sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Antes da cura, há um processo.



O processo antes da cura.

Texto Mateus 13.15

Introdução.

Ter uma vida sem complicações é inevitável. A vida é feita de lutas e de paz, de vitorias e derrotas, de ensinar e de aprender, de ouvir e de falar. Ter tempos de fartura e ter tempos de escassez. Dias de saúde, dias de enfermidades. É a vida.

Quem nunca (por mais rico que seja a pessoa) não passou por dias difíceis. Para muitos o dinheiro é a solução para todas as coisas, e até pode ser para algumas questões, porem, há outras que só Cristo pode resolver.



O texto.

O versículo em estudo faz parte da parábola do semeador. Lembrando que Jesus usava de figuras para ensinar verdades do reino de Deus, como os lírios, as aves, o tempo. Seus discípulos perguntaram ao Mestre, o por que Dele falar por parábolas, e Jesus responde que à eles era dado saber os mistérios do reino de Deus, mais aos outros (escribas e fariseus e o povo em geral) não era. Vejamos então alguns princípios neste texto para aplicação em nossas vidas.

1-      Um grupo que segue a Cristo.

O grupo se divide em duas partes: Um deles será revelado o reino. O outro será oculto.

Notemos uma revelação dada à Isaias: Isaías 6:9-10 - Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. Foi essa a profecia que Jesus usou na parábola do semeador. Agora vejamos que embora muitos sigam e ouçam a Cristo, sempre haverá os dois grupos.

Paulo também usou a mesma profecia em Atos 28:24-27 - E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam. E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías, dizendo: Vai a este povo, e dize: De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis; E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis. Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure.

Nem todos que estão no meio, receberão de Cristo.



Quais seriam os motivos pela qual estamos andando com Ele, ouvindo à Ele, participando Dele, mais não recebemos a cura Dele? O versículo nos dá a resposta:



·         Porque o coração deste povo está endurecido.

Embora muitos estejam andando com Cristo, isto não dá garantia de receber de Cristo. Um coração quebrantado Deus não resistirá, mais a um coração endurecido, Deus não se manifestará. Endurecimento fala de resistência a voz do Espírito Santo.  Assim como cria-se um calo em áreas muitas vezes exercitada, assim torna o coração como calo, insensível a voz do Espírito, quando muitas vezes se fala e resiste. Vários são os textos que admoestam a não termos corações duros:

Salmos 95:8 - Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto.

Provérbios 28:14 -Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

Provérbios 29:1 - O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

Romanos 2:5 - Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;

Hebreus 3:13 - Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;

Quando estamos no reino, mais endurecemos nosso coração para o Espírito, se manifesta a velha natureza em nós, que antes era corrompida: Efésios 4:18 - Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;



“Limpe seu coração antes de colocar o amor dentro dele, pois até mesmo o mel mais doce, azeda dentro de um recipiente sujo”



·         Ouviram de mau grado com seus ouvidos.

Quantas pessoas não estão agora ouvindo a palavra de Deus? E quantas serão realmente tocadas e abençoadas pela mesma? Sabemos que não são todos aplicam a palavra em sua maneira de viver, e isso vem devido a maneira que se dispõe a ouvir a palavra. A essa deficiência, chamamos de surdez espiritual. Vejamos os textos:

Jeremias 6:10 - A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa, e não gostam dela.

Ezequiel 12:2 - Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.

II Timóteo 4:4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.



Nós que servimos ao Senhor, e buscamos andar e fazer a vontade Dele, devemos buscar ouvidos espirituais:

Provérbios 8:34 - Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. (Isto falando da sabedoria).

Provérbios 15:31 - Os ouvidos que atendem à repreensão da vida farão a sua morada no meio dos sábios.

Eclesiastes 5:1 - GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

Tiago 1:19 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

Apocalipse 3:22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.



·         Fecharam seus olhos.

Muitos testificam com seus olhos o poder de Deus, a existência de Deus, o amor de Deus, assim como os judeus via pelos sinais que Cristo realizava o cumprimento da profecia do messias. Mais alguns preferem fingir que não vêem. Muitos também não vêem porque não estão sendo levados a ver (Mateus 15:14 - Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova). Paulo também ensina que o deus deste século cega os incrédulos (II Corintios 4:4 - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus).



A cura e o refrigério vêm por meio do arrependimento. Quando Pedro pregava no dia de Pentecostes, nós vemos que os corações se contristaram diante da pregação:

Atos 3:19 - Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.



Todo o processo para se receber cura, salvação, libertação, graça, vem por meio de ouvir de bom grado:

Atos 2:41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.



Vamos buscá-Lo de bom grado, de todo o coração para que haja cura nas nossas almas, na nossa sociedade, na nossa família! O convite já foi feito:



Salmos 34:18 - Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Joel 2:13 - E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

Deuteronômio 4:29 - Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Isaías 55:6 - Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.



Conclusão.

Quando chegarmos diante do Mestre não podemos esquecer que ELE ENSINA, ELE É PERFEITO, e nós somos alunos e buscando ser aperfeiçoados.

Vamos ouvir de bom grado, permitir os olhos estarem abertos, para que o coração creia e então Ele nos cure.



Maranata! Ora vem Senhor Jesus!



Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...