sábado, 15 de julho de 2017

Depressão espiritual - Estudo


Nota: O presente estudo contém informações médicas para nosso aprendizado sobre uma doença que é medicada, todavia, pode voltar a qualquer momento em qualquer um de nós: a depressão.
Meu intuito, é trazer uma análise introspectiva dentro dos sintomas apresentados por especialistas, afim de que possamos nos tratar, não com medicamentos terrenos, mais sim com o poder de Deus.
Creio, que o Espírito Santo, irá tratar nossas almas abatidas e angustiadas, que deixaram de sentir prazer pelas coisas do alto, e nos fará ver dias melhores. Bom estudo!
Jeferson Rangel.


Depressão espiritual

Salmos 42.3 - Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, porquanto me questionam o tempo todo: “Onde está o teu Deus?”
Salmos 42.5 - Por que estás assim tão abatida, ó minha alma? Por que te angustias dentro de mim? Deposita toda a tua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei por seu livramento; Ele é o meu Salvador.
Salmos 42.10 - Como uma espada, que perfura meu corpo e atinge os ossos, é a aflição produzida pela zombaria dos meus adversários, questionando-me sem parar: “Onde está o teu Deus?”
Salmos 42.11 - Por que estás assim tão triste, ó minha alma? Por que martirizas o meu ser? Põe a tua esperança em Deus! Porquanto ainda o louvarei por tua presença salvadora, ó meu Deus.
A condição espiritual e emocional do salmista é revelada nitidamente a todos nós: um estado de depressão espiritual.O salmista não tem vergonha de expressar sua condição. De colocar para fora seus medos, terrores, aflições e desespero. Aliás, os mais notáveis homens de Deus não se escondiam em seu mundo interior, antes, enfrentavam seus desafios emocionais, espirituais e físicos, sempre se prostrando perante Deus e clamando por ajuda.
Neste estudo, gostaria de abordar uma condição tão comum em nossos dias. Uma condição que não podemos tê-la como normal, não podemos tê-la como parceira da nossa vida. A depressão espiritual impede o desenvolvimento do cristão, impede o avanço do Reino, impede a alegria da salvação, impede os propósitos de Deus em nós.
Abaixo, um trecho do livro do Dr. Martin-Lloyd Jones, sobre o quadro na vida dos cristãos:

De certa forma, um cristão deprimido é uma contradição de termos, e é uma péssima recomendação do evangelho. muitas vezes os cristãos parecem estar em perpétua depressão, com uma aparência de infelicidade, falta de liberdade e ausência de alegria. Não há dúvida que esta é a razão principal porque tantas pessoas deixaram de mostrar interesse pelo cristianismo.
Portanto, é necessário, não só por amor a nós mesmo, mas por amor ao reino de Deus, e pela glória do  Cristo em quem confiamos, representar a Ele e Sua causa, Sua mensagem e Seu poder de tal maneira que homens e mulheres, em vez de se oporem, sintam-se atraídos e persuadidos ao nos observarem, sejam quais forem nossas circunstâncias e nossa situação. Precisamos viver de tal forma que eles sejam compelidos a dizer: "oxalá eu pudesse ser assim, oxalá eu pudesse viver neste mundo como essa pessoa vive!". Mas é óbvio que se vivermos em depressão, jamais nossa vida terá esse efeito sobre os outros.
Achamos que toda verdade pode ser apresentada em poucos minutos. Mas o fato é que isso não é possível; e a razão por que tantos hoje em dia estão vivendo uma vida cristã superficial, é que não estão dispostos a tomar tempo para se examinarem a si mesmos.
A arte maior na questão da vida espiritual é saber como dominar-se. Um homem precisa ter controle sobre si mesmo, deve falar consigo mesmo, exortar e examinar a si mesmo. Deve perguntar à sua alma: "Por que estás abatida?" "Como pode se abater assim?" Você como ele, precisa se voltar para si mesmo — repreendendo, censurando, condenando, exortando — e dizendo a si mesmo: "Espera em Deus", em vez de resmungar e murmurar dessa maneira infeliz e deprimida. E então deve prosseguir, lembrando-se de Deus: quem Ele é, o que Ele é, o que Ele tem feito, e o que tem prometido fazer. Tendo feito isso, termine com esta nota de triunfo: desafie a si mesmo, desafie os outros, desafie o diabo e o mundo todo, dizendo com este homem, "Eu ainda o louvarei. Ele é a salvação da minha face, e o meu Deus".

A depressão

Abatimento; enfraquecimento físico ou moral; desânimo; esgotamento.A depressão é um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. No sentido patológico, entre os sintomas, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.
Não podemos olhar para esse quadro como se nunca pudesse nos atingir, pelo contrário, estamos e somos sujeitos a diversas situações em nossas vidas que podem nos levar a um quadro depressivo. É inevitável não correr esse risco, até porque estamos vivos.
E não podemos achar que isso acontece apenas com os fracos, ou os de cabeça fraca, ou até mesmo com pessoas que não tem “Deus no coração”. As emoções humanas nos pregam surpresas. O que dizer do homem de Deus Elias? Depois de uma experiência tão viva e poderosa com Deus, quem poderia dizer que esse homem pediria a morte? Perderia o desejo de viver por apenas saber que uma mulher queria ver sua morte?Abaixo, algumas passagens de homens de Deus, que tiveram um ministério, uma vida com Deus, e enfrentaram conflitos internos que os levaram a um estado depressivo:
I Reis 19:4 - Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
Eclesiastes 2:17 - Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.
Jeremias 20:14-18
14 - Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz.
15 - Maldito o homem que deu as novas a meu pai, dizendo: Nasceu-te um filho; alegrando-o com isso grandemente.
16 - E seja esse homem como as cidades que o SENHOR destruiu e não se arrependeu; e ouça clamor pela manhã, e ao tempo do meio-dia um alarido.
17 - Por que não me matou na madre? Assim minha mãe teria sido a minha sepultura, e teria ficado grávida perpetuamente!
18 - Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha?
Jonas 4:3 - Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Não há para nenhum de nós garantia que dias assim não possam nos visitar. A grande questão será como vamos nos comportar nesses dias. Se deixarmos a depressão se instalar em nossa alma, seremos abatidos. O salmista gritou para dentro de si e exclamou: Por que estás abatida oh minha alma? E por que te pertubas dentro de mim?
Precisamos enfrentar o problema, e não permitir que o mesmo domine nossa alma.

Sintomas da depressão

Embora os sintomas abaixo se refiram a depressão como estado de doença, e seja vista mais como a depressão na alma humana, e não diretamente a depressão espiritual, os sintomas apresentados nos dão uma visão, de como podemos ficar:
  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia;
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis;
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia;
  • Falta de vontade e indecisão;
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio;
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte;
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio;
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento;
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido;
  • Perda ou aumento do apetite e do peso;
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Os sintomas apresentados acima, são descritos por profissionais da área. São realidades frequentes na vida de milhões de pessoas. Inclusive entre cristãos. Afinal, um cristão também é um ser humano. Não podemos achar que estamos imunes. No entanto, precisamos enfrentar o problema. Reconhecer o problema. Decidir lutar contra o problema.

Para o tratamento da depressão, existem mais de 30 tipos de medicamentos, que apenas são considerados como tratamentos de prevenção e manutenção. Podemos concluir que não curam, apenas previnem e mantém o paciente refém do mesmo.
Mais para nós, temos em Deus a nossa cura. Todos esses homens que enfrentaram a depressão espiritual, foram tratados diretamente por Deus. Expuseram seus sintomas e foram tocados pelo Espírito de Deus.
Não descarto que o uso de medicamentos em nossos dias podem resolver problemas de depressão, mais nós que cremos no poder de Deus, devemos recorrer à oração, quebrantamento, despojar dos medos, aflições, e pertubações da alma perante Aquele que é poderoso para nos curar e restaurar.

O estado do salmista, suas indagações e sua esperança


Não sabemos o que mais pode ter levado o salmista no estado de depressão espiritual, mais as informações deixados nos salmos, nos trazem um pensamento. Ele relata:
Salmos 42.10 - Como uma espada, que perfura meu corpo e atinge os ossos, é a aflição produzida pela zombaria dos meus adversários, questionando-me sem parar: “Onde está o teu Deus?”
Não havia como escapar. Seus adversários se contrapunham sobre ele. Assim também acontece conosco quando Deus quer nos aperfeiçoar: permite a zombaria dos adversários. Permite a voz do inimigo penetrar o profundo de nossa alma e rasgar nosso coração.
Mais vejamos como o salmista lidou com esse momento:
Salmos 42.5 - Por que estás assim tão abatida, ó minha alma? Por que te angustias dentro de mim? Deposita toda a tua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei por seu livramento; Ele é o meu Salvador.
1- Por que estás assim tão abatida, ó minha alma:
Não podemos deixar a situação nos dominar. Precisamos dizer a nosso alma: “Ei, não é desse jeito que você deve ficar! Não é dessa forma que Deus quer você! Por que está assim, tão pra baixo! Satanás, esta alma pertence Àquele que me amou e me salvou! Não permitirei você tirar minha paz!.
2- Por que te angustias dentro de mim?
Angústia: um aperto na alma. Um aperto na voz. Um aperto que nos impede de pensar, agir. Domina nosso ser, nossas ações, nossas decisões. Se deixarmos, vamos para o mais profundo desespero.
O salmista gritou para dentro de si: Por que te angustias? Não podes permanecer assim. Vamos! Lute minha alma! Saia dessa condição!
3- Deposita toda tua esperança em Deus.
A solução para seus medos, angústias, desespero, depressão estava em Deus: Deposita toda tua esperança em Deus. Acredite minha alma: Em Deus nós confiamos e cremos que Ele nos livrará desse momento!
4- Pois ainda o louvarei por seu livramento, Ele é meu Salvador.
Ele substitui a angústia pela esperança em Deus, na certeza que aquele momento passaria, e Deus seria glorificado.

Vejamos outro momento de angústia:

Salmos 55:4-8
4 - O meu coração está dolorido dentro de mim, e terrores da morte caíram sobre mim.
5 - Temor e tremor vieram sobre mim; e o horror me cobriu.
6 - Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso.
7 - Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto.
8 - Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade.

Lamentações 3:19-26
19 - Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.
20 - Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim.
21 - Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei.
22 - As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 - Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.
24 - A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto esperarei nele.
25 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 - Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.

A esperança de todos os deprimidos, cansados e abatidos:

Salmos 9:9 - O SENHOR será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia.
Salmos 18:6 - Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
Salmos 50:15 - E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.

Conclusão.
Podemos ser uma vítima da depressão espiritual a qualquer momento, ou já estarmos doentes. Mais sigamos o exemplo desses homens e certamente mulheres, que enfrentarão seus medos e conflitos na presença do Senhor. Clamaram, choraram, se derramaram na presença do Senhor, e então suas almas receberam o refrigério.
Deus possa te levantar. Deus possa te consolar. Deus possa te curar. Em Cristo, somos mais que vencedores. A igreja avançou nas mais densas trevas, e venceu o inferno e a morte. Certamente, se fizermos como eles, também venceremos.

Em Cristo,

Pastor Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...