terça-feira, 17 de outubro de 2017

Expondo as Escrituras


Ajudando a expor as Escrituras

I Pedro 3:15 - Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.

Veremos algumas sugestões, orientações ou caminhos que nos auxiliam no momento de conversar, ministrar ou defender a fé. De maneira nenhuma tenho o interesse ou quero persuadir a nenhum de nós a seguir regras e se tornar mecânico quanto à exposição da palavra.
Muito menos formar pregadores. Venho por meio desse breve estudo, nos auxiliar a romper algumas dificuldades que possuímos em relação a ler, estudar, planejar e desenvolver um assunto bíblico. Como também, romper com a barreira da timidez diante das pessoas. Alguns caminhos:
O primeiro deles, de acordo com Pedro é santificar ao Senhor Deus em vossos corações. Todo conhecimento do mundo, sem comunhão com Deus em santificação, renúncia, abnegação, é em vão. Nunca tivemos tantos seminários teológicos, mais também nunca tivemos tantos crentes carnais, mundanos, sem o Espírito. Por isso o primeiro passo é a santificação do Senhor em nossos corações.
A separação de espírito, alma e corpo, é imprescindível se almejamos falar do evangelho com poder do Espírito.
Aprender não será tão difícil, exercer com eficiência será a grande tarefa. Por que a santificação (separação para as coisas de Deus) é tão importante? Devido ao tempo que usamos conosco, para as coisas dessa vida. Se não houver a preocupação em consagrar nosso espírito, alma e corpo, não teremos tempo para a oração, leitura e estudo da palavra.
Sim, oração faz parte do processo de aprendizagem, sem ela, não saímos do lugar. Não estou falando de longos períodos de oração, mais sim de sinceridade diante de Deus, um coração limpo, puro, com desejo de aprender, se quebrantando perante Àquele que ilumina e capacita seus filhos a aprenderem de sua palavra.

Não há quem ensine...

Atos 8:31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
Eu não tenho dúvida, que a maior causa de tanta confusão teológica, e o aumento das heresias, seja a igreja de nossos dias priorizarem tantas outras coisas e esquecer-se do ensino das Escrituras.
Quando uma igreja não possui comunhão com Deus através da palavra, seu conhecimento fica limitado ao que os outros ensinam. E dessa maneira, por muitos não conhecerem a Deus pelas Escrituras, acabam adorando o que não sabem, e falando de um Deus que não conhecem.
O eunuco tinha interesse nas Escrituras, e Deus viu isso.
Felipe foi enviado por Deus, para trazer a explicação do texto que o eunuco estava lendo, e daquela parte das Escrituras, até Cristo, Felipe o ensinou. O resultado? A conversão genuína do eunuco.
Certamente nós temos uma geração muito religiosa, freqüentadora de denominações, até zelosas, envolvidas com diversas atividades, mais por coisas erradas.
Olha a pergunta do eunuco: Como poderei entender se alguém não me ensinar? Existem milhares de pessoas que foram a Cristo e até hoje, depois de anos, não sabem expressar um conhecimento, ainda que básico da fé.
Claro que nem todos são vocacionados, mais todos nós somos chamados por Cristo para anunciá-Lo. O homem de Gadara, depois de liberto, levou o evangelho com a sua vida, sem teologia, sem cursos ou “experiências”, mais com aquilo que havia recebido em sua própria vida.
Felipe possuía o conhecimento das profecias, e levou aquele eunuco a um passeio na história bíblica até O Messias. Como é importante cada um de nós crescermos na fé e no conhecimento!
Coloque esse propósito em seu coração: Preciso aprender para ensinar. Pense como é proveitoso e prazeroso ensinar. Pense como você pode ajudar diversas pessoas. Sempre penso em uma passagem do Antigo Testamento que diz: I Reis 4:34 - E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria. As pessoas vinham ouvir. Quando nós temos uma comunhão com Deus e buscamos ter conhecimento bíblico, Deus envia as pessoas para aprenderem. Pense nisso, é importante para você e para aqueles que estão ao seu redor.



Caminhos que podem nos ajudar

Colocarei aqui, alguns métodos que acredito ser bem eficientes, no entanto, cada um vai adquirindo uma forma de estudar as Escrituras de maneira que se sintam melhor. Seriam eles:

Tenha o tema do que gostaria de falar.
Você pode buscar nas Escrituras diretamente o tema que gostaria de tratar, ou sentir interesse quando estiver lendo as Escrituras.
É muito importante ter uma direção dentro da Bíblia. Jamais ler versículos aleatórios, alternar leituras entre Antigo e Novo Testamento sem nenhuma conexão. Isso confunde a cabeça do leitor, e faz com que ele não aprenda, apenas se sinta ainda mais desmotivado.
O interesse passa a nascer, quando passamos a entender. Existem centenas de temas para buscar conhecimento em nossos dias. Falado por milhares de cristãos ao longo dos tempos. Se tiver desejo de saber mais sobre certo tema, já fica mais fácil para você iniciar um estudo.
Muito importante: Não tenha pressa. Não pense que estudar as Escrituras pode ser feito com pressa, aliás, tudo com pressa tem resultados ruins. Faça com dedicação, com paciência e certamente Deus dará graça para você adquirir conhecimento para responder a qualquer que lhe perguntar sobre a fé.

Divida esse tema em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
A montagem do estudo é muito importante.
Seja ele longo ou apenas uma reflexão, é preciso levar o leitor ou o ouvinte a aprender. Levá-lo a ter interesse naquilo que está lendo ou ouvindo. Já se sentiu desmotivado por alguém pregando, ensinando ou lendo algo? Pois bem, você não quer ser assim não é? Por isso é importante a montagem.
1-    Tema: Exemplo: Fé.
2-    Introdução: Breve resumo sobre o assunto.
3-    Desenvolvimento: Falar do assunto usando a passagem principal ou referências do mesmo.
4-    Conclusão: Um resumo geral com aplicação.
Isso pode servir para estudos longos ou devocionais.
O uso de dicionários, comentários e Bíblia em outras traduções, ajuda e muito no momento de ler.

Seja objetivo, controle o seu tempo.

Não ser longo, não ser curto, ser objetivo. Essa deve ser nossa preocupação diante das pessoas.
Uma pregação expositiva, geralmente toma mais tempo para ser aplicada, por isso, precisamos controlar nosso tempo em cada etapa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Uma devocional, por ser mais curta precisa ser bem direta ao assunto, para que os ouvintes entendam sobre o ponto que foi falado.
Claro, que não vamos cronometrar o tempo, mais precisamos aprender a controlá-los em nós mesmos. Com a prática, vamos se adaptando ao tempo, e isso torna mais fácil e nos deixa mais tranqüilos diante do público, deixando de ser uma preocupação.
Evite fugir do tema durante a exposição.

Terrível é terminar de ouvir um sermão e não entender nada do que foi falado, e pior, não saber do que foi falado.
Precisamos primeiro pregar para nós mesmos. Se compreendermos o assunto, então teremos mais convicção do que iremos falar. Primeiro aprendemos, depois ensinamos.
Tome cuidado para não misturar os assuntos. Precisamos ter cautela se outro ponto aparecer no decorrer da mensagem, geralmente damos uma pausa e “abre parênteses”, falamos e retornamos a mensagem original.
É inevitável, acabamos lembrando outras passagens e aplicamos, a preocupação deve estar em não perder o “fio da meada” e acabar se esquecendo de onde parou. Já imaginou, aquele branco, e não saber mais o que falar?
Por isso, tome sempre cautela em não misturar outros assuntos que fujam do tema principal.

Domine esse tema

A insegurança nasce do medo. Medo de esquecer, medo de tropeçar nas palavras, medo de fazer vergonha,
Por isso domine o tema. Não precisa ser um expert no assunto ou profundo demais. Digo dominar de estar preparado com você mesmo sobre o que vai ser tratado.
Revise-o. Leia a passagem diversas vezes. Leia (se possível), outros comentários sobre a passagem a ser exposta. O mais importante é adquirir confiança.
Por isso muitos acabam desistindo, porque estudar toma tempo, requer dedicação, empenho.
Mais sinto informar, que se deseja falar bem sobre a fé, sobre qualquer circunstancias, será necessário se dedicar ao estudo.
Se estiver seguro sobre o que vai falar, então será ouvido e edificará, não apenas os que te ouvem, mais a si mesmo também.

Mantenha a calma.

Respire. Chegue devagar. Leia devagar. Exponha sua mensagem. Seus primeiros minutos serão os mais apreensivos. No entanto, você precisa saber que a mensagem está no seu coração, ela não pode sair dali.
A melhor coisa para evitar o nervosismo, é um esboço. Um rascunho daquilo que vai falar. Não é vergonha possuir um esboço, vergonha é ficar sem saber o que fazer diante das pessoas porque esqueceu o que falar. O nervosismo bloqueia o acesso às informações que já existem dentro de você, por isso mantenha a calma. Não tenha pressa para expor o pensamento. Uma das coisas que ajudam para quebrar aquele primeiro momento com o público é trazer uma ilustração sirva como introdução à mensagem. Mais se lembre de conhecê-la bem, leia diversas vezes até que saiba explicá-la a você mesmo.
Algo importante é ter em mente o público que estará perante os seus olhos. Isso pode te deixar apreensivo, se por ventura estiver pessoas com conhecimento elevado ou que sejam conhecidos. Por isso, mantenha a calma.


Seja você mesmo

Como fico chateado com pessoas que conversando comigo são uma coisa, mais quando pegam um microfone, ou vão apenas falar para um grupo de pessoas sobre os céus, então mudam o tom de voz, enfatizam algumas letras para dar um tom de poder, como se fosse uma unção vinda do alto naquele momento.
Amigo irmão (ã), seja você mesmo em todo tempo. Não procure imitar ninguém, nessa parte, somos únicos, Deus concede a cada um de nós uma personalidade. Use isso. Seja original. Caso não seja, todos vão perceber, e sua credibilidade vai se perdendo.
A unção não está no grave da voz, ou na altura do microfone, os na colocação de casa “r” ou “s” mais sim na sua comunhão diária e constante com Deus, por meio de uma vida consagrada ao Senhor todos os dias e minutos da nossa vida.
Já percebeu como a grande maioria dos pregadores, principalmente na linha neo-pentecostal, mudam a voz, mudam o comportamento quando estão pregando? Eles gritam, repetem várias vezes as mesmas coisas e ficam com esse vício de ficar perguntando: Amém? Amém ou não? Dá glória irmão! Vira para o seu irmão e diga isso!
Por favor, meus irmãos, não adquira vícios de linguagens, pregue a palavra, se acabar o conteúdo, apenas diga: até aqui eu falo por Deus. Será muito mais bonito e honroso.
Seja original. Seja você mesmo. Deus concederá graça.


Conclusão

Muito mais importante que ler toda essa apostila e entendê-la é colocar em prática tudo isso em nossa vida.
A preguiça é um mal terrível. Preguiçosos não podem pregar a palavra. Isso porque eles não oram, não lêem, não se dedicam as coisas santas.
Preguiça natural, todos nós temos, estamos falando de preguiça que nada produz, que depende de tudo e de todos, que é incapaz de abaixar para pegar um papel no chão.
Provérbios 21:25 - O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
Organize seu local de estudo. Conheça sua Bíblia. Anote. Seja organizado. Separe um tempo só para você. Dessa forma, você irá progredir.
Não é nada fácil para quem não tem costume nem mesmo de abrir a Bíblia em casa, será uma tarefa que vai requerer de você uma atenção e um esforço a mais.
No entanto, não é nada tão difícil assim, basta querer, basta se aplicar, basta se lembrar, que depende da sua dedicação.
Aconselho quando chegar em casa, já pegar uma passagem e tentar montar um esboço, e trazer seu primeiro sermão para alguém, ainda que esse seja você mesmo.


Pai, em nome de Cristo Jesus Nosso Senhor e Salvador, concede graça aos teus filhos, afim de que perseverem em conhecer ao Senhor pela sua palavra. Aviva a tua obra nos corações, renova, fortalece nessa peregrinação. Amém

Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...