quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Igreja de conveniências - Estudo


Uma religião de conveniências

Conveniência:
O que pode saciar o gosto, o conforto ou o bem-estar de uma pessoa.
O que pode ser utilizado para descomplicar uma rotina; aquilo que tem utilidade.
Aquilo que pode trazer vantagens para a pessoa que o utiliza: relacionamento de conveniência.
Utilidade, valor, proveito, lucro, vantagem, interesse. Bem-estar, conforto, agrado, facilidade, comodidade.
O presente estudo tem como objetivo, nos mostrar que uma religião pode ser criada, aceita e desenvolvida. Muitos são chamados para uma boa obra, no entanto, podem se perder ao longo dos dias criando uma religião de conveniência.

Texto para aplicação:
I Reis 12:25-33
25 - E Jeroboão edificou a Siquém, no monte de Efraim, e habitou ali; e saiu dali, e edificou a Penuel.
26 - E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi.
27 - Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá.
28 - Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
29 - E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
30 - E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
31 - Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.
32 - E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.
33 - E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso.

O texto.
Salomão, rei de Israel, reinava sobre as doze tribos. Sua trajetória de vida como rei, veio falindo, veio sucumbindo espiritualmente a cada dia que passava. Para cada dia em sua idade, toda sua sabedoria, é convertida em idolatria e rebeldia diante dos preceitos do Senhor. Os dias de Salomão estão chegando ao fim, e Deus deixaria a profecia sobre o futuro de Israel. Em I Reis 11 de 1-10 nós vemos os últimos atos desse homem que ficou conhecido mundialmente como o homem mais sábio da terra. No entanto, em 1 Reis 11.11 lemos: 
I Reis 11:11 - Assim disse o SENHOR a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
Após isso, o servo mencionado na profecia, que era Jeroboão, seria o líder que assumiria o trono. Texto que se encontra em 1 Reis 11. 29-39.
Daí pra frente, depois da morte de Salomão, a profecia da divisão iria se cumprir.
Roboão, filho de Salomão, não segue o conselho dos anciãos de aliviar o jugo que seu pai havia colocado sobre o povo, segue o conselho dos jovens, subjugando com mais rigor as tribos. Como conseqüência, 10 tribos ficam ao norte, e 2 tribos ficam nos sul, cumprindo assim a profecia.
No Sul, liderado por Roboão, estava Jerusalém, e o templo construído por Salomão, conhecido como Judá.
No Norte, apenas o poderio das terras e número estão ao lado de Jeroboão, conhecido como Israel.

A criação da religião de conveniência.

As dez tribos que ficarão com Jeroboão, tinham o costume de oferecer sacrifícios e ofertas ao Senhor, mais o templo havia ficado em Jerusalém. E lá estava Roboão. Preocupado em perder o reino e a liderança sobre o povo (I Reis 12:26-27 - E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá) Jeroboão tem uma idéia: Criar uma nova religião. Uma distração para desviar o povo da verdadeira adoração.
A partir daí, Jeroboão comete uma sucessão de erros: I Reis 12:28-33
28 - Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito.
29 - E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dã.
30 - E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dã para adorar o bezerro.
31 - Também fez casa nos altos; e constituiu sacerdotes dos mais baixos do povo, que não eram dos filhos de Levi.
32 - E fez Jeroboão uma festa no oitavo mês, no dia décimo quinto do mês, como a festa que se fazia em Judá, e sacrificou no altar; semelhantemente fez em Betel, sacrificando aos bezerros que fizera; também em Betel estabeleceu sacerdotes dos altos que fizera.
33 - E sacrificou no altar que fizera em Betel, no dia décimo quinto do oitavo mês, que ele tinha imaginado no seu coração; assim fez a festa aos filhos de Israel, e sacrificou no altar, queimando incenso.
Vamos analisar alguns deles:
1- A criação de dois bezerros de ouro.
Algo reprovado por Deus no evento com Moisés. Jeroboão não quer acabar com a adoração. Vamos continuar adorando e oferecendo louvor e sacrifícios. Então usou o mesmo termo dos dias passados: Esses são os deuses que tirarão vocês do Egito. 
2- Versículo 31: Nomeia sacerdotes. Apenas da tribo de Levi, poderia sair sacerdotes. Não poderia ser qualquer um. Não importa quem seja, desde que tenha alguém nomeado como tal.
3- Criou datas segundo o próprio coração (versículo 33). Havia as datas definidas por Deus. Mais ele cria datas paralelas. O importante é fazer parecido com eles.
O grande princípio aqui é: Com medo de perder o reino, ele fez uma religião, a religião da conveniência.
Ele não virou ateu, mas procurou e proporcionou uma religião mais fácil. Ele não disse ao povo: “Ei, não precisamos mais servir a Deus”. Pelo contrário, declarou: “Pessoal, não há necessidade de servir a Deus do jeito que foi revelado no monte. Podemos servir a Deus do nosso jeito, do jeito caseiro, aqui mesmo. Para que se dar ao trabalho de ir a Jerusalém? É muito longe e difícil”.
Jeroboão foi o pior dos reis de Israel, tornando-se uma referência, não para o bem, mais para o mal (I Reis 15:34 - E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; e andou no caminho de Jeroboão, e no pecado com que ele tinha feito Israel pecar), se referindo ao rei Baasa que havia começado a reinar.
Jeroboão foi de mal a pior com sua religião. Esse é o grande desafio que precisamos enfrentar: Quanto mais tempo um líder assume uma nova doutrina, ou estabelece uma “nova adoração”, pior as coisas vão ficando (I Reis 13:33-34 - Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.- E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.)
No capítulo 14, Abias, filho de Jeroboão fica doente, e o mesmo manda sua mulher buscar ajuda ao profeta que havia profetizado à ele antes, no entanto, a envia disfarçada e com presentes. O texto de 1 Reis 14. 1-20 nos traz esta história.
Algo é importante notar: Jeroboão sabia que sua religião criada, não tinha efeito algum, pois quando precisou de Deus, não foi até os bezerros, mais buscou em Jerusalém, como o homem de Deus, o recurso. Querendo enganar, foi revelado. Não podemos comprar Deus, eis que Ele nos observa, e observa que tipo de culto temos prestado à Ele.
Jeroboão foi um dos piores reis de Israel. O que o levou a ter este titulo? O medo da perda. Mas veja, os temores dele parecem ser legítimos. Ele tinha medo de perder o reino, que por sinal, havia recebido de Deus, e possuía medo de perder a vida: “Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração dele se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão e tornarão a ele, ao rei de Judá” (IRs 12:27). Não foi pensando em adulterar ou roubar que ele fez os bezerros de ouro. Não, Jeroboão era um bom rapaz, e por isto foi escolhido para ser rei: “Ora, vendo Salomão que Jeroboão era homem valente e capaz, moço laborioso, ele o pôs sobre todo o trabalho forçado da casa de José” (IRs 11:28).
A auto-preservação corrompe até os melhores homens. Quando um pastor começa a pensar no seu reino, ele começa a trabalhar contra o reino de Deus. Quando uma pessoa começa a pensar somente em si, ela inicia uma luta contra Deus.

A religião de conveniência vista pelos de fora 

O mundo já identificou que para muitas pessoas, a religião é apenas uma muleta para as próprias conveniências. Quero exemplificar isto, com um ocorrido por esses dias, que virou notícia e foi a mais lida em dois dias consecutivos:
Jovem bate em carro de luxo e deixa bilhete com telefone em Florianópolis: 'Desculpe'
"Eu fui guiado, Deus estava comigo e mostrou o que precisava ser feito", disse o jovem, que sonha em cursar uma faculdade de direito.
Essa foi a matéria. Um jovem que colidiu, arranhando um porsche, e deixou um bilhete no carro, dizendo que podia entrar em contato com o mesmo para pagar o conserto, visto que o mesmo não achou o proprietário no momento. 
Pronto. Isso foi motivo para endeusar esse jovem. Os comentários sobre o caso que me chamou a atenção, e quero destacar alguns para concluir nosso aprendizado, em primeiro lugar este:
Tudo certo, tudo bonito... mais estrago quando colocou Deus na jogada... quem disse que caráter e religião são a mesma coisa, ele só fez o q se espera de alguém correto... (422 negativos para 192 positivos.) Para muitos, apenas os religiosos poderiam praticar tal ato. Um enorme engano. Cristo não veio para nos melhorar em atitudes, mais sim para nos regenerar. Caráter, índole, não se adquire com religião. Ou temos ou não temos independente de religião.

Segue outras frases:
Enquanto formos corretos com o próximo por causa de Deus seremos eternos corruptos, pois não será pela livre consciência que dirigiremos nossas ações, mas pelo medo. E não é por medo do inferno que devemos ter respeito pelo outro, mas porque cada um de nós É o "outro" para os próximos. É a nossa razão que nos ensina o que é ético e o que não é.
Engraçado, sou ateu e nunca fui guiado pelo divino, graças aos deuses, mas, já tomei atitude semelhante em razão da percepção moral e ética que me foi ensinada pelos meus pais, também ateus. (negativado 152 contra 72)
Tudo que se faz na Terra se coloca Deus no meio , Deus já deve estar de saco cheio . Deus lhe pague - Deus lhe guie - Deus te abençoe - Deus lhe dê em dobro - Deus é nosso pai
Quando você faz a coisa de maneira correta enquanto outros estão vendo, isto chama-se Ética! Quando você faz a coisa de maneira correta enquanto ninguém está vendo, isso chama-se "CARÁTER" ou "ÍNDOLE"! Vem do berço

E concluo, com uma observação de um colunista não religioso, sobre a religião cristã no Brasil, em sua coluna do G1, Tim Vickery:
Mas - e estou ciente de estar entrando em uma generalização vasta e vulgar - se a crença na existência de Deus é quase total no Brasil, a fé, em muitos casos, parece bastante rasa.
Quando vejo políticos corruptos dando benção para dinheiro ilegal, ou jogadores de futebol louvando depois de cavar um pênalti, fico com a sensação de que a religiosidade brasileira, com frequência, trata-se de uma fé de conveniência.
É menos um código que determina como viver a vida e mais um recurso que se pega ou se larga conforme as circunstâncias. 
Eles observam, identificam e sentem repugnância. E muitos de nós, aceitamos normalmente os bezerros de ouro em nossos dias, nos altares, por líderes que estabelceram suas próprias religiões.

Conclusão.
Jesus ensinou que a entrada para o Reino dos céus depende de novo nascimento. Algo que até mesmo um mestre em Israel não conseguiu alcançar o ensino de Cristo.
Não podemos fazer da fé, uma conveniência para nós. Devemos ter a fé como regra de vida. Sujeitando-se ao Senhor em tempo e fora de tempo.
Deus remova todos os altares de adoração que possamos ter construído, e estabeleça apenas Seu Filho para ser cultuado.

Em Cristo,

Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...