terça-feira, 29 de maio de 2018

Nossas palavras "voam" - devocional


Não amaldiçoeis o rei nem mesmo em pensamento. Tampouco em seu aposento insultes o rico! Porquanto uma ave do céu poderá levar as suas palavras pelo ar, e seres alados poderão se encarregar de divulgar aos quatro ventos tudo o que disseste!
Eclesiastes 10.20.

Nada fica encoberto, principalmente o que falamos.
Por Jeferson Rangel

Sabe aquela história: “Mais quem tem falou isso? E a outra responde: Um papagaio veio e me contou”. Pois é, ela tem base nas Escrituras.
Não se engane, não nos enganemos! TUDO o que falamos seja de alguém, ou sobre alguém, cedo ou tarde será descoberto.
Mesmo que na Terra não seja descoberto, diante de Deus daremos conta de todas as palavras que um dia pronunciamos.
O texto é bem fácil de entender, e não requer muito entendimento para aprender: Não amaldiçoe ninguém nem em pensamento e muito menos em palavras, pois os anjos vão se encarregar de divulgar aos quatros ventos tudo o que disseste.
Quero lembrar um texto bem esquecido pelos crentes sobre um dos atributos de Deus:
Provérbios 6:16 - Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
Provérbios 6:19 - A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Pessoas que não se importam com essas verdades, na verdade não são cristãs, são adeptas do Cristianismo. Freqüentadores de cultos, simpatizantes do Evangelho, religiosas que confiam em sua própria justiça.
Nossas palavras denunciarão que tipo de pessoas nós somos.
Se minhas palavras se tornarão conhecidas por aqueles de quem falei, seja para o bem ou para o mal, eu deveria tomar mais cuidado com o que eu falo. Digo isso a você também leitor, pois temos a tendência de nos desviarmos da culpa, e sempre achar que é para o outro a exortação que estamos ouvindo.
Cedo ou tarde, minha verdadeira identidade virá à tona. Tornar-se-á conhecida por todos. E não estranhe se as pessoas passarem a ser mais frias, ou indiferentes conosco, é reflexo daquilo que falamos dela e as mesmas já ficaram sabendo.
Talvez você pense, ou diga: Não podemos acreditar em tudo que dizem de nós, e precisamos ter certeza que isso foi verdade mesmo.
Eu DETESTO fofoca, contendas, disse me disse e aquela coisa: Pegue quem falou de mim e vamos resolver a questão. Prefiro sofrer o dano, dobrar meus joelhos e fugir de tudo que pode causar atritos.
Jesus foi difamado, escarnecido, xingado, mais NUNCA foi tirar satisfação.
Quem deve justificar o homem deve ser Deus. Ficar buscando tirar satisfação de tudo que falam de nós é tolice. É viver doente. Infeliz. Mal-humorado.
Diz as Escrituras: Eclesiastes 7:21 - Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras que se disserem, para que não venhas a ouvir o teu servo amaldiçoar-te. Os mais próximos, serão aqueles que terão a chance de falar mal de cada um de nós, no entanto, não apliques o coração a dar ouvidos, pois você, eu, podemos ficar decepcionados.
Deixa para lá, esquece. Apenas ore. Bendiga quem fale mal. Ore por quem te persegue. Ajude a quem não mereça. Pagai o mal com o bem. Ponto. Fim.
Pra que perder tempo alimentando o coração com notícias malignas. Pra que perder tempo com situações que tiram a paz. Extraia as coisas boas da vida. Busque a paz e siga-a!
Há uma ilustração de um jornaleiro mal-humorado que muito ensina sobre o comportamento que devemos ter com pessoas que não estão bem, segue:
Havia um jornaleiro que vivia mal humorado, não gostava do que fazia e ficava sempre irritado. Quando as pessoas chegavam, ele pensava: ´Já vem alguém me tirar o sossego. Todos os dias, uma jovem ia à banca comprar jornal e cumprimentava o jornaleiro com um sorriso no rosto, com educação e gentileza, mas o jornaleiro sempre atratava mal, jogando o jornal e achando ruim. Até que um dia, a jovem foi à banca com sua amiga. O jornaleiro pensou: ´Já não bastava uma, agora são duas pra me encher o saco!µ. Vendo o comportamento do jornaleiro, a amiga pergunta:- Você compra jornal aqui todos os dias?- Sim, por quê?- Este jornaleiro é sempre mal-educado ou é só hoje?- Ora, este é o jeito dele, cada um é como é.- Este cara te trata mal assim todos os dias e você continua tratando-o bem, sendo sempre gentil. Por que você o trata tão bem?- Porque não vou deixar que a atitude dele decida como eu devo agir! Moral da história: Não é porque os outros agem de forma errada e sem educação que também devemos repetir o que eles fazem. Não é porque estão todos estressados à nossa volta que nós tenhamos que ficar também. Está em nós e dependem de nós querer transformar os ambientes e influenciar as pessoas com quem nos relacionamos. Se as pessoas podem te influenciar com o mal delas, você não pode influenciá-las com o seu bem? O seu bem é muitíssimo mais poderoso!Está em suas mãos!
Amigo leitor, se você sofre com situações parecidas com a do texto, busque a face de Deus. Não permita que as palavras que repousam no seu coração te machuquem. Mesmo que elas por um período te motivem a se vingar, a ir de encontro com a pessoa que possa ter falado de você ou de alguém que ame, não se vingue, não se permita ficar nervoso.
Que Deus possa nos ensinar com essa palavra: Tudo o que falo de alguém, seja bom ou seja mal, esse ficará sabendo, então passaremos a sofrer as conseqüências de nossas próprias palavras.
E sejamos constrangidos a falar de coisas boas, e se for para falar de pessoas, que seja para edificação e não para mentiras e difamação.
Em Cristo,
Jeferson Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...