segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Busque até obter...

Que procedimento agrada a Deus?

Provérbios: 2. 4. se buscares a sabedoria como quem procura a prata, e como tesouros escondidos a procurares, 5. então, compreenderás o que significa o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 

Em um universo repleto de informações se faz necessário tomar cuidado com tudo que ouvimos. 
Ter opiniões formadas sobre assuntos sérios é de extrema importância para nossa sobrevivência. Assuntos como família, fé e comportamento são alguns deles.
Mais opiniões formadas em fontes seguras. Não podemos sair acreditando e formando opiniões sem saber a procedência. 
A questão séria é: Quem é o autor da informação? Pois seguimos a vida de acordo com as informações que recebemos.
Sem dúvida existem milhões de escritores. Autores de diversos livros ótimos. Literatura culinária, científica, genética, religiosa. Mais todas precisam ser examinados quando estamos lendo cada um desses assuntos.
Sem dúvidas, há um livro que contém instruções sobre todos os aspectos da nossa vida, completo e de fontes seguras: As Escrituras. 
Todos os temas importantes para nossa vida estão nelas incluidas, por isso devemos buscar a verdade nelas.

Pela falta de sabedoria o povo é enganado e persuadido.
Muito importante para nós cristãos, é guardar a passagem de 1Reis 3 quando Salomão após oferecer sacrifícios a Deus, à noite teve uma experiência em sonhos quando Deus lhe dirigiu a pergunta : O que queres Salomão? A resposta :

1 Reis: 3. 7. Agora, pois, Yahweh, SENHOR meu Deus, constituíste rei a teu servo em lugar de meu pai Davi, mas eu não passo de um jovem, que não sabe liderar. 8. Teu servo se encontra no meio do povo que tu mesmo escolheste, uma população tão grande que nem se pode contar. 9. Dá, portanto, a teu servo um coração sábio, que possa discernir entre o bem e o mal, a fim de que eu possa governar o teu povo com justiça e equidade, pois sem a sabedoria que vem de ti quem pode governar este teu grande povo?”  10. O desejo de Salomão muito agradou ao Senhor.

Quando buscamos a palavra sabedoria nas Escrituras em uma busca filtrada, surge do AT ao NT centenas de versículos incluindo a palavra sabedoria. 
Nisso vemos quão importante é possuir em nossas vidas sabedoria.
Os evangelhos relatam de Jesus:
Lucas: 2. 40. E o menino crescia e se fortalecia, tornando-se pleno em sabedoria; e a graça de Deus permanecia sobre Ele. 
Mateus: 13. 54. Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga, de tal maneira que as pessoas se admiravam, e exclamavam: “De onde lhe vem tanta sabedoria e estes poderes para realizar milagres?
Com isso podemos entender o que está escrito em Provérbios: 3. 14. pois a sabedoria é muito mais proveitosa que a prata, e o lucro que ela proporciona é maior que o acúmulo de ouro fino.
Provérbios: 4. 7. O princípio fundamental do saber é: procura obter sabedoria; investe todo o teu ser e o que possuis para adquirir entendimento. 8. Dedica grande consideração à sabedoria, e ela te exaltará; abraça-a, e ela te honrará.

Outros conselhos fundamentais encontramos nos seguintes versículos :
Provérbios: 8. 17. Eu amo todos os que me amam, e quem de madrugada me buscam, me encontram! 35. Porquanto, toda pessoa que me encontra, acha a vida e ganha o favor do SENHOR. 36. Todavia, aquele que decide afastar-se de mim, a si mesmo se flagela; todos os que me desprezam, amam a morte!”

A sabedoria é prometida à todos que: Temem a Deus e O buscam com fé. 
É preciso considerar que nem todos terão acesso à leitura. Sabemos que muitos hoje que estão em Cristo não tiveram oportunidades de estudo. A esses, creio que Deus os capacita de maneira sobrenatural pelo poder do Espírito Santo para viverem de maneira honrosa e proveitosa.
Mais aqueles que possuem conhecimento de leitura, as portas estão abertas para a aquisição da sabedoria e dessa forma ajudar, orientar àqueles que à nossa volta não tem ou não tiveram a mesma chance de adquirir leitura.
Diz as Escrituras :

Tiago: 1. 5. Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria.  6. Todavia, peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada e levada pelos ventos.  7. Não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma do Senhor,  8. pois é vacilante e inconstante em todos os seus caminhos.
O texto acima nos mostra que por meio da oração podemos adquirir sabedoria, no entanto, devemos pedir com fé, crendo que Deus concederá o pedido.

Jesus disse aos seus discípulos:
Lucas: 21. 14. Assentai, portanto, desde agora, em vosso coração que não deveis vos preocupar com o que haveis de declarar em vossa defesa.  15. Porque Eu colocarei as devidas palavras em vossa boca e vos concederei sabedoria, a que não conseguirão resistir ou contradizer todos os que vierem a se opor a vós.  Em Atos 7 nós vemos a promessa se cumprindo em Estêvão quando diz as Escrituras: 

Atos dos Apóstolos: 6. 8. Estevão, homem cheio de graça e do poder de Deus, realizava prodígios e sinais milagrosos entre as multidões.  9. Entretanto, levantaram-se alguns que pertenciam à chamada sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, assim como das províncias da Cilícia e da Ásia. E, estes homens começaram a discutir com Estevão;  10. contudo, não podiam resistir a sabedoria e ao Espírito com que ele argumentava.

Conclusão. 
O caminho para a vida está na sabedoria adquirida. Paulo disse sobre Timóteo: 2 Timóteo: 3. 14. Tu, no entanto, permanece no ensino que recebeste e sobre o qual tens plena convicção, sabendo perfeitamente de quem o tem aprendido.  15. Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus. 
Que não caiamos no exemplo de Israel, que pela falta de sabedoria, era persuadido e enganado facilmente, sem saber para onde ia ou o que fazer conforme as Escrituras:
Oséias: 7. 11. Ora, Efraimé como uma pomba facilmente persuadida e enganada por causa da sua falta de sabedoria; ora apela ao Egito, ora volta-se para a Assíria.
Oséias: 4. 6. Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra. Porquanto fostes negligentes no ensino, Eu também vos rejeitarei, a fim de que não mais sejais sacerdotes diante de mim; visto que vos esquecestes da Torá, Lei, do teu Elohim, Deus, eis que Eu também ignorarei vossos filhos. 

Deus em Cristo vos abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...