sábado, 26 de agosto de 2017

Maturidade - Estudo


Amadurecer para desenvolver

I Corintios 13:11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
“Você sabe que amadureceu de verdade, quando é capaz de suportar as dores da vida em silêncio” Jey Leonardo. Podemos observar na vida de Cristo e dos apóstolos tal comportamento, quando apenas Deus os ouvia por meio das orações.

É imprescindível para as relações humanas, sociais, morais e espirituais a necessidade de mudança no quesito maturidade. Sem essa mudança, muitos de nós iremos sofrer, não iremos desenvolver, e seremos pessoas amargas e sensíveis. Mudança de humor, dupla personalidade, incostância nas atitudes e na maneira de ver a vida, podem ser sintomas que indicam a necessidade de mudança. Passar a página. Subir um degrau. Deixar para trás e seguir adiante.
Meu objetivo neste estudo, não é abater moralmente ninguém. Não é reprimir ou se insensível às pessoas. Muito menos me colocar como um sábio formado na vida. Me considero e sempre me colocarei na posição de um eterno aprendiz, sempre considerando que não sei nada, pois sempre haverá alguém superior a mim em todos os aspectos. Meu objetivo é nos levar a entender e a enfrentar o processo de mudança, que sempre será difícil para todos, no entanto, é fundamental encarar essa verdade.
Antes, quero destacar, alguns versículos:

I Corintios 14:20 - Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Efésios 4:12-13 - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4:14 - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
I Pedro 2:1-2 - DEIXANDO, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações. Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.
Hebreus 5:12-14
12 - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13 - Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14 - Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
As palavras de Paulo revelam o quanto ele almejava o crescimento espiritual dos cristãos. O conselho vem de Deus, o dever parte de cada um de nós. Continuar no mesmo estágio da fé, no mesmo patamar espiritual, faz mal a cada um de nós. E se achamos que ficar doentes na fé, não importa, então temos um grave problema. Pois qualquer um de nós que não deseja ficar curado de uma doença, então, já não nos resta muito tempo de vida.

Há um tempo determinado para cada etapa da nossa vida. Ignorar este fato é ignorar o desejo de crescer. O texto de Eclesiastes 3, é explícito sobre o assunto, e nos revela que aquele que entende e pratica tais coisas, possui uma característica de maturidade.
Eclesiastes 3:1-8
1 - TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Isso é um fato. Reconhecer o tempo de cada coisa. Saber o momento de avançar, recuar ou aguardar. Identificar a hora das mudanças.
2 - Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou.
3 - Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
4 - Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 - Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
6 - Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
7 - Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 - Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Vejamos este texto abaixo, sobre a maturidade, retirada da internet, onde o autor não é mencionado:

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.
Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?
Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.
Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.
Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.
Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.
Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.
Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. (Texto retirado da internet, sem menção da autoria do autor).

É bem o texto de Paulo no início de nosso estudo:
I Corintios 13:11 - Quando eu era menino (tempo passado), falava como menino, sentia como menino, discorria como menino,(atitudes de uma época) mas, logo que cheguei a ser homem,(tempo presente, que deve chegar na vida de qualquer pessoa, e precisamos saber que talvez já tenha passado a hora) acabei com as coisas de menino (comportamento presente).
Eu entendo e respeito a educação e as condições que fomos educados e o ambiente em que crescemos. Pois isso influencia quem somos hoje. Não podemos forçar, não podemos humilhar pessoas que podem possuir distúrbios ou terem sido criadas em ambientes hostis.
No entanto, chega um momento que precisamos encarar os fatos. E mudar.
Também compreendo que idade não significa maturidade. Existem pessoas com idades iguais com níveis de maturidade diferentes, e vice-versa, idades diferentes com maturidade iguais. Minha intenção, é reconhecer que grande maioria das crises e problemas que enfrentamos, provém talvez da nossa falta de maturidade, e que podemos viver melhor se deixarmos para trás as coisas de menino.

Conclusão.
É pertinente o texto de Hebreus 6.1 para nossa conclusão, na versão King James:
Sendo assim, considerando os ensinos básicos a respeito de Cristo, prossigamos rumo à maturidade, sem lançar novamente o fundamento de arrependimento de atitudes inúteis e que conduzem à morte, da fé em Deus.
Precisamos conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. E no tocante as coisas pessoais, sejamos maduros, busquemos amadurecer a cada dia. Pois chega um momento na vida das crianças, que a fralda deve ser tirada.

Em Cristo,
Pastor Jeferson Rangel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...