sábado, 30 de julho de 2016

A glória do homem oculta a glória de Deus.

A essência do evangelho: Ser como Cristo em toda maneira de viver.

Filipenses 2:2 - Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.

A alegria de Paulo consistia em ver à igreja se comportando, vivendo de tal forma que Cristo fosse glorificado neles.
O seu desejo: O mesmo sentimento, o mesmo amor, o mesmo ânimo, uma mesma coisa.
De fato irmãos, alcançar essa tarefa não é nada fácil, pois o sentimento por CRISTO deve ser verdadeiro. Mais Cristo orou por nós ao Pai, e cremos que podemos alcançar e trazer alegria também ao Senhor.

Filipenses 2:
3 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 - Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.

A maneira como podemos alcançar essa tarefa consistia em seguir o conselho de Paulo: Nada faça por contenda ou vanglória. Na verdade, devemos analisar o que fazemos para Deus.
Como fazemos, por que fazemos, e sobre qual intenção fazemos. Porque na verdade, se não houver um caráter puro em nossas obras, iremos contribuir para o efeito contrário da vontade do Senhor: A divisão, a competição dentro do Reino de Deus.
Mas por humildade...A vida dos nossos irmãos, a vida de Cristo, são exemplos que nos causam constrangimento. Pois todos buscavam o que era de Deus. Isso consiste na humildade, no reconhecer que nada somos, nada fazemos, nada podemos, e se por graça alcançamos alguns resultados, a glória é de Deus.
Cada um considere os outros superiores a si mesmo. Quão grande é o número de pessoas que tropeção e caem nessa questão.
O ego, a vaidade, a superioridade, a vanglória é um mal terrível que se torna auto destrutivo.
Certa vez ouvi de alguém: Sou um eterno aprendiz, e levo comigo no meu viver diário, pois sei que sempre existirá alguém superior a mim em qualquer coisa que eu faça, e ainda que não haja na Terra, Deus é superior.
As Escrituras recomendam: Que os outros te louvem, e não sua própria boca (Pv 27.2).
Esse é um perigo muito grande. Pode nos levar a queda. A destruição. Nos sonda diariamente naquilo que falamos e fazemos. Se não houver a preocupação em considerar os outros superiores a si mesmo, podemos ser presa fácil nas garras do nosso adversário.


Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para que é dos outros.
O desapego às coisas é fundamento bíblico. Quando Jesus disse: Não ajunteis tesouro na terra, Ele já nos ensinava o princípio que não devemos aplicar, colocar o coração nas coisas que temos. E nem nas que podemos ter. A grande verdade é viver um dia de cada vez, bastando cada dia seu mal.
Nenhum dos apóstolos ensinou à igreja buscar as coisas desta vida, pelo contrário, nós que estamos mortos com Cristo, como poderemos ainda viver nesta vida?
O que Deus permite nós alcançarmos, provém em primeiro lugar de Deus pois Ele quem nos dá saúde, força, sabedoria e inteligência para trabalhar, mais o resultado da nossa vida é fruto das nossas sementes plantadas durante a vida.
No entanto, não podemos nos apegar à ponto de ficarmos doentes por perder alguma coisa, ou sermos possessivos pelo que temos.
Segundo as Escrituras, a igreja viviam assim: Atos 4:32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

Filipenses 2:5-8
5 - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 - Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 - E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
O apelo de Paulo é tomado como exemplo o próprio Deus encarnado vivendo uma vida de humildade. Paulo nos constrange a ser como Jesus na maneira de ser: Não usou de sua divindade para estar entre os homens na Terra, mais tomou a forma de servo, semelhante aos homens.
Hebreus diz que o filho aprendeu a ser obediente: Hebreus 5:8 - Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
Precisamos buscar essa essência. Buscar esse nível diariamente. É uma necessidade.
Toda vez que trazemos glória para nós, tiramos a glória que deve ser dada ao Senhor.

Filipenses 2:9-11
9 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
10 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
11 - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

O fim disso tudo é a exaltação do Filho de Deus. A humilhação traz a glorificação.
Não foi prometido a nenhum de nós cristãos ter fama, glória ou exaltação terrena, pelo contrário. Fomos chamados para a morte. Se o grão de trigo não morrer permanece só, mais se morrer, produzirá muitos frutos.

Que Cristo cresça, e nós possamos diminuir.

Paz com aqueles que estão em Cristo. Maranata!

Pr Jeferson Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...