segunda-feira, 19 de março de 2018

Autocomiseração


Autocomiseração:
Sentimento de autopiedade, de pena de si mesmo; que sente dó de si próprio, coitadismo.
Nessa vida precisamos aprender a ser fortes. Ou a vida passa por cima de cada um de nós. Nessa vida precisamos aprender que o universo não está do nosso lado, pelo contrário, o mundo jaz no Maligno, e fará de tudo para te manter em um estado letárgico.
Nessa vida precisamos levar muito a sério que pessoas mudam. E mudam por pouca coisa, ou por quase nada. Mudam de humor, mudam de amigos, mudam de opiniões, simplesmente mudam. Hoje te amam, e amanhã te odeiam. Hoje falam bem, e amanhã falam mal.
De todas as batalhas da nossa vida, sem dúvida, viver em sociedade é a maior delas. Nós seres humanos somos complexos, difíceis, muita das vezes inflexíveis, intolerantes.
Digo isso por mim, e não por você que está lendo. Digo isso por experiência em ser líder a 10 anos da minha vida.
Vejo constantemente pessoas que mudam o astral de uma hora para outra, e talvez muitos digam: Elas precisam de ajuda, e algumas até precisam sim, mais outras se fazem de coitadas. A autocomiseração é um sentimento na vida de muitas pessoas. Todos nós enfrentamos problemas, passamos por provações, temos perdas, temos dificuldades em diversas áreas, e o mesmo vento que sopra em você, certamente sopra em mim também.
Precisamos amadurecer, e isto é fato. Tenho dois filhos, um de 15 e outro de 5 anos, e trato cada um deles com amor, mais não bajulo, não mimo, não pinto um quadro fantasioso da vida, e muito menos desvio eles dos desafios desta vida, pois um dia eles terão que enfrentá-los sozinhos. Estamos vivendo um tempo de gente mimada. Um tempo de gente que quer a atenção para si mesmo, e quando isso não acontece se isolam, e culpam todos que estão ao redor.
Caro leitor, lidar com animais sempre será mais fácil, afinal, conseguimos domá-los, o que com os humanos é impossível. No entanto, Jesus disse para amar o próximo (pessoas), e não animais. Precisamos aprender a viver em comunhão. Seja com o vizinho, o colega de trabalho, o parente mais próximo e o mais longe também, e estar preparado para decepções sempre.
Às vezes queremos nos isolar das pessoas para evitar problemas, evitar frustrações, evitar sair da graça. Mais entenda que para um cristão isso é impossível. Cristão foi chamado para viver em comunhão uns com os outros, respeitar, aceitar, e ter tudo em comum, se assim não for, isso não é uma igreja, e nem pode ser chamado do povo eleito.
Autocomiseração: um sentimento destrutivo. A vida é uma dádiva de Deus. Viva com alegria, saia da redoma, crie relacionamentos, construa amizades, se permita rasgar o coração e remover todo sentimento que te mantém afastado dos seres humanos.
Talvez você diga: Sou assim mesmo, quem gosta de mim bem, quem não gosta problema! Tudo bem, não estou aqui para impor nada a você. Apenas quero te lembrar que isso não é natural. Fomos feitos, principalmente em Cristo, para viver em harmonia, precisamos aprender a amar quem é ruim, quem não presta, quem é difícil de se comunicar.
E precisamos permitir ser amado. Ser sociável.
Não espero que muita coisa mude, nossa sociedade está em decadência moral, espiritual e intelectual. Mais se puder mudar com essas palavras apenas uma pessoa, já valeu a escrita.
Desabafo? Talvez. Digo que muito mais uma angústia no coração. Em assistir uma geração de pessoas que se excluem uma das outras, buscando viver cada uma no seu próprio mundo, quando na verdade, em Cristo, devemos ser uma só família.
Deus nos ajude.
Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...