quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Estudo cirurgia espiritual



Uma magnífica e trabalhosa cirurgia.
Texto: Ezequiel 36.26

Introdução.
Se você descobre que possui uma doença mortal, qual sua reação e procedimentos?
Quão magnífico o trabalho de um cirurgião, de um médico especialista. Remover doenças, trocar órgãos, trazer alegria e esperança para milhares de pessoas. Quão grande responsabilidade. Quão grande desafio. Enfrentar a morte, o desespero, o luto de familiares. Mais também se alegrar com a vida, o conforto e a festa dos bons resultados. Ser médico talvez seja uma das mais desafiadoras profissões. Aos que almejam iniciar tal carreira deveria ter em mente uma realidade: o status não deve ser o primeiro motivo, e sim a compaixão pela vida alheia.

O presente estudo trata de uma verdade bíblica esquecida por muitos “médicos e pacientes”:
Estamos na sala de cirurgia, sendo tratado pelo Médico dos médicos. Somos pacientes. E também médicos que lidam diariamente com pessoas doentes.
Uma reflexão: Um bom médico não brinca no exercício da profissão. Um doente busca uma cura e aguarda ansiosamente ser curado.
**
·         Pior que doentes, os homens estão mortos.
Sempre repetimos determinados versículos para que nunca haja esquecimento da realidade dos homens em relação à Deus. Embora muitos acham justificados, santos e sem necessidade de arrependimento, as Escrituras testificam que a humanidade está perdida, morta, separada em definitivo de Deus:
Salmos 53:3 - Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um.
Isaías 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
Isaías 64:6 - Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.
Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Romanos 3:19 - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Efésios 2:1 - E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

·         Ninguém está destinado a permanecer nesse estado.
Embora todos estejam mortos e separados de Deus, essa não é a vontade de Deus. Deus proveu à nós um escape, uma fuga, um recurso, um remédio para que todos tenham vida e passam a viver em paz com Deus:
João 3:16-17 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
I Timóteo 2:3-4 - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador. Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Lucas 9:56 - Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.

 É de suma importância o conhecimento dessas duas doutrinas: o estado do homem, e a vontade de Deus para os homens. Agora deve haver uma prontidão da parte dos homens em procurar a cura e a vida com Deus.

·         A necessidade de confessar a doença.
O homem possui um orgulho natural. Quando digo homem, digo humanidade. Orgulho esse de muita das vezes não confessar sua doença, o mal que aflige a alma e que mexe com toda a vida da pessoa. Não é vergonha confessar a prisão, a doença da alma, pelo contrário, devemos confessá-la à Deus para que a cirurgia comece rapidamente! Vejamos que exemplo notável do salmista: Salmos 142:7ª: Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome... Jesus lidava com pessoas mortas e doentes todos os dias:
Marcos 2:17 - E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.
Mateus 11:28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
A cirurgia só poderá começar a ser feita se o paciente for até o médico. É preciso colocar esta verdade aos homens.

·         A maior e mais gloriosa cirurgia.
Há séculos atrás mexer no coração era um tabu. Apenas em 1896 foi realizada a primeira cirurgia cardíaca e apenas 40 anos atrás que a medicina avançou e começou a obter avanços nas realizações de cirurgias cardíacas. O tema do passado era: “No coração não se mexe”.
Conhecemos o coração como a “sede da alma”. Do coração procede as saídas da vida já disse o sábio (Provérbios 4:23 - Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.). Do coração procede as maldades (Mateus 15:19 - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Marcos 7:21-23 - Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem). Realmente o coração é um órgão perigoso de mexer, e difícil de conhecer (Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?).
Por isso não podemos correr o risco de qualquer um mexer no nosso coração. Visto que é uma cirurgia muito difícil de ser realizada.

·         O inicio da cirurgia.
Estamos prestes a começar o que Jesus disse a Nicodemos: o nascer de novo. Remover a velha natureza doente e começar a formar a nova natureza divina.
Meditemos nesta importante transição: Arrancar algo que existe em nós há anos e literalmente fazer uma nova pessoa! É um trabalho hiper trabalhoso, complexo, cuidadoso, demorado. E que o sucesso dessa cirurgia nunca vai depender do médico e sim 100% do paciente.
Sem a nova natureza operada dentro de nós, será impossível vermos a Deus: João 3:3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Paulo falando aos filipenses nos revela duas ações da parte de Deus, nosso Cirurgião em Filipenses 1.6: Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. São elas: começar e aperfeiçoar.


Que prazer imensurável! Ele já começou a boa obra, o bisturi da palavra já começou a abrir nosso coração, os efeitos já começaram! Permita que Ele continue até nos conformarmos à imagem de Cristo: II Corintios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
II Corintios 3:18
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
Viveremos a esplendida experiência de remoção da velha natureza, para andarmos em novidade de vida a partir de então.

·         O processo começa no interior de cada um.
Não adianta colocar uma pomada em uma ferida quando essa ferida procede de uma doença no sangue. Será inútil. Por um tempo será “sarado”, mais em breve a ferida se abrirá de novo. É preciso tratar o sangue, para eliminar por completo o que causa a ferida.
Há muitos em nossos dias tratando a ferida do povo superficialmente como nos dias do profeta: Jeremias 6:14 - E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Jesus ensinou em sua época (e para nós hoje também) que a necessidade de transformação deve começar pelo interior do homem: Mateus 23:25-28 - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Toda cirurgia começa ouvindo a voz dos médicos e confiando no laudo que ele está dando, a partir daí nos submetemos as suas exigências, visto que ele detectou e identificou nossa doença. Também temos um para nos avisar das nossas doenças, das nossas inflamações, do motivo das nossas dores, o Espírito Santo. Ele atua em nossa vida afim de que sejamos tratados por Deus mediante a aceitação do seu diagnóstico, por isso as Escrituras dizem: Hebreus 3:15 - Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Apostolo Paulo foi um excelente cirurgião que sofria em seu interior até ver o resultados de seus esforços na vida de seus pacientes: Gálatas 4:19 - Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.
Não resista à voz de Deus por meio do Espírito Santo. Ele quer remover toda doença do seu corpo, limpar seu sangue por meio da Sua Palavra. Pois a maior necessidade nossa é uma cirurgia no coração.

Conclusão.
Se alegre pela cirurgia ter começado. Se entristeça se você não permitiu do Cirurgião continuar. Não desanime se a cirurgia está demorando, na verdade ela nunca irá parar, somente no Dia em que formos nos encontrar com Ele e agradecê-lo por ter nos tomado como paciente.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus.
Pastor Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...