sábado, 29 de julho de 2017

Comportamento cristão - Estudo


Comportamento cristão.
Texto base: I Tessalonicenses 4:1- FINALMENTE, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.

Antes de tudo, quero aqui destacar que minha posição pessoal em relação aos assuntos tratados nesta apostila é de cunho espiritual. Não tenho nada contra pessoas que se tatuam (eu mesmo possuo, pois adquiri antes de Cristo), que usam piercing, que possuem dezenas de cirurgias plásticas. Compreendo a liberdade de expressão e estilo de vida. Cada um possue seu credo, suas concepções de vida, suas filosofias e estilos. Jamais quero atacar qualquer pessoa. Minha posição aqui, será como um servo, que expõe as Escrituras acerca do comportamento daqueles que ingressaram na fé, que assumiram uma postura cristã, que declararam publicamente a fé em Cristo Jesus.
Assim sendo, não irei aplicar doutrinas. Iremos ver juntos, com o auxílio do Espírito Santo, a maneira como convém andar os santos.
O texto de Paulo acima descrito, já nos leva a um raciocínio: Como convém andar e agradar a Deus, para que possais progredir cada vez mais.

·         Devido a polêmica do assunto, se faz necessário o leitor abrir o coração, sem antecipação de juízo ou julgamentos. Ainda que haja uma definição estabelecida no coração sobre o assunto, leia, ouça de bom grado, caso contrário, a palavra não alcançará o seu coração.

NÃO HÁ MUITA DIFICULDADE EM COMPREENDER O ASSUNTO

Quando digo que não há muita dificuldade em compreender o assunto, digo, porque alguns textos nos deixam claro a maneira como devemos viver como cristãos. Embora não haja, nenhuma proibição bíblica para o uso de tatuagens, piercings, cirurgias plásticas e músicas seculares, todavia, podemos perfeitamente compreender a vontade de Deus para nós em outros textos.
A questão não é se pode ou não pode, e sim qual a motivação do meu coração para determinados comportamentos e atitudes que irei tomar em relação ao meu corpo agora que estou em Cristo Jesus.
O assunto é exclusivo para os cristãos, que vivemos debaixo da regra de fé que são as Escrituras Sagradas. Não o que o homem diz, o mundo diz, outros dizem. E sim o que Deus diz, como Deus vê, como Deus reage àqueles que são chamados para uma vida diferente não apenas em obras, mais também em comportamento.
Ninguém é obrigado a acreditar naquilo que está escrito, que será meditado aqui. Muito menos de se sentir ferido ou agredido em seu comportamento. Apenas iremos expor, pelo Espirito do Deus Eterno, a posição bíblica sobre nossas vidas. Que Deus conceda graça e entendimento a todos nós.

DEUS E OS HOMENS

Primeiro, quero pegar o texto de 1 Coríntios 10. 1-33. Nele, temos a lembrança do povo no deserto, caminhando com Deus. Paulo traz para Coríntios o exemplo deles, afim daqueles irmãos não cairem na mesma tentação, no mesmo erro que eles cometeram, que não houve da parte de Deus nenhuma aprovação ou descaso, pelo contrário, a consequência foi dura.
Não podemos esquecer, jamais, que tudo quanto fazemos quer por meio do corpo, quer por meio das palavras, quer por meio dos pensamentos, são julgados por Deus. Não pense diferente, mesmo que a facilidade tenha entrado dentro dos templos, Deus não muda: Ele é Santo e justo Juiz.

Vamos aos texto:
I Corintios 10:1-33
1 - ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
2 - E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,
3 - E todos comeram de uma mesma comida espiritual,
4 - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
5 - Mas Deus não se agradou da maior parte deles, por isso foram prostrados no deserto.
Paulo foi levado pelo Espírito Santo, a ensinar àqueles irmãos que a vida com Cristo, embora seja debaixo da graça por meio da fé, não pode ser levada de qualquer maneira. Ainda que Deus havia tirado o povo dele da escravidão, Deus não perdoou os atos de rebeldia daquele povo, deixando bem claro que o próprio Deus não se agradou da maior parte deles. Paulo traz o exemplo daqueles dias, para a igreja de Cristo, que serve para nós também.

6 - E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7 - Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8 - E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
9 - E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
10 - E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11 - Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
12 - Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Paulo traz à memória e conhecimento dos irmãos, o episódio do Exodo 32, quando Moisés foi ao monte ao encontro com Deus, pela demora de Moisés, o povo aperta Arão que ficou responsável pelo mesmo, querendo um deus. Arão retira as jóias, lança ao fogo e um bezerro vem à tona, sendo esse agora o deus que libertou Israel do Egito.
Vejamos que o povo quer continuar tendo um deus, continuar de certa forma dizendo ser obediente a um deus, quer continuar sendo um religioso, mais que esse não interrompa nos seus atos. Mais Paulo diz que toda a desobediencia trouxe uma consequencia. A idolatria, a prostituição, a tentação e murmuração trouxe a justa recompensa. Agora, Paulo alerta: Quem está de pé, olhe para que não caia.

13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
14 - Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
15 - Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
16 - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo
17 - Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
18 - Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
19 - Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
20 - Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
22 - Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
Os Coríntios ouvem a seguinte mensagem: Ou seremos participantes da mesa do Senhor, ou participantes da mesa dos demônios. Ou vivemos para glória de Deus e alegria de Deus, ou viveremos a vergonha daquele povo diante dos olhos do Senhor.
Não podemos andar nos dois caminhos, servir a dois senhores. A questão é: Vamos irritar ao Senhor? Aqueles que estão em Cristo devem se apartar da iniqüidade. Quem está em pé, cuide para que não caia.

23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
24 - Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.
25 - Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência.
26 - Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude.
27 - E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
28 - Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude.
29 - Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?
30 - E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças?
31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
32 - Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
33 - Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
Vejamos bem: Todas as coisas são lícitas. Mais nem todas as coisas convém.
Todas as coisas me são lícitas. Mais nem todas as coisas edificam. Ninguém busque seu próprio proveito, mais antes cada um o que é do outro.
Essa parte foi necessária para entendermos que Deus não mudou, o homem não mudou. Da mesma forma que o ser humano deseja ter um deus e viver de maneira independente, assim também muitos pensam que podem viver em Cristo, por isso Paulo trouxe esse paralelo para a compreensão dos novos cristãos.

TATUAGEM E PIERCIENG

A origem da tatuagem, remota a pelo menos 3.000 A.C.
A tatuagem é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de uma arte permanente feita na pele humana que, tecnicamente, consiste em uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas.
Diversos são os motivos que são levados os homens a tatuar. Países, culturas, tribos, religiões, cada uma delas tem seus propósitos para a “marcação do corpo”.
A única menção nas Escrituras, acerca da marcação do corpo está em:
Levítico 19:28 (corrigida fiel) - Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.
Levítico 19:28 (versão King James): Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:28 (versão Portuguesa): Não fareis lacerações na vossa carne pelo mortos, nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.

O texto está unido a uma outra série de exigencias à Israel, muitas morais (que ainda perduram) e outras cerimoniais (que se findaram em Cristo). Não há outro texto seja no Antigo ou Novo Testamento, que trate do assunto. Não temos, em nenhum momento realmente um versículo que diga: É proibido marcar o corpo, ou tatuar o corpo. Podemos então dizer: Então está liberado! Sim e não.
Vamos analisar alguns textos, incluindo a questão de uso de brincos, (em homens), piercings e cirurgia plástica. Pois não há nas Escrituras nenhum texto que reprove ou aprove tais práticas.

I Corintios 10:23 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Todas as coisas me são lícitas, sou livre em Cristo. Mais nem todas as coisas convêm. E por que? Porque em Cristo sou nova criatura. Não vivo mais para mim, mais para Aquele que me amou. Todas as coisas são lícitas, mais nem todas edificam. Sou livre, mais devo buscar um crescimento espiritual, um alicerce que me fortalece e me leva a crescer em Cristo.
I Corintios 6:12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Todas as coisas me são lícitas, mais não me deixarei dominar por nenhuma delas. Sou livre em Cristo, mais entendo que certas coisas me levarão à morte espiritual, dominarão meus desejos, meus caminhos, minhas decisões. Não permitirei que reine em mim o pecado.
I Corintios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, façais para a glória de Deus.
Aqui está o discernimento e a maturidade: O que irei fazer em meu corpo (tatuagem, piercing, cirgurgias plásticas), irá promover glória a Deus? Irá promover a edificação do Reino de Deus? Irá trazer benefícios para a vida cristã? Irá motivar os ímpios a serem santos, a buscar o Senhor? Irá levar meus irmãos a serem mais firmes na fé?A resposta deve ser sincera.
Suas cirurgias plásticas, tem a intenção de te fazer bem, ou para exibição do seu corpo?
Quero destacar aqui o comportamento de Paulo em relação aos outros irmãos quanto a edificação do Reino:
Romanos 14:19-21 - Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
I Corintios 9:19-23 - Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.- E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
I Corintios 10:32-33 - Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.
Hebreus 10:24 - E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
Podemos ver que a preocupação de Paulo é sempre a mesma: A edificação do Reino e a edificação do irmão em Cristo. Resumindo, ele deixa de viver “bem” para fazer com que as almas sejam edificadas. Sempre servindo, e passando a lição adiante, afinal, Cristo não agradou a si mesmo.
Romanos 15:1-31 - MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

Resumindo: Podemos até tatuar o corpo, colocar piercings e brincos, moldar todo o corpo com diversas cirurgias plásticas e viver como achamos melhor. Mais uma coisa é fato: Deus vai pesar nossas intenções, e se em alguma coisa eu trouxer escândalo, uma palavra é certa para me julgar:
Mateus 18:7- Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
E para finalizar: Os pais tem autoridade sobre os filhos. Se os mesmos fazem contra a vontade do pai, qualquer um desses atos, o mesmo fica debaixo de uma desobediência, trazendo sobre si a condenação.

MÚSICAS SECULARES

Certamente existem centenas de músicas que não agridem nossos ouvidos e muito menos poluem nossos corações.
Muitas são as músicas que possuem do início ao fim, uma letra saudável, bela e até edificante.
A questão das músicas seculares, também não possuem nenhum versículo bíblico para reprovação, mais temos por Paulo um conselho:
Filipenses 4:8- Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
A música deve trazer para nós cristãos um ato de louvor à Deus. Se cantamos qualquer outra música para movimento do corpo, ou romantismo, ou qualquer outro gênero que tende a afastar nossos pensamentos de Deus, devemos atentar e sermos realistas, que não nos fará bem algum.
É uma questão de analisar a vida espiritual: Te faz algum bem (falando espiritualmente) as músicas seculares? Te levam a refletir sobre a glória de Deus? Sobre a santidade de Deus? Te leva a buscar uma santidade? Devemos ser sinceros conosco mesmo, e não permitir ser levado à ruína espiritual.
Também devemos saber, que nem tudo que se diz gospel ou cristã deve ser cantado. Não é porque possuem uma boa melodia, um bom arranjo e  embala as multidões, que devemos colocá-las na ponta de nossa língua.
Diversos são os “hinos” confusos, que se misturam sem sincronia bíblica, apenas para serem vendidas.
Resumindo, posso ouvir? Pode claro, no entanto, pondere sua vida espiritual, te digo com toda certeza: Apenas o que glorifica a Deus, O Espirito Santo irá testificar, fora isso, saiba que Deus não terá parte contigo.

Conclusão.
De fato, não há para nós versículos que proíbam o uso de tatuagens, piercings, brincos, cirurgias plásticas e músicas seculares no repertório dos nossos ouvidos. No entanto, a pergunta é bem simples: Estamos preocupados mesmo em ter uma vida santa? Realmente nos importamos com o próximo (cristão)? Temos de fato, interesse em promover a edificação do Reino de Deus?
Cabe a você mesmo responder, eu não posso. Mais lembre-se: Deus julga a intenção do seus atos, e jamais você irá conseguir mentir para Deus.

Deus em Cristo esclareça cada fato.

Em Cristo,


Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...