quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Força meu irmão. Por Jeferson Rangel

 Não pare.


Hb 12:1-3: "PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos."



Será que a igreja (corpo de Cristo espiritual) quando Jesus foi o pastor aqui na Terra, era perfeita? Os primeiros membros (12 discípulos) eram perfeitos? Será que se fosse hoje, a congregação onde Jesus era o pastor, seria a igreja perfeita para congregar?


Quero tratar hoje sobre a desistência de muitos cristãos da comunhão com o Corpo de Cristo, destacarei pelo menos 3 pontos mais comuns apresentados por aqueles que se afastaram da igreja, e hoje alguns lutam para o regresso mais se vêem com muita dificuldade.


Antes de apresentar os pontos para estudo, é importante destacar um pouco do cenário da primeira representação da igreja na Terra onde o próprio Cristo era o pastor e aquele que passou a noite em oração para a escolha dos primeiros discípulos:

1- Dos doze, um era o diabo.

2- Dos doze, um era impulsivo.

3- Tinha divisão.

4- Tinha incrédulo.


MOTIVOS APRESENTADOS POR AQUELES QUE SE AFASTARAM DA FÉ E DA COMUNHÃO COM UMA IGREJA:


1- FRAQUEZA ESPIRITUAL

A fraqueza espiritual traz consigo alguns sintomas: preguiça, desinteresse, desânimo, isolamento e tudo isso ligado à fé.

A fraqueza espiritual é mais comum que se possa imaginar no meio cristão, e isso se deve à pressão espiritual exercida sobre cada um de nós, dos poderes malignos agindo em nossos corações por diversas áreas da nossa sociedade caída, corrompida e perversa, regida pelo deus deste século, que cega o entendimento dos incrédulos para que a luz do Evangelho não seja revelada à eles.

Por vezes, a fraqueza espiritual surge de forma que não entendemos. Estamos bem e de repente, nossa fé está abalada.

Não entendemos, apenas sentimos que nossa motivação espiritual está diferente do dia anterior.

No entanto, precisamos admitir a si mesmo, que tal fraqueza pode e vai fortalecer o exército inimigo, dessa forma, devemos tomar atitudes sábias a fim de buscar o renovo espiritual, e a retomada da vida cristã sadia.


RESPOSTA PARA A FRAQUEZA ESPIRITUAL

Jeremias 29:12-13

12 - Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.

13 - E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.


Primeira atitude é identificar a fraqueza, não aceitá-la, e recorrer ao Senhor em oração.

Certo que um coração disposto, inclinado à encontrar o renovo espiritual em sua vida, não ficará desamparado, nem decepcionado, pois O Senhor virá ao seu encontro.

O desânimo só pode ser combatido através do renovo espiritual, e mesmo que ele venha por adversidades, devemos buscar motivação em nossos primeiros irmão como descrito em Atos:



Atos 4:29-31

29 - Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;

30 - Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.

31 - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.



2- PECADO

Aquele que está de pé cuide para que não caia. Filhinhos, não pequeis. Mais se pecardes, temos um Advogado para convosco.

É um mandamento não pecar, todavia, todos nós estamos sujeitos ao pecado. 

E o pecado tende a nos afastar de Deus: (Gn 3.8).

Quando cometemos um pecado, logo temos o diabo como nosso acusador e conselheiro também, trazendo ao coração da pessoa: vergonha, acusação, desculpas para não voltar ao relacionamento com Deus e principalmente estimular a carne para continuar pecando.

Sintomas: A culpa sempre é das coisas e pessoas que estão ao nosso redor, o mundo está contra mim.


RESPOSTA PARA O PECADO:

I João 1:9 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Salmos 32:5 - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

Provérbios 28:13 - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

I João 2:1-2

1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

2 - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Hebreus 8:10-12

10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

11 - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

12 - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.



3- SISTEMA RELIGIOSO

Não há dúvidas, sem pré-julgamentos, e sim baseado nos fatos que as redes sociais mostram, que aquilo que se chama igreja de Cristo hoje despencou a um mais profundo abismo de entretenimento e mensagens antropocêntricas.

Os escândalos, o envolvimento com o padrão do mundo, traz uma imagem negativa para a igreja de Cristo.

A impunidade na liderança, os ensinos anti-bíblicos e a complicada convivência com algumas comunidades cristãs, levam grande número de cristãos a abandonarem suas igrejas e ficarem em casa.

Todavia, essa nova modalidade de igreja “os desigrejados”, crescem de maneira assombrosa e diariamente temos crentes deixando suas congregações e permanecendo sem uma “igreja física”.

Seria certo? Não julgo a ninguém, eu mesmo passei anos sem congregar, apenas visitando e pregando em algumas denominações. Mas confesso que minha espiritualidade baixou bastante. 

Ficar fora de uma congregação não apenas prejudicou a mim, mais a minha casa como um todo.

Tenho dois filhos, sou casado, e sei que minha falta de compromisso com uma igreja local, afetou diretamente a vida espiritual deles.


RESPOSTA PARA O SISTEMA RELIGIOSO:

II Timóteo 4:3-4

3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.


II Timóteo 3:1-5

1 - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4 - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.


Mateus 24:4-5

4 - E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;

5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

Mateus 24:11-13

11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.

12 - E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.


Não podemos escapar das profecias bíblicas concernentes ao estado espiritual que a igreja chegaria, não a de Cristo genuinamente, essa vai preservar a sã doutrina e lutar até o fim em defesa do evangelho.

Devemos seguir o conselho aos Hebreus:

Hebreus 10:19-25

19 - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

20 - Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,

21 - E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,

22 - Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

23 - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

24 - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,

25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.


Hebreus 3:12-14

12 - Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.

13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

14 - Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.


Embora o estado da igreja em diversos locais estejam contaminados, peçamos direção a Deus, para que possamos fazer parte de um rebanho, e de maneira mútua, servir a igreja com alegria.


Conclusão.

Somos por todos os lados atacados. O adversário golpeia nossa mente todos os dias, em todo tempo, no intuito de nos afastarmos do corpo de Cristo.

Podemos ver, que independente do motivo, seja fraqueza espiritual, seja pecado ou sistema religioso, temos a resposta de Deus para cada situação.

Deus nos quer firmes, avivados, com coração bem disposto para o seu Reino.

Que as misericórdias de Deus e seu poder, alcance a cada um que ler essa mensagem para Sua glória.

Amém.

Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...