domingo, 14 de fevereiro de 2016

Estudo - O monopólio da igreja


O monopólio da igreja
Quando Jesus é expulso da casa
Texto: Mateus 21. 33-46.

Introdução
A palavra monopólio significa: (a)exploração exclusiva de negócios ou empresa em virtude de privilégio; b) Posse exclusiva; c) Comércio abusivo que consiste em um indivíduo ou grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para na falta de competidores, poderem vender por preço exorbitante.
A parábola em estudo nos fala de benefícios e privilégios concedidos e não haver gratidão por parte daqueles que foram beneficiados. Tiraremos algumas lições para nossos dias.
Primeiro, veremos o que contém nesta parábola.

Os personagens

A parábola contém seis “personagens”, e são eles:

1-      Um homem, pai de família;
2-      Uma vinha;
3-      Lavradores ou vinicultores;
4-      Servos;
5-      Filho;
6-      Outros lavradores.

A interpretação dos personagens

1-      Pai, Deus.
2-      Israel eleito;
3-      Chefes, príncipe dos sacerdotes, líderes do povo.
4-      Profetas;
5-      Jesus;
6-      Gentios, a igreja de Cristo.

A parábola
A compreensão da parábola é simples, não há muito que averiguar ou estudar sistematicamente. Trata de uma vinha dada à Israel para que os mesmos cuidassem. Deus a partir de uma data envia seus servos (profetas) a fim de colher dos frutos dessa vide, no entanto, os arrendatários desprezavam, espancavam e ignoravam os servos.
O dono da vinha manda então o filho afim de que pudessem respeitá-lo, no entanto, aqueles homens o levam para fora e o matam no desejo de tomar posse da vinha.
Nessa fase, Jesus diz que o Senhor da vinha virá, e então, o que será feito? Os seus ouvintes (escribas e fariseus) sabem da resposta e dizem Mateus 21:41 - Dizem-lhe eles: Dará afrontosa morte aos maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe dêem os frutos.
Eles, reconhecendo que Jesus havia aplicado essa parábola a eles, citando Salmos 118.22, ficaram furiosos e aguardavam o momento para então prendê-lo.



A narrativa

A vinha plantada pelo Senhor é Israel no Antigo Testamento e a igreja de Cristo no Novo, descrito nas passagens a seguir:

Isaías 5:1-7
AGORA cantarei ao meu amado o cântico do meu querido a respeito da sua vinha. O meu amado tem uma vinha num outeiro fértil.
E cercou-a, e limpando-a das pedras, plantou-a de excelentes vides; e edificou no meio dela uma torre, e também construiu nela um lagar; e esperava que desse uvas boas, porém deu uvas bravas.
Agora, pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha.
Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? Por que, esperando eu que desse uvas boas, veio a dar uvas bravas?
Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;
E a tornarei em deserto; não será podada nem cavada; porém crescerão nela sarças e espinheiros; e às nuvens darei ordem que não derramem chuva sobre ela.
Porque a vinha do SENHOR dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta das suas delícias; e esperou que exercesse juízo, e eis aqui opressão; justiça, e eis aqui clamor.

Jeremias 2:21
Eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada como vide estranha?

Salmos 80:8-16
Trouxeste uma vinha do Egito; lançaste fora os gentios, e a plantaste.
Preparaste-lhe lugar, e fizeste com que ela deitasse raízes, e encheu a terra.
Os montes foram cobertos da sua sombra, e os seus ramos se fizeram como os formosos cedros.
Ela estendeu a sua ramagem até ao mar, e os seus ramos até ao rio.
Por que quebraste então os seus valados, de modo que todos os que passam por ela a vindimam?
O javali da selva a devasta, e as feras do campo a devoram.
Oh! Deus dos Exércitos, volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vide;
E a videira que a tua destra plantou, e o sarmento que fortificaste para ti.
Está queimada pelo fogo, está cortada; pereceu pela repreensão da tua face.

Deus cuidou de maneira especial: (a) ergueu uma cerca ao redor; (b) construiu um lagar; (c) edificou torres. Tudo que era necessário para a produção de frutos o Senhor concedeu, e deu esse privilégio ao seu povo.
O tempo passou, e era justo O Senhor da vinha ter direito aos frutos, então enviou dos seus servos (profetas) para saber deles, mais foram rejeitados e maltratados como dizem os textos: 

Jeremias 20:1-2
E PASUR, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras.
E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do SENHOR.
Jeremias 26:11
Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos ouvidos.
Então, O Senhor envia seu Filho, e o mesmo também é rejeitado, arrastado para fora da vinha e morto. Jesus foi levado para fora: Marcos 15:20 - E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem. O Salmos 2 traz o relato da trama contra o Ungido:
Salmos 2:1-12
POR que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs?
Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo:
Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.
Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.
Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.
Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.
Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor.
Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
João 1:11
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
João 5:43
Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

Nesse momento, Jesus é rejeitado, a Pedra de esquina torna-se pedra de tropeço para eles, e Jesus será desprezado, açoitado, escarnecido e crucificado. Eles agora rejeitam o Dono e tomam posse do Reino.
Na profecia de Jeremias, o comportamento desses homens já havia sido revelado:
Jeremias 5:30-31
Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra.
Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mãos deles, e o meu povo assim o deseja; mas que fareis ao fim disto?
Aqui vemos o interesse que motivou tal rejeição:
- A simpatia do povo, o grito de “Hosanas”, a glória terrena.
Quanto a isso, gostaria de me apegar a tal reflexão acerca dos nossos dias.
Estamos vivendo exatamente essa realidade: igrejas que expulsaram Jesus e dominaram seus patrimônios onde Jesus se tornou O Autor e Construtor da Igreja e agora é deixado de lado para servir apenas de lembrete que Ele é o motivo de tudo acontecer. 
Isso aconteceu também nos dias das igrejas na Ásia, onde uma delas deixou Jesus de fora como relata as Escrituras:
Apocalipse 3:20 - Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. A Igreja de Laodicéia representa a igreja dos dias atuais, monopolizada, voltada apenas para os próprios benefícios e liderada pelo próprio entendimento.
A consequência da rejeição foi a vinha ser dada àqueles que aceitaram: os gentios. Cumprindo as palavras do Nosso Mestre: Mateus 8:11-12 - Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus. E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 21:31,32 - Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.- Porque João veio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para o crer.

Conclusão.
Nós fomos privilegiados, e não temos o direito de usurpar do sacrifício de Jesus, de tudo que Ele passou para nos dar parte dessa vinha.
A rejeição de Israel trouxe a elevação dos gentios como disse Paulo, mais nós que fomos enxertados, tomemos cuidado para que também não sejamos cortados como eles foram.
Jesus é O Senhor da Igreja. Ele tem o direito legal de sua vinha. E breve vem para acertar as contas com seus servos. E o que temos a apresentar? Ele concedeu do Seu próprio sangue para nos perdoar, concedeu do Seu Espírito para nos guias, concedeu Sua palavra para nos guiar e purificar, nos concedeu poder para avançar. Portanto, não há desculpas para apresentar.
Ele vem! Que possamos permanecer fiéis produzindo frutos para Seu Reino.
Maranata! Ora vem Senhor Jesus.

Pr Jeferson Rangel (prjefersonrangel.blogspot.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...