sábado, 8 de julho de 2017

Conhecendo nosso oponente - estudo


Conhecendo nosso oponente.

Efésios 6:12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

O que nós cristãos precisamos saber, é que estamos em guerra. Um confronto real. E o que deve ser mais levado a sério ainda, é que estas batalhas são invisíveis, espirituais. Travadas todos os dias, sem descanso.
Essa talvez seja a causa de termos tantos homens e mulheres atingidos, feridos e até mortos no campo de batalha, por viverem de maneira displicêntes, sem preocupação quanto suas posições e estruturas, e por falta de conhecer seu oponente.
Não vivemos em um parque de diversões. Ser cristão é está em constante batalha, é um campo de guerra, e apenas os que levam isso a sério vencerão a guerra. Pense nisso.

Veremos aqui:
Quanto ao nosso oponente:
1- Você conhece seu oponente?
2- Você conhece as armas do seu oponente?
3- Você conhece as estratégias do seu oponente?
4- Voce conhece o objetivo do seu oponente?

Quanto a nós, cristãos:
1- De que maneira você enxerga seu oponente?
2- De que maneira você luta contra seu oponente?
3- Quais armas você usa contra seu oponente?
4- Como você se comporta no campo de batalha?

Se conseguirmos assimilar uma parte daquilo que iremos aprender aqui com as Escrituras, seremos soldados que mesmo feridos, mal-tratados, esquecidos e odiados, iremos vencer a guerra e poder dizer como Paulo: Combati o bom combate, encerrei a carreira, guardei a fé.

Quanto ao nosso oponente

1- Você conhece seu oponente?
Escuto muitas pessoas dizerem que pisam na cabeça do diabo, que ele está derrotado e brincam com um ser que deve ser olhado com outros olhos.
Não digo de ter medo, ou estar sujeito às suas artimanhas e empreitadas, mais pelo fato das Escrituras descreverem nosso oponente com características que devem ser vistas com cautela e seriedade. Vejamos:

Pelo menos 11 fatos sobre ele:
1- Seu nome era Lúcifer (portador da luz, estrela da manhã), antes da queda:
Isaías 14:12 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

2- Ele era o querubim ungido de Deus:
Ezequiel 28:14 - Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

3- Ele era a perfeição da sabedoria e da beleza:
Ezequiel 28:12 - Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

4- Ele caiu pelo orgulho:
Ezequiel 28:17 - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. 
I Timóteo 3:6 - Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.Qual foi a condenação do diabo? O orgulho.

5- Ele tentou roubar o trono de Deus:
Isaías 14:13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

6- Ele queria ser como Deus:
Isaías 14:14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

7 - Ele possui inteligência:
II Corintios 2:11 - Porque não ignoramos os seus ardis.
II Corintios 11:3- Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
Gênesis 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.Vejamos bem esta passagem: Satanás conseguiu persuadir Eva, ainda antes da queda, a se voltar contra Deus.
II Corintios 4:4 - nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Seria possível a qualquer um de nós ter vivido cego durante anos pelo nosso oponente, ele tem esse poder sobre os incrédulos, como um dia nós fomos. Isso mostra o quanto fomos tolos, achando que temos opinião própria sobre Deus, quanto na verdade, satanás nos mantinha cegos.

8- Ele possui memória:
Mateus 4:6 - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Mateus 8:28-29 - E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?

9- Ele possui vontade:
II Timóteo 2:26 - E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.
Atos 5:3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?Ele quis que Ananias mentisse, e conseguiu.
Lucas 22:31 - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo.

10- Ele possui ira:
Apocalipse 12:12 - Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
Apocalipse 12:17 - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.
I Pedro 5:8 - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

11- Ele possui grande habilidade organizacional:
I Timóteo 4:1 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
Apocalipse 2:9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Agora, alguns fatos sobre as suas atividades:

1- Ele tem suas doutrinas:
I Timóteo 4:1 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.
Gênesis 3:13 - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Jeremias 23:26-27 - Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal.
Mateus 24:5 - Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.
Mateus 24:11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
II Pedro 2:1 - E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

2- Ele tem seus adoradores:
Apocalipse 13:4 - E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

3- Ele tem seus ministros:
II Corintios 11:14-15 -  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

4- Ele tem seus milagres:
II Tessalonicenses 2:9 - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.
Mateus 24:24 - Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

5- Ele tem seus sacrifícios:
I Corintios 10:20 - Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.

6- Ele rouba a Palavra de Deus dos corações dos homens:
Mateus 13:19 - Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.

Podemos observar, que vivendo de qualquer maneira, certamente o maligno irá nos abater. Não seremos páreo para enfrentá-lo, se achamos que servir a Deus é frequentar um instituição religiosa com seus dogmas, seguir mandamentos de homens, e não buscarmos uma vida de renúncia para santificar nossa vida, seremos presas fáceis.
De que maneira podemos enfrentá-lo? De que maneira podemos ter a certeza que sairemos vencedores das batalhas?
Precisamos observar as Escrituras nesse assunto, e extrair para nosso cotidiano, tudo quanto a mesma nos ensina.
Muito se fala sobre batalha espiritual, mais pouco se usa a Bíblia no texto e contexto. Vivem mais de experiências próprias com versículos isolados para confundirem os indoutos.
Mais se seguirmos o padrão bíblico, venceremos.
É muito importante observar, que nessa luta espiritual, qualquer tentativa na carne de lutar será inútil, nem adianta entrar na batalha, a derrota é certa. Por isso Paulo disse:

Efésios 6:11-12- Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Nossa luta não é contra pessoas, nossa lutra é contra espíritos imundos que agem nas pessoas. Por isso devemos nos revestir de maneira espiritual.
Paulo ainda disse que nossas armas são espirituais:
II Corintios 10:3-4 - Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne.- Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas.
Paulo tipificou o cristão como um soldado, e assim como o mesmo veste uma armadura, nós também devemos estar revestidos. Porém, ele usou a simbologia de cada parte dessa armadura, de maneira diferente. Vejamos:
Efésios 6:13-17
13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Primeiro vemos que a armadura vem de Deus, para combater contra o dia mau.
14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça.
Cingindo vossos lombos com a verdade (palavra), e a couraça da justica (ser justo).
15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.
Calçando o evangelho da paz (o andar cristão deve ser no evangelho).
16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Escudo: (a fé)
17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Capacete: (salvação, mente em Cristo, pensamentos na eternidade).
Espada: (arma de ataque) a palavra de Deus, como disse o escritor aos Hebreus:
Hebreus 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Jeremias 23:29 - Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?
I Corintios 1:18 - Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
II Timóteo 3:16-17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Se buscarmos estar revestidos com as armas acima, certamente enfrentaremos batalhas mais confiantes.
Temos o poder da oração, a mais poderosa arma do cristão. Talvez por isso seja tão dificil de ser praticada. Pois satanás sabe, que o cristão que não ora, não tem virtude, confiança em Deus, graça, ousadia.
Jesus foi o maior exemplo de uma vida de oração, e certamente, sua vitória contra o diabo vinha de sua intimadade com O Pai.
O escritor aos hebreus escreveu:
Hebreus 5:7 - O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.

Jesus rogou ao Pai por Pedro quando satanás pediu para peneirar a esse:
Lucas 22:31-32 - Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
Pedro teve uma vida com Deus. Errou, mais buscou a Deus em arrependimento. Aprendeu com seu erro, e deixou escrito:
I Pedro 4:7 - E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
A oração sempre foi tida na vida da igreja como uma prioridade e uma necessidade. Na epístola de Tiago, temos um glorioso ensino sobre o tema:
Tiago 5:13-16
13 - Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
15 - E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
A oração nos proporciona sabedoria, tão importante para enfrentarmos as estratégias do nosso oponente:
Tiago 1:5-  E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Talvez parte de nossos sofrimentos provenha da falta de sabedoria. Em agir de maneira irracional, impulsiva, momentânea.
Orar em favor de adquirir sabedoria, muito contribui para nossa jornada.

Conclusão.

Temos um oponente, que fará de tudo e usar todas as armas e estratégias para nos derrotar. Apenas aqueles que sabem usar as armas espirituais sairão vencedores nas batalhas. Se revista da armadura de Deus e continue no combate!

Em Cristo,

Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...