sábado, 5 de agosto de 2017

Angústia - Estudo


ANGÚSTIA
“Superando a tribulação e alcançando o favor de Deus”

Introdução.

Nenhum de nós é tão forte que em algum momento da vida não possamos sofrer por alguma coisa. Certamente, por mais que tenhamos fé, comunhão com Deus, vai existir algum momento em nossa vida que pode nos afligir. Nessas horas, o chão desaparece, o céu escurece, o sentido da vida se perde, e só nos resta chorar.
Hoje, veremos essa situação na vida de uma serva de Deus, que passou por um momento semelhante. Mais quando tudo parecia estar perdido, o favor do Senhor a alcançou.
Assim como Ana, o caminho para nós não será diferente. Se quisermos alcançar o favor Divino para determinada situação, temos que seguir a mesma trajetória, que consistiu em orar ao Senhor.
O objetivo deste estudo é despertar nossa atenção para uma promessa bíblica que temos negligenciado ou dado até mesmo pouca importância em nossas vidas, a oração.
As Escrituras nos mostram vários tipos de orações, oração de arrependimento, oração de suplica, oração de intercessão, oração de entrega, oração de aliança, oração de autoridade, entre outras. Mais hoje vamos aprender mais sobre um tipo de oração: a oração do desespero.
Quem nunca passou, ou não está passando por um momento de desespero? Um momento delicado em sua vida seja familiar, espiritual, financeira, amorosa, não importa, todos nós estamos sujeitos a passar por provações, afinal Jesus disse: No mundo tereis aflições. Mais hoje Deus vai nos ajudar a vencer essas barreiras na oração. Não desanime, a resposta de Deus vai chegar! Alcance sua resposta em oração.
Vamos ler 1 Samuel 1. 9-15.
I Samuel 1:9-15
9 - Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.
10 - Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
11 - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
12 - E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.
13 - Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
14 - E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
15 - Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.

***
Todos nós conhecemos a história de Ana. Uma história bem falada nas igrejas e até mesmo usada para estímulo da fé dos irmãos e irmãs acerca da perseverança dessa serva de Deus. Mais quero me prender em alguns pontos da vida desta mulher, a começar neste versículo: (I Samuel 1:8) - Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 
Veja bem amados, para muitos que estão de fora, sua situação pode parecer boa, estável, tranqüila, mais só quem está sofrendo na pele a situação que pode dizer. É neste momento, que surge a oração do desespero. 

QUANDO SURGE UM OBJETIVO PARA CLAMAR A DEUS?

Ninguém ora, ninguém vai buscar a Deus sem que haja uma circunstancia, sem que não haja uma situação de dificuldade. E na vida de Ana também não foi diferente, o versículo 6 do capitulo 1, nos mostra o momento exato que afligiu a alma desta mulher: “E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.” Ana realmente tinha um motivo.
VOCÊ HOJE TEM UM MOTIVO PARA COMEÇAR A ORAR DIANTE DE DEUS? Ana não podia ter filhos, e sua rival a provocava excessivamente, diariamente, imagine o sofrimento desta mulher.
O que te aflige hoje? Filhos? Casamento? Construção? Família? Espiritual? Material? Emprego? Saúde? Quero te convidar a lançar hoje um objetivo de oração para alcançar o favor de Deus na sua vida. Mais de 3.000 anos se passaram, e o exemplo desta mulher esta vivo ate hoje, podemos aprender muito com homens e mulheres do passado, que passaram por momentos difíceis e alcançaram o favor de Deus. Faça agora, dessa circunstância, um desafio para orar e vencer na oração.

TODA ORAÇAO DEVE TER OBJETIVO.

O que é objetivo? Objetivo é meta. Objetivo é propósito até alcançar o que se deseja, objetivo é materializar o desejo do coração. Sem objetivo amados, não conseguimos superar nossas dificuldades.
1º passo nesta noite: VAMOS COLOCAR UM OBJETIVO DIANTE DE DEUS!
Vamos juntos agora colocar de verdade uma meta para alcançar diante de Deus em oração.
Pare, olhe e escute o objetivo desta serva de Deus: (I Samuel 1:11) - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Precisamos pedir com fé, orar com perseverança e esperar com paciência. Jesus nos ensinou acerca disso. (Mateus 7:7) - Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
(Mateus 7:8) - Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
Mais há algo de muito importante na petição de Ana: o seu voto! Voto é voto queridos, e Deus não se alegra de quem faz votos e não os cumpre.
Deuteronômio 23:21  Quando fizeres algum voto ao SENHOR, teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR, teu Deus, certamente, o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
Deuteronômio 23:22  Porém, abstendo-te de fazer o voto, não haverá pecado em ti.
Deuteronômio 23:23  O que proferiram os teus lábios, isso guardarás e o farás, porque votaste livremente ao SENHOR, teu Deus, o que falaste com a tua boca.
(Eclesiastes 5:4) - Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o.
(Eclesiastes 5:5) - Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.

Precisamos tomar cuidado com nossas orações, costumamos falar no momento do desespero coisas que nunca cumprimos, no momento do afago, da emoção, da unção, prometemos coisas a Deus que nunca fizemos. Ana fez um voto, e cumpriu.
Deus tem prazer em responder nossas orações, mais precisamos cumprir com nossos votos.

(Jó 22:27) -  Orarás a ele, e ele te ouvirá, e pagarás os teus votos.
(Salmos 22:25) -  O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem.






POR QUE ORAR É UM OBSTÁCULO PARA MUITOS?

Aprendemos até aqui, que orações surgem de circunstancias, depois que elas surgem precisamos de um objetivo, e agora estamos prontos para falar com Deus.
Agora que as coisas se tornam mais difíceis para muitos. Gostaria de colocar aqui algumas perguntas:
- Por que quando vamos orar não achamos palavras, mais para falar mais do próximo sempre temos palavras na ponta da língua?
- Por que 1 hora de oração parece uma eternidade e diante de uma televisão é tão pouco?
- Por que em um compromisso de oração sempre estamos ocupados, mais para nossos compromissos estamos sempre disponíveis?
Sabe por quê? Porque Satanás não quer que você converse com Deus! Mais não haverá impedimento se você quiser falar com ele!
Notemos que são bem poucos aqueles que gostam de orar, orar mesmo! Orar com fervor, com súplica com gozo, com alegria, ser arrebatado em oração. Não 2, 3 minutos de palavras decoradas e vazias, que nem alcançam o teto de sua casa, ou da igreja. Não 5 minutos de questionamento com Deus, de murmuração de petição exagerada para você mesmo. Não. Orar com a alma, orar com sentimento, orar de maneira que sinta o céu na Terra, e como se a Terra não existisse. Precisamos entrar em oração sem pressa de sair!
Ouça como Ana orava:
(I Samuel 1:10) - Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
Depois que entrarmos na presença do Todo Poderoso com sentimento, precisamos vencer a oposição, a opressão do adversário e orar com persistência, batendo até abrir.
Ouça Ana neste versículo:
(I Samuel 1:11) - E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Que oração! Que ousadia! Que coragem! Precisamos entrar com ousadia nos Santos dos Santos, a fim de sermos ajudados no tempo oportuno! (Hebreus 4:16) -  Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Ana em oração alcançou a sua petição. Ana em atitudes cumpriu com seu voto, não se lamentou em entregar seu filho ao Senhor, e você? Depois que recebeu sua resposta, o que fez depois disto? Esqueceu de permanecer aos pés do Senhor? Virou as costas e não reconheceu que sem Ele jamais poderia ter saído do estado em que encontrava?
Não deixe que seu coração se esqueça dos benefícios do Senhor.
Ana teve dias difíceis, mais Deus ouviu seu clamor, tirou seu opróbrio, e concedeu dias de paz à ela. Confie que dias assim virão, por maior que seja a tempestade, a bonança virá.

Senhor, oro em nome do teu Filho Jesus por aqueles que estão como esta mulher, amarguradas, atribuladas, sofrendo na alma, afim de que elas alcancem o favor do Senhor por meio da oração, do quebrantamento, da humilhação diante do Senhor. Estende da tua graça e misericórdia. Amém.

Que Deus em Cristo Jesus te abençoe e te guarde.


Pr Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...