sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nossas fraquezas produzem força


Nossas fraquezas produzem força
Texto: II Corintios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.
Introdução.
Quando começamos a praticar alguma atividade física, no inicio parecemos tão fracos comparado aos outros que estão à mais tempo do que nós. Olhamos para eles e não há nenhum questionamento, reclamação, desanimo desistência de fazer o exercício que para nós é tão difícil.
Por que para eles parece tão fácil, mais para os iniciantes é uma dificuldade? A resposta é simples, porém a pratica da resposta é mais complicada. A resposta é: quanto mais praticamos, mais resistentes ficamos.

·        Somos fracos quando nos convertemos.
A bíblia diz que nascemos de novo: I Pedro 2:2 - Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. Se nascemos de novo, somos recém-nascidos na fé, aprendendo todos os dias as lições do Reino de Deus. Não quero dizer aqui que o poder do Espírito Santo não tem valor sobre a vida dos “recém-nascidos”, e sim que nossa estrutura espiritual está sendo fortalecida diariamente.
Vemos que Pedro já estava há 03 anos andando com Cristo, porém ele ainda estava aprendendo as lições do Reino, sua estrutura espiritual era fraca, e Satanás queria cirandar com a vida de Pedro, porém Jesus intercedeu por Pedro à Deus: Lucas 22:31-32 - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

·        Para que haja fortalecimento é necessário exercícios.
Somos tentados todos os dias. Vivemos em um mundo caído, onde o maligno atua grandemente nos pensamentos das pessoas. O próprio Cristo ensinou seus discípulos que no mundo teríamos aflições: João 16:33
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
Porém as aflições e tribulações fazem parte da vida terrena de um cristão. Podemos chamar essas provas de exercícios espirituais para que aja um fortalecimento da nossa estrutura de cristão.
Diversos são os testes que nos confortam, que nos ajuda a passar pelas tentações sabendo que elas estão nos aperfeiçoando, sustentando e produzindo força.
Vejamos alguns deles:
Atos 14:22 - Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Romanos 5:3-4 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência. E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
I Tessalonicenses 3:4 - Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.
Tiago 5:10 - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
Salmos 34:19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.

Colossenses 1:24 - Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;
II Tessalonicenses 1:4 - De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais;
II Timóteo 2:3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
II Timóteo 4:5 - Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.


·        Quanto mais somos provados, mais somos fortalecidos.
O versículo chave desse estudo é de fácil compreensão: II Corintios 12:10 - Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. O texto nos fala de um espinho na carne (uma tentação, aflição) que Paulo tinha. Isso o incomodava a ponto dele ter orado 3 vezes para a retirada desse espinho. Cristo o responde dizendo: II Corintios 12:9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Então Paulo conclui seu sermão dizendo que passara a ter PRAZER nas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições, angustias por amor de Cristo. Pois o PODER DE DEUS é aperfeiçoado, exercitado nas fraquezas.
É uma forma de Deus trabalhar na vida dos escolhidos. Paulo mesmo disse que Deus escolhe os fracos para confundir os fortes: I Corintios 1:27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
Os heróis da fé enfrentaram muitas provações e aflições, porém deixaram para nós um segredo no momento das fraquezas: Hebreus 11:33-34 - Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões. Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Conclusão.

Não desanime diante das provas, aflições, tentações. Deus não nos deixará ser tentados acima do que podemos suportar. E lembre-se: Em nossas fraquezas, nos tornamos fortes. Recorra ao Teu Salvador porque Ele pode te ajudar: Hebreus 2:18 - Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.

Pastor Jeferson Rangel

 Maranata! Ora vem Senhor Jesus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...