quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Fragilidade - Jeferson Rangel

Fragilidade
Por Jeferson Rangel
Vitiligo é considerado uma doença não contagiosa que causa a perda da pigmentação da pele. Espalha-se nas regiões das mãos, rosto e partes íntimas.
Ocorre em qualquer idade, em qualquer pessoa, a qualquer momento.
Talvez você conheça alguém assim, ou até mesmo possa ter manifestado em seu corpo a mesma. E sabemos que a aparência da pessoa muda, trazendo penso eu, uma sensação ruim, trazendo momentos de tristeza pela “troca de aparência”.
Os tratamentos são diversos, mais poucos com resultados eficazes. Fazendo com que a pessoa passe a “se acostumar” com a perda da pigmentação da pele.
Escrevo este texto, pensando na fragilidade do ser humano. A fragilidade das nossas vidas. Como tudo pode mudar de uma hora para outra. Como uma doença pode se manifestar em nossas vidas da noite para o dia, e destruir as bases da nossa existência.
Não quero aqui ser emotivo com essas situações, ou trazer sensação de pena das pessoas que possuem tal doença, mais trazer essa realidade, e mostrar como somos frágeis, vulneráveis à vida. Não temos o controle de nada, não temos o poder de mudar o que não pode ser mudado, o que por Deus foi determinado.
E o que fazer quando situações como essas surgem? De maneira inesperada? No caso do vitiligo, dormimos com nossa pele perfeita, e de repente, uma pequena mancha branca se manifesta, e logo começa a se espalhar? De repente, pessoas começam a olhar com indiferença, com acepção, como se fossem pessoas com doenças contagiosas. E talvez, “amigos” se afastem, os parentes indagam questões erradas, talvez os filhos fiquem com vergonha de andar de mãos dadas, então além do sofrimento pessoal, toda essa carga exterior começa a pesar sobre a vida desta pessoa.
O que ontem era um dia normal, o hoje está escuro, sem alegria, sem motivos para continuar a viver. Talvez eu esteja fazendo muito drama, mais acredito que não, pois tenho uma cicatriz de nascença em meus lábios que mexeu com o alinhamento do meu nariz e lábios (lábios leporinos), que durante minha adolescência muito me chateou, pois era ridicularizado pelos meninos da minha época na escola e no trabalho, por isso digo que a estética de um corpo muito fala no emocional de alguém.
Entende leitor, como somos frágeis? Entende como devemos estar preparados espiritualmente para enfrentar problemas em nossas vidas? Entende como não podemos escrever nossa própria história? Pois se assim fosse, não existiria uma só pessoa infeliz, amargurada, decepcionada, estressada, deprimida. Todos escreveriam vivendo em um paraíso, com maridos e esposas perfeitas, com filhos perfeitos e obedientes, salários extraordinários, e nada vos faltaria,
Mais não será assim. O que é nossa vida? Um vapor. Hoje existe e amanhã não mais. O que é nossa saúde? Hoje fortes correndo pelas gramas de um campo de futebol e quão de repente um infarto fulminante recolhe esse atleta aos olhos de todos.
Diante dessa realidade amigo leitor, o que faremos? Como viveremos?
Tenho aprendido com Deus que devemos viver um dia de cada vez. Basta cada dia o seu mal. Basta cada momento o seu momento. Visto que não podemos alterar o curso de nada que pode e ou irá nos acontecer, o que nos resta é confiar em Deus e em sua Soberania e cuidado.
Mais não pense que agindo assim estaremos preservados de catástrofes, enfermidades e tragédias em nossas famílias, pelo contrário, o que ocorre a um, ocorre a outro. Mais descansando na Soberania de Deus, conseguimos guardar nosso coração e conseguir superar o momento.
Não digo que é fácil. Nunca será.
A maioria dos seres humanos é infeliz, não conseguem viver em conformidade com a vontade de Deus. Estão sempre buscando alternativas para preencherem seus vazios e decepções. Buscamos a cada dia que amanhece algo melhor, essa carne que em nós habita tem sede constante das coisas deste mundo: vaidade, luxúria, inveja, glória, riquezas e ambição.
Se não cuidarmos de manter o equilíbrio e a sobriedade, quão facilmente podemos desmoronar.
Quantos casos não vemos e ouvimos nos noticiários de pessoas que perderam tudo em uma catástrofe natural. Balas que cortam o céu e encontram crianças inocentes. Uma demissão sem motivo e de maneira inesperada rompendo os sonhos e projetos de uma família. Vidas que são interrompidas. Corações que se despedaçam.
Por isso meu amigo leitor, não deposite sua confiança nas coisas, em seu próprio braço, nas suas finanças, em nada que você não tenha o controle, pois essas podem ser tiradas de uma hora para outra.
A plena confiança deve estar apenas em Deus, que fez os céus e a Terra, e tudo que nela há. Ele poderá sustentar, consolar, fortalecer e construir uma estrutura nova em cada um de nós. E o melhor: Deus não muda! Ele sempre é bom, misericordioso, paciente.
Quero terminar minhas palavras a você leitor que se encontra nessa etapa difícil da vida. Onde parece que tudo está acabado, onde as força se foram, as esperanças se findaram, as lágrimas são sua única companheira, e até sua fé em Deus quase se acabou: Mantenha a calma. Respire. Levante a cabeça. Confie que tudo vai ficar bem. Talvez sua imagem possa ter mudado, mais não permita afetar seu coração. Talvez pareça que tenha chegado no fim de um túnel, mais acredite que há uma passagem, onde por meio dela encontrará alívio, resposta, esperança.
Não desista da vida. Não desista de você. Não desista daqueles que te amam. Não desista de Deus.
Embora a vida seja frágil, embora não possamos ter o controle da situação, devemos crer, que Deus jamais perde o controle da nossa vida quando a Ele entregamos.
Quero orar por você.

Pai de amor e Deus de misericórdia. Conceda fé a esta pessoa que está passando por uma situação que ela não esperava, por um vale onde procura alguém e não encontra, por uma tempestade que tem provocado um medo intenso. O Senhor não desampara os que são teus. Ainda que tudo pareça perdido, Teu Filho Jesus está no barco, devemos crer, devemos confiar, devemos esperar que a bonança virá.
Que O Santo Espírito preencha todo vazio e toda dor dela nesse momento. Em nome de Jesus Nosso Senhor e Salvador. Amém.


Jeferson Rangel.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...