quinta-feira, 19 de julho de 2018

Apenas se eu for chamado - devocional


Como alguém que decide pegar um cão pelas orelhas, assim sofre aquele que se mete em discussão alheia!
Provérbios 26.17.

Apenas se for chamado...
Por Jeferson Rangel.

Não sei quanto a você amigo leitor, mais eu TINHA um péssimo defeito: me meter onde não era chamado.
Era um impulso incontrolável. Quando via, já estava no meio da conversa dos outros, dando meu pitaco.
Confesso que a grande maioria das vezes devo ter passado por uma pessoa entrona, enxerida, arrogante e outros adjetivos negativos, mais era incontrolável, principalmente quando era assuntos relacionados a minha fé.
No entanto, depois que saía da conversa, me sentia com um duplo sentimento: dever cumprido e mal estar.
Dever cumprido por deixar minha opinião, e mal estar por me intrometer na vida dos outros.
Mais digo a você porque tinha esse impulso: me achava na obrigação de explicar as coisas. Me achava no dever de expor minhas opiniões e meus credos, e se assim não fizesse, estaria prejudicando o próximo e deixando de cumprir com minhas obrigações de cristão e cidadão comum.
Já conhecia o conselho acima de Provérbios, aliás, foi um irmão em Cristo, há muitos anos atrás quem grifou ele em minha Bíblia (Pablo Ribeiro). Mais sabe quando você lê, mais não liga, ou deixa apenas para conhecimento no coração? Era eu.
Mais sempre esse conselho vinha em meu coração, mesmo depois de tantos anos, era como estivesse acabado de ler. E então, comecei a colocá-lo em prática. E com toda sinceridade: Me sinto muito melhor.
Preste atenção no conselho de Provérbios: Quem se mete na conversa alheia acaba sofrendo, e é verdade!
Hoje só dou minha opinião se eu for chamado. Posso estar ouvindo a maior das besteiras, se não for chamado para tal assunto, fico na minha.
 Eu como cristão, tenho uma convicção: Se Deus quiser que eu fale sobre um assunto, Ele fará que as coisas aconteçam naturalmente. Se não chegar até a mim, julgo que não deveria falar nada.
Não estou dizendo sobre a fé, até essa dependo hoje de oportunidades para falar, digo em relação à vida.
Continuarei, na oportunidade que Deus me conceder, falando do amor de Deus em Cristo Jesus aos homens, no entanto, não me manifestarei em nenhuma conversa que eu não seja chamado.
Posso estar errado, mais hoje, me sinto muito melhor. E assim pretendo continuar.
Não quero mais sofrer me metendo em questões alheias.
Que esse texto possa ajudar a cada um de vocês que esteja lendo.
Jeferson Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...