sábado, 6 de agosto de 2016

A maratona da fé e nossa condição de atleta

A maratona da fé e nossa condição de atleta

Uma perspectiva bíblica sobre o tema”


Quando somos alcançados por Cristo, temos apenas a razão para esse novo caminho. Não entendemos nada sobre esse novo assunto em novas vidas. O que sabemos vem por meio de familiares ou sobre nossa própria interpretação que muita das vezes para nada servem.
Com o passar do tempo, vamos adquirindo o conhecimento das Escrituras, vamos escutando as pregações, os conselhos bíblicos de nossos irmãos e a revelação da palavra quando a estudamos.
A partir daí, nos deparamos com algumas verdades cruciais sobre nossa fé, e uma delas fala sobre a caminhada cristã, comparada a uma maratona e nós como atletas.
Nada de competidores em busca de um troféu ansiando o primeiro lugar. Todos como peregrinos porque não pertencem à este mundo:
Hebreus 11:13 - Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
I Pedro 2:11 - Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma.
Todos como bons soldados de Cristo buscando manter o propósito de chegar até o fim desta jornada:
II Timóteo 2:3-4
3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
4 - Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Com o passar do tempo, passamos a entender então que devemos ajudar uns aos outros a não desistirem. A continuarem caminhando neste caminho. O propósito é manter a disciplina, o objetivo, o foco. Não deixar em tempo nenhum o que está ao redor atrapalhar, impedir ou remover do coração a tarefa diária de seguir perseverando No Caminho.
O escritor aos Hebreus nos ensina como manter o objetivo de chegar até o fim sem ser reprovado:
Hebreus 12:1-3
1 - PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
2 - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
3 - Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

Alguns pontos são de extrema importância no texto acima. Destacamos:

1- A grande nuvem de testemunhas: Muitos entraram neste Caminho e foram vencedores. Isso revela que todos podem também chegar no final e deixar a própria vida como exemplo para a geração futura.
2- Deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia: A palavra-chave de uma maratona é dedicação. Se o objetivo é alcançar a coroa, deve haver dedicação. E isso inclui abrir mão de coisas que prejudiquem o objetivo final. Coisas lícitas e ilícitas (Comentar trecho do filme Splash onde o protagonista termina o relacionamento).
3- Corramos com paciência a carreira: Não importa quão difícil possa ficar. O quanto possa custar. Corramos com paciência. Paulo escreveu:
Filipenses 3:14 - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
I Corintios 9:25 - E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
4- Olhando para Jesus autor e consumador da fé: Muitas coisas podem surgir durante nossa caminhada. Muitos podem tropeçar, desistir, blasfemar do caminho, e até mesmo fazer com que nós também desista da maratona.
Nosso objetivo é Cristo. Nossa base é Cristo. Nosso alvo é Cristo. Quando olhamos para Ele, e para seu sacrifício e exemplo, somo renovados e ganhamos ânimo para seguir adiante.
Jesus é nosso alvo. Olhemos sempre para Ele.
Paulo aos Gálatas escreveu: Gálatas 5:7 - Corríeis bem; quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade? Corríeis bem...quem vos impediu?
Devemos estar atentos aos obstáculos. Podemos facilmente se descuidar e desistir do objetivo por obstáculos que surgem em nosso dia a dia.
5- Suportou a cruz, desprezando a afronta: Quando colocamos em nosso coração que queremos chegar no fim, então, passamos a suportar o peso da cruz. Na verdade, há um preço a ser pago, um sacrifício a ser entregue. Cristo por amor de nós, em obediência ao Pai suportou a cruz, desprezando a afronta de seus adversários. Paulo em sua reta final declarou parte desses sofrimentos: II Timóteo 4:16-18
16 - Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
17 - Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão.
18 - E o SENHOR me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.
6- Assentou-se à destra do trono de Deus: A recompensa vem depois do sacrifício. Quanto maior o sofrimento maior a glória. Cristo foi exaltado. Cristo está exaltado.
Os discípulos de Cristo serão lembrados para todo sempre nos céus: Apocalipse 21:14 - E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.
Paulo tinha certeza da sua recompensa: II Timóteo 4:7-8 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
7- Considerai, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos: A dificuldade foi para Cristo, foi para os apóstolos, foi para a igreja e será para nós também que entramos nessa maratona. Considerai.
Se permitirmos as circunstâncias que surgem contra nossa fé e jornada nos abater, certamente nossos ânimos sumirão. Aos poucos vamos enfraquecendo, ficando para trás, e saindo desse caminho. Considera que todos os alistados na maratona passam pelas mesmas condições para serem aprovados. Disse Pedro: I Pedro 5:9 - Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

Estamos juntos no caminho. Precisamos observar nessa questão alguns pontos em relação aos nossos companheiros de peregrinação:
- Como eles estão?
Podemos ajudá-los de alguma forma à prosseguirem? Sim. Podemos e devemos motivá-los a retomarem os passos novamente. Estimular o desejo de novamente caminhar firme e constante.
Quando desanimamos precisamos de estímulos e não de condenação. Se nosso desejo (pelo menos deve ser) é vê-los rompendo a linha de chegada, devemos procurar levá-los ao caminho novamente.
- Como perguntamos sobre o caminho?
O abandono do caminho pela parte de algum companheiro, não pode nos fazer inimigos. Jamais. Cristo sabia que Judas andava no caminho mais estava fora ao mesmo tempo. Mais isso não impediu Jesus de amá-lo até o fim, nunca o desprezando. Sendo verdadeiro, sendo sincero, e sendo firme com Judas, mais amando até o fim.
Não podemos fazer inimizades se alguns se tornaram lentos no caminhar ou saíram do caminho seja qual for o motivo. Nosso dever é trazê-lo de volta, mais que o mesmo tenha prazer em caminhar ao nosso lado.
Uma pergunta pessoal: Seria eu um bom companheiro na jornada? Os que estão ao meu redor sentem prazer em estar comigo?
Se conhecemos alguém que saiu desse caminho, sabemos que é seria a situação espiritual e devemos olhar com seriedade sim, no entanto, tratamos com amor e perguntamos ao mesmo: Como vai no caminho? Volte para Ele enquanto é tempo se está fora.
- Nem todos correm da mesma maneira.
Amados irmãos, cada atleta tem sua própria disciplina. Tem seu próprio roteiro. Paulo disse:
I Corintios 9:27 - Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
O dever de todos é manter uma disciplina rígida em relação ao corpo, à mente, ao espírito. Na verdade queremos a recompensa, e para isso é necessário a preparação. Mais entendamos que nem todos andam na mesma regra.
Assim como cada atleta difere do outro pelo seu treinamento, na caminhada cristã também. Durante muitos anos em minha vida fui cego nesse ponto e não me alegro nisso. Forcei a barra, fui ignorante, não respeitei e julguei sem saber a vida particular de cada atleta, de cada soldado.
Cada um tem sua vida particular com Deus. Em proporção de busca, santidade, interesse. Não podemos fazer pelos outros, podemos e devemos mostrar o caminho mais excelente, mais obrigá-los a praticar não podemos.
O favoritismo é um perigo. Ás vezes aquele que menos parece estar preparado pode ser aprovado e aquele que mais parece ser o vencedor acaba sendo reprovado. Jesus disse que os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.
Sem dúvida os grandes homens e mulheres de Deus foram e sempre serão aqueles que gastam muito tempo com Deus.
Isso é uma regra para tudo nesta vida: Quanto mais tempo gastamos em algo, certamente seremos melhores naquilo que investimos tempo. A fórmula para o sucesso segundo os estudos é gastar horas diárias na mesma tarefa durante anos. Em um dado momento a glória chega.
As Escrituras nos mostram o caminho. Nos mostram a fórmula. Está aberta a todos os maratonistas da fé, esta aí, para todos. Se alguns não querem, o prejuízo é pessoal.
Mais não quer dizer que aqueles que menos se dedicam não estejam também no caminho, buscando ser salvo, almejando o encontro com Cristo. Lembremos que somos um corpo cuja a cabeça é Cristo e somo membros uns dos outros, um aparecem mais e outros menos, mais todos somos membros.
Vivi muito tempo querendo soldados para meu próprio exército, para meu próprio reino, e isso não vem de Deus…


Abaixo, frases de grandes homens que combateram o bom combate, encerraram a carreira e guardaram a fé. Que hoje nos servem de inspiração para um dia poder também nós dizermos o mesmo.

Comunhão com Deus:
Posso suportar a perda de todas as coisas, exceto do toque de Deus na minha vida.
Willard Cantelon
Se gastarmos dezesseis horas por dia em contato com coisas desta vida e apenas cinco minutos por dia em contato com Deus, será de admirar que as coisas desta vida sejam para nós duzentas vezes mais reais do que Deus? William R. Inge.

As grandes águias voam sozinhas; os grandes leões caçam sozinhos; as grandes almas andam sozinhas - sozinhas com Deus. Leonard Ravenhill
Deus não se curvou à nossa pressa nervosa, nem adotou os métodos de nossa era mecânica. O homem que deseja conhecer a Deus precisa dedicar-lhe tempo. A. W. Tozer
Quanto mais amamos a Cristo, mais temos prazer em estar a sós com Ele. Os que se amam gostam de estar a sós uma com a outra. Thomas Brooks
Em quarenta anos nunca passei quinze minutos acordado sem pensar em Jesus. C. H. Spurgeon
Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno. Martinho Lutero
Se você é cristão, não é um cidadão deste mundo tentando chegar ao céu; mas, sim, um cidadão do céu abrindo caminho através deste mundo. Vance Havner
Considero cristão de fato aquele que não se envergonha do evangelho nem é uma vergonha para ele. Matthew Henry
Cristãos são feitos; não nascem prontos. Jerônimo
Antes de podermos orar: "Venha o Teu reino", precisamos estar dispostos a orar: "Que o meu reino se vá". Alan Redpath
Se nada mais separar-me de meus pecados, Senhor, envia-me chaga tão cruel e calamidade tão grande que me despertem do sono mundano. Robert Murray M'Cheyne
Deus separa de nós aquilo que nos separaria dEle. Ralph Venning
O maior castigo de Deus é Ele não nos castigar. Thomas Watson



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...