terça-feira, 6 de novembro de 2012

Arrependimento


Arrependimento
Texto: Lucas 15.7,10: Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Introdução.
Arrependimento: Uma mudança de idéias ou propósitos. Converter, retornar, uma mudança de pensamentos.
Esse é o significado dessa palavra tanto empregada na Nova Aliança pelos servos de Cristo e pelo próprio Salvador.
O arrependimento é fundamental para a vida dos homens, pois por ele alcançaremos maturidade, aprendizado, sabedoria e principalmente humildade. Se arrepender não é sentir remorso pelo que fez, e sim abandonar o que causou prejuízos, fracassos, derrotas, tristezas e aprender a não mais cometê-los e deixar de praticá-los. Sem arrependimento não há possibilidade de mudança na vida de ninguém.
·         O arrependimento como fundamento na pregação.
Desde João Batista até o nascimento da igreja apostólica e durante o desenvolvimento da mesma, o arrependimento era um tema essencial nas pregações. Como está escrito nas Escrituras nas seguintes referencias:
João Batista: Mateus 3.2,8.11; Marcos 1.4; Lucas 3.3,8; Atos 19.4.
Jesus: Mateus 4.17; Marcos 1.15; Mateus 11.20,21; Lucas 13.3,5; Lucas 24.46,47.
Discípulos: Marcos 6.12.
Apóstolos: Atos 2.38; Atos 3.19; Atos 8.22; Atos 26.20;
Nos dias modernos de pregação antropocêntrica, onde o homem é o centro de tudo, esse tipo de sermão não serve para os púlpitos. Mais no evangelho simples e genuíno, não deixava de se pregar o arrependimento como fundamento para a fé cristã.
·         O arrependimento para produção de vida.
O escritor aos Hebreus diz que nenhuma correção é motivo de gozo ou alegria, mais sim de tristeza (Hb 12.11). Mais aquele por quem se aceita a correção surgirão novos frutos em sua vida. Uma das maiores dificuldades no homem (e também em muitos que se dizem cristãos) é aceitar que precisam se arrepender de certas atitudes. Paulo orientou aos Coríntios que a tristeza segundo Deus opera para a salvação: II Corintios 7:10 - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte. Dizendo: Deus pelo Seu Espírito nos corrige para que alcancemos a salvação e não sejamos lançados fora da sua presença. Aos Romanos, Paulo também os previne acerca da necessidade do arrependimento, levando em conta a bondade de Deus aguardando o homem a se arrepender: Romanos 2:4 - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Se quisermos ter uma vida renovada em Cristo Jesus, precisamos reconhecer e aceitar o chamado de Deus para o arrependimento.
·         Arrependimento como dever.
De maneira resumida, colocarei algumas referencias adiante mostrando que o arrependimento não é uma escolha em nossas vidas. Não posso querer me arrepender ou não, se arrepender é um dever na vida de um cristão: Ezequiel 18.31, Joel 2.12, Lucas 13.2,3, Atos 17.30. Consulte esses versículos, isso dará mais confiança para viver e para pregar ao nosso próximo.
·         Arrependimento deve vir acompanhado de frutos que comprovam suas palavras.
Muitos chegam ao final de um culto e choram, fazem promessas, declarações e votos dizendo que estão arrependidos e vão mudar, mais tudo dura um só momento, basta sair pelas portas da igreja e as aves do céu roubam a palavra. Muitos se apresentam na emoção, e acabam trazendo sobre si mesmo condenação. O verdadeiro arrependimento é acompanhado por atitudes, frutos dignos de arrependimento.
Temos o exemplo de Josias (2Rs 33219), Os ninivitas (Jn 3. 6-9), Pedro (Mc 14.72), Davi (Sl 51.1-4), o filho prodigo (Lc 15. 18-21). Essas entre outras passagens comprovam que ouve contrição com frutos.
Não adianta fazer teatro, Deus conhece nossas vidas. Sejamos sinceros e nos apresentemos com frutos dignos de arrependimento.
·         Correção desprezada. A punição como recompensa.
Será muito triste final daqueles que rejeitam a correção não gerando o arrependimento. Deus disse a Noé que o coração do homem é mau desde a meninice (Gn 6.5), e como isso é notável em nossos dias e revelado pelas Escrituras que será também no fim dos tempos. Mesmo Deus desprezando os homens, trazendo sobre eles correção, ainda assim eles escolherão blasfemar contra Deus, resistir ao Espírito e serem condenados pela sua soberba. Os versículos a seguir mostram o quanto o homem é mau e orgulhoso, se tornando inimigos de Deus até o fim de suas vidas: Jeremias 2.30, Jeremias 5.3, Amós 4.9, Sofonias 3.7, Apocalipse 16.11.
Se os homens rejeitam o próprio Deus, quem somos nós simples mortais a convencer esses arrogantes? Somente a misericórdia de Deus para eles.
A soberba precede a ruína. Ninguém pode escapar das Escrituras, cada um de nós dará conta a Deus de si mesmo, e a Bíblia será testemunha do nosso orgulho, da nossa incredulidade, se assim não nos arrependermos (Pv 28.14, Pv 29.1, Rm 2.5, Hb 3.13).

Conclusão:
Somente os arrependidos alcançarão o favor do Senhor. E um aviso: Esaú tentou achar lugar de arrependimento com lágrimas, mais já era tarde demais, que esse não seja um de nós para a glória de Deus.

Hebreus 12:17 - Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou.

Maranata! Ora vem Senhor Jesus!
Pastor Jeferson Rangel


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...