terça-feira, 13 de março de 2018

Como saber se Deus está me ouvindo? Estou de fato agradando a Ele?


      Como saber se Deus está me ouvindo?
      Estou de fato agradando a Ele?

Buscar essas verdades é de suma importância para cada ser humano. Isso porque é possível sim, Deus ouvir e não responder, e até mesmo rejeitar orações. E também passarmos uma vida inteira acreditando que estamos agradando a Deus e não estarmos.
      Reconhecer que não somos merecedores de nada de Deus, e que muita das vezes nossas orações são egoístas, já é um bom caminho para chegarmos ao coração de Deus. Veremos que o caminho perfeito está na Bíblia Sagrada, a palavra de Deus, o conselho de Deus aos homens.
      Deus não presta atenção à pompa das palavras ou à variedade de expressões, mas à sinceridade e à devoção do coração. A chave abre a porta não porque é dourada, mas porque se encaixa na fechadura.
      Não dê importância à quantidade de suas orações, isto é, à duração ou ao número delas. Estas coisas nada valem diante de Deus, que não conta, mas pesa as orações. Thomas Boston
      Não há nada que o homem natural odeie mais do que a oração. Robert Murray M'Cheyne

Partiremos da primeira pergunta: Como saber se Deus está me ouvindo?
      Não me estenderei no assunto da pergunta, isso porque levaria dias para tal ensino. Mais irei considerar algumas passagens importantes quanto ao quesito oração.
      Questão 1 – Deus ouve, mais rejeita orações.
      Miquéias 3:4 - Então clamarão ao SENHOR, mas não os ouvirá; antes esconderá deles a sua face naquele tempo, visto que eles fizeram mal nas suas obras.
      Provérbios 28:9 - O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
      Isaías 59:1-4
      1 - EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
      2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
      3 - Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.
      4 - Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade. Jeremias 11:14 - Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor nem oração; porque não os ouvirei no tempo em que eles clamarem a mim, por causa do seu mal.
      Podemos chamar de: O limite da paciência de Deus.
      Chega um momento que é inútil até mesmo a intercessão de um homem de Deus:
      Jeremias 7:16 - Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei.
      I Pedro 3:12 - Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
      Não há dúvida, que a vida desobediente aos ensinos do Senhor, impedem das orações de serem respondidas. Devemos ser mais sérios a essa questão. Uma vida desordenada não alcança o coração de Deus, e por mais que o mesmo ore, suas orações serão abomináveis.
      Não apenas pessoas perversas, iníquas, desobedientes à lei de Deus que terão suas orações impedidas, os espiritualmente oscilantes, também serão inclusos na mesma condição:
      Tiago 1:6-8
      6 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
      7 - Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
      8 - O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
      Precisamos tomar muito cuidado com a inconstância em nossa vida espiritual. Costumo dizer que nossas palavras tem um grande peso em nossa vida.
      Orações egoístas, também não serão respondidas:
      Tiago 4:2-3
      2 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
      3 - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
      Podemos aprender que nossas orações podem não ser ouvidas por falha nossa mesmo.
      Ainda há muita coisa a aprender sobre oração, como:
      Se sujeitar a vontade de Deus:
      Lucas 22:42 - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.
      Eu não aceito isso em minha vida! (Declarar, profetizar, atos proféticos, transferências de unção e bençãos...). Uma oração e um comportamento anti-bíblico, herege ganhou força nesses últimos anos: Acreditar que podem mandar em Deus.
Quem somos nós, para dizer a Deus como as coisas devem estar?
      Devemos seguir a oração dos amigos de Daniel na Babilônia quando iam ser lançados na fornalha:
      Daniel 3:16-18
      16 - Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
      17 - Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
      18 - E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
      A segurança da nossa oração não está em nós, mais em Cristo.
      João 15:16
      16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
      Todo mérito está em Cristo.
      Veremos agora, a segunda pergunta:



Eu estou agradando a Deus?
      Essa pergunta é um tanto polêmica porque se fizermos uma pesquisa de público, acredito que 99% responda que sim.
      Nos dias de tanta diversidade evangélica, acaba ficando as vezes até difícil de se ter uma relação saudável, visto que cada um faz o que é melhor aos seus olhos e diz estar agradando a Deus.
      Mais onde está minha segurança? Como, de fato, ter certeza que estou agradando a Deus?
      Para muitos, se ajuntarem um espaço, cantar, pregar, fazer boas ações, e ser um assíduo frequentador de igreja, traz a certeza de que Deus se agrada de tal comportamento. Será?
      Segundo a Bíblia:
      João 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
      Jesus traz um princípio aos seus primeiros discípulos: Quem tem os mandamentos e os guarda, se torna amado por Deus e por Cristo, e ainda terá um sua vida, a manifestação de CRISTO.
      * A falsa segurança nas obras:
      Mateus 7:21-23
      21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
      22 - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
      23 - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
      Na verdade, aquele que agrada a DEUS deve em primeiro lugar estar em CRISTO.
      E depois disso podemos resumir a caminhada em um único versículo:
      Miquéias 6:8 - Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
      Conclusão:
      Salmos 66:18 - Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.
      Romanos 8:8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
      Concluímos que nosso coração deve estar puro diante de Deus, nossa vida em Cristo, e um andar no Espírito.
      Se assim fizermos, tudo irá bem.
      Deus em Cristo lhe abençõe.
      Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...