cristo].
Pessoas que buscam a verdade olham ao redor, desesperadamente querendo a fé que foi entregue uma vez por todas [ver Judas 3], achando quase impossível desemaranhar todas as ideias enroladas daquilo que a verdade realmente é.
Outras pessoas permanecem paradas em sistemas eclesiásticos e denominações mortas. Elas estão bem avisadas dos erros de suas próprias denominações. Mas quando olham em volta elas podem ver o erro em qualquer outra denominação do mesmo jeito. E então ao concluir que não existe igreja perfeita, elas contentemente caminham juntas com isso até eventualmente a luz ir embora.  E até mesmo a luz que parecia que elas tinham é tirada.
Deve Cristo se contentar por menos do que ele pagou? Ao invés de ter uma noiva sem mancha nem ruga ele terá que trazer para a casa do Seu Pai uma noiva toda esfarrapada, com macha ou contaminada? Ou talvez várias delas? Achamos que ele pode ser um polígamo? Deus me livre, e todos nós sabemos que isso é absurdo. Mas como supomos que isso vai funcionar? Somos tão ingênuos a ponto de achar que quando Cristo retornar nós seremos capazes de cear juntos na mesa do Senhor com exatamente as mesmas pessoas que no tempo presente não cearíamos?
Não disse esse Jesus, a quem todos professam, que um reino dividido contra si mesmo não subsistirá? Ele não disse dois mil anos atrás que o Reino dos céus está próximo? Ele também não disse que o reino está dentro de nós, e que há um rebanho e um pastor?
Eu cresci na igreja Amish e fui ensinado que a arca de Noé representa a igreja. Você não pode ser salvo fora dela. Certamente há alguma verdade nesse conceito, mas quantas arcas existem para escolher? Hoje, qual das 22.000 arcas seria confiável o suficiente para nos levar para a nova terra?
Eu vejo que essas 22.000 chamadas arcas não são arcas, mas Babéis. Invenções de homens para fazer um nome para eles mesmos e manter todos longe de serem espalhados. Pouco a pouco Deus permite que eles não sejam capazes de entender um ao outro e eles vão por caminhos separados e começam a construir… ainda mais Babéis.
Mais ainda, porém há só um corpo, uma arca, um Reino de Deus indivisível, um rebanho, um pastor, uma noiva sem mancha. Nada menos do que aquilo pelo qual Cristo pagou, e eles são um assim como Ele e o Pai são um.
Muito da confusão do Cristianismo professado é o resultado de teólogos que, com sabedoria mundana, tropeçam nas epístolas ao tentar entender e pregar como a salvação funciona e como a igreja deve funcionar. Eles deturpam as cartas do irmão Paulo e as outras escrituras para a sua própria destruição. E o tempo todo eles perdem os ensinos fundamentais do nosso Senhor Jesus Cristo.  
Que possamos ter corações quebrantados, sem resistência à verdade e perseverança nos ensinos de Cristo e dos nossos irmãos da igreja primitiva.

A POSIÇÃO QUE DEVEMOS TOMAR DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS

É possível que possa soar como sermos a igreja modelo, que nós estamos certos a linha de tudo, e agora mais ninguém esteja certo. Longe de mim gloriar-me, a não ser na cruz de Cristo.
A vaidade e presunção se torna um laço para sermos também participante das Babéis hoje construídas. Apenas à luz das Escrituras quero apresentar o comportamento de quem realmente está preocupado em servir ao Senhor e à sua igreja e não aos homens.
Paulo escreve à Timóteo:
II Timóteo 2:19 - Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
Paulo escreve aos Coríntios:
II Corintios 6:15-18 - E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei. E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
Tito é recomendado:
Tito 3:10-11 - Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o. Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado.
Paulo repreende o inchaço dos Coríntios:
I Corintios 5:9-13 - Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
Apóstolo João instrui à igreja:
II João 1:9-11 - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

Conclusão.
O zelo de Paulo deve arder em qualquer cristão que anela ser membro de uma igreja virgem, pura, santa, sem mácula. Estamos unidos pelo amor que há em Cristo, unidos sim com diferenças, erros, tropeços e fraquezas, todavia, O Espirito Santo nos une, aperfeiçoando cada um de nós no amor de Deus.
E começamos dar ouvidos à voz do Espírito dizendo:
Apocalipse 18:4 - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

Em Cristo,

Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...