sábado, 19 de agosto de 2017

Zelo - Estudo



Zelo de Deus

Leitura: Números 25. 7-13

Se, devido ao excesso de zelo, morrermos antes de alcançar a idade média dos homens, desgastados no serviço do Mestre, então glória seja dada a Deus; não teremos muito da terra, mas teremos muito mais do céu.C. H. Spurgeon

Introdução.
O presente estudo tem como objetivo trazer ao nosso coração um atributo de Deus: O Zelo.
Zelo: Cuidados direcionados a qualquer pessoa ou coisa. Desvelo. Empenho extraordinário na execução dos deveres, das obrigações. Afeição ardente por alguém ou por alguma coisa. Cuidado, afeição.
Zeloso: Cuidadoso, pontual, diligente.
O oposto de zelo é desleixo, negligência.
Negligência tem como significado: falta de cuidado, de aplicação, de exatidão, de interesse, de atenção, descuido, displicência, preguiça.
Deus é um Deus zeloso: Êxodo 34:14 - Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.
Diante disso, podemos concluir que Deus espera do seu povo atitudes que comprovem que somos zelosos pelo seu Reino. O zelo por Deus proporciona mudança nas pessoas. Promove avivamento (conversão e santificação de vidas), e vemos isso nas Escrituras com passagens que veremos ao longo do estudo.
Veremos a seguir, pessoas que mostraram zelo quanto às coisas de Deus e foram lembrados nas Escrituras Sagradas.
Vamos ao texto:

Israel em Sitim.

Sitim foi a última parada dos israelitas antes de entrarem na Terra prometida. A vitória prometida por Deus estava próxima. A Terra que manava leite e mel estava prestes a ser conhecida e habitada pelo povo de Deus.
Onde deveria haver prudência, dedicação, consagração e atenção, houve um total descaso e descuido da parte dos israelitas. A história narra que as mulheres daquele local seduziram o povo de Israel a se prostituirem. As moabitas eram descendência de Ló, nascidas do incesto da primogênita. Uma nação pagã e inimiga de Deus.
A história narra que a nação israelita se prostitui com elas. Aqui vemos que houve total desleixo, total relaxamento e falta de zelo em observar as leis de Deus que proibia o envolvimento com essas mulheres.
Não bastando o contato, eles foram convidados a prestar culto a Baal. Divindade do povo pagão. Além de participarem dos sacrifícios ainda se curvaram perante a Baal.
Como poderia Deus não se irar com tal atitude que demonstra total negligência? Seria Deus injusto em ter se irado? Jamais. Deus é um Deus zeloso, que visita a nossa iniquidade. Cabe a nós como povo santo manter o zelo pelo Senhor, ou haveremos de experimentar sua ira com justiça.
Não espere que Deus compartilhe ou aprove nossa negligência, jamais.

A ira do Senhor.

Assim que Israel comete tal ato, o zelo de Deus é manifestado ao coração de Moisés. Para que a ira de Deus se aplacasse, seria necessário a morte à luz do dia dos cabeças das tribos. E assim foi feito. Moisés ordena aos juízes de Israel que cada um matasse seu homem que havia se ajuntado a Baal, afim de que ira de Deus se desviasse deles.
Vendo a matança, surge um israelita trazendo uma midianita perante seus irmãos à vista de Moisés e de toda congregação chorando.
A atitude desse homem é promover um sentimentalismo no coração de Moisés e dos homens afim de que a congregação sinta pena e deixe de executar a ordem de Deus dada a Moisés, no entanto, algo irá acontecer.
Importante notar, que hoje nós temos muitos que agem da mesma forma, querendo deixar as coisas como estão, arrumando meios para deixar as coisas como estão, não se indispor, não criar conflitos. Mais devemos saber a quem devemos temer, ou a Deus ou aos homens, como disse Paulo:
Gálatas 1:10 - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Finéias, o zeloso.

De repente em meio aquela cena, surge um homem chamado Finéias, filho de sacerdote. O mesmo levanta-se, toma uma lança e vai ao encontro do israelita com a midianita e atravessa a ambos com a sua lança. Neste exato momento, a ira de Deus se desvia, e tudo se acalma.
Vinte e quatro mil mortos naquele dia. O pecado de Israel trouxe trágicas consequências. O desleixo do povo, trouxe uma mancha de sangue na história de Israel.
No entanto, a atitude de Finéias foi louvada pelo Senhor.
Assim disse o Senhor acerca de Finéias: Números 25:11 - Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel. Números 25:13 - E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
O ato louvável de Finéias fez toda a diferença.
Essa é a condição que Deus espera de cada um de nós diante da situação que temos enfrentado a cada dia.A igreja se ajuntou com o mundo, tem se prostituído com suas ideologias, com seus pensamentos imorais, com suas leis contrárias aos mandamentos do Senhor.
Onde estão os Finéas de hoje? Onde estão aqueles que se levantarão com a espada do Espírito em mãos para guerrear contra os falsos mestres? Com quem Deus poderá contar? Você é um deles?
Eis que Deus se lembrará de nosso zelo.

O zelo de Davi manifestado em Cristo.

Nos Salmos 69, que tipifica os sofrimentos do Messias, no verso 9 temos revelado o sentimento de zelo que consumia o interior de Davi: Salmos 69:9 - Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.
Davi era um homem zeloso pelas coisas do Senhor, embora tivesse sido negligente quanto à sua vida pessoal. Mais quanto ao seu capricho, dedicação pelo Senhor, pelo seu Reino, Davi foi um exemplo.
No evangelho de João capitulo 2, temos o Nosso Mestre se aproximando doTemplo, e quando se depara com a situação da casa do Pai, o zelo que possuía pela casa de oração fez com que Ele preparasse um chicote e entrasse no templo colocando a casa em ordem.
No momento em que Jesus está agindo, o coração dos discípulos é levado aos Salmos 69, e eles disseram: João 2:17 - E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
Talvez eles possam ter pensado: Precisa agir sim? Será que Ele não está exagerando? Não precisava ser desse jeito, afinal, eles não estão fazendo nada de mais...
Porém, o zelo de Cristo, é comparado com o zelo de Finéias.
Assim como o Pai testificava do Filho. Deus testificou de Finéias.
Para que o coração dos discípulos não ficassem com dúvidas, Deus lhes revelou os Salmos, para que se lembrassem que Cristo não agiu segundo a carne, mais segundo O Espírito.
A falta de reverência e a total negligência quanto à casa de Deus e as coisas de Deus, consome interiormente àqueles que amam a Deus e O servem com zelo. Testifica assim o Salmista: Salmos 119:139 - O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.


O Zelo de Paulo pela igreja.

Apóstolo Paulo é um exemplo a ser seguido quanto ao capricho com as coisas de Deus. Seu zelo era contagiante. Escrevendo aos coríntios ele disse: II Corintios 11:2 - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
É importante atentar para as palavras de Paulo quanto ao zelo que ele possui: Um zelo que vem de Deus, e não dele mesmo. Paulo tinha esse dever em seu coração. Em Atos 20 nós lemos:
Atos 20:29-31
29 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30 - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
O esse zelo tem a mesma característica do zelo manifestado em Números 25 com Finéas: Manter o povo santo para o Senhor; Paulo em seu zelo, prepara a igreja para se apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
Quando O Cristo glorificado se manifestou a João na Ilha de Patmos, revelando o coração de cada igreja, nos convém atentar para a igreja de Laodicéia:

Apocalipse 3:14-19
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
A exortação cabe a nós em nossos dias. Muitos estão acomodados. Cegos em seus caminhos. Confiantes em suas obras. No entanto, estão apáticos quanto ao dever, apáticos quanto ao zelo por Deus e pelas almas que perecem. Indiferentes quanto as aberrações que ouvimos e vemos em nossos púlpitos. Precisamos ser zelosos amados, honrando ao Nosso Senhor e preocupados com as milhares de vidas que vem sendo enganadas pelos supostos mestres de Deus.

Conclusão
Cristo nos convida a sermos zelosos. Arrepender-se da negligência que tomou conta dos nossos corações e colocar em prática o zelo que ele nos cobra.
Finéias foi lembrado por todas as gerações pelo seu zelo. Cristo foi exemplo para seus discípulos quanto ao zelo pela casa do Senhor. Paulo trabalhou para que a igreja permanecesse santa.
E nós? Do que seremos lembrados? Do zelo, ou do desleixo pelo Reino de Deus?
Como está nossa vida particular com Deus hoje? Temos buscado com zelo ou temos sido negligentes quanto ao dever? Que as palavras de Elias sejam nossas palavras:
I Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

Em Cristo,

Pr Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...