sábado, 16 de setembro de 2017

Estudo - Trocando o céu pela Terra

Ainda te falta uma coisa
Trocando o céu pela Terra.

Mateus 19:21 -  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

Uma análise de Mateus 19. 16-22 com Lucas 18. 18-23

Os dois textos narram o episódio de um jovem, que por Lucas, foi chamado de príncipe. Um jovem que chegou até Jesus com a intenção de alcançar a salvação. Uma intenção digna de ser louvada, um desejo que nos traz alegria quando lemos.
Mais o desfecho desse encontro, gera dentro de cada um de nós uma certa preocupação. Isso porque quando lemos o comportamento desse jovem, aparentemente nada faltava para ser salvo. Sua vida religiosa desde cedo era praticada. Mais faltava alguma coisa. Faltava abrir mão de algo que talvez hoje, seja um sentimento que deverá manter fora do Reino de Deus muitos que se dizem salvos ou que frequentam uma igreja. Vamos ao texto:

Mateus 19:16-22
16 - E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Algumas obervações desse primeiro contato:
O jovem se aproxima de Jesus. Um jovem rico. Que almeja ir além da vida que ele tinha. Um desejo além do que suas riquezas podiam proporcionar.
Uma pergunta peculiar: O que fazer para alcançar a vida eterna? Não são todos que se aproximam para esse desejo, e mais: Um jovem, que tem ainda muito para aproveitar, e ainda rico.
17 - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
A resposta de Jesus? Guarde os mandamentos. Jesus leva o coração desse jovem aos mandamentos ao próximo, e citou quais deveriam ser:
18 - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Note, que Jesus levou primeiro os mandamentos em vista o próximo, ao convivio com a sociedade. Vejamos: Não mate. Não cometa adultério. Não furte. Não digas falso testemunho. Honre teu pai e tua mãe. Ame o próximo como a ti mesmo. E o mais notável, é a resposta que ouvimos deste jovem:
20 - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Que me falta ainda? Para ele, nada mais faltava. A salvação já estava adquirida. Talvez ele pensasse sobre o Mestre: Agora ele vai dizer: Então bem vindo ao Reino dos céus.
21 - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Quero acrescentar o versículo de Lucas que diz: Lucas 18:22 - E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
O objetivo de Jesus com os homens é ir ao mais profundo de nosso alma e arrancar toda a impureza, todo o sentimento no mais oculto de nosso ser, afim de que possamos alcançar o perdão de Deus. Jesus é a Luz, e se vamos até Ele, certamente as obras das trevas serão reveladas.
Faltava uma coisa, e talvez a mais difícil de fazer: Abrir mão da avareza. Esse jovem precisava tomar a decisão, Jesus disse: Vai. Compete a nós a atitude de abrir mão de algum sentimento que ainda mora dentro de nós.
Jesus amou este jovem, mais o mesmo não quis abrir mão da avareza. Preferiu a terra do que o céu. 
22 - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
A vontade de ser salvo, de alcançar a eternidade, acaba no momento em que Deus toca naquilo que era um ídolo para aquele jovem.
Não podemos andar com dois deuses. Dois senhores. Jesus advertiu a quem devemos servir, ou a Deus ou a Mamom. Certamente iremos entristecer algum dos dois, e nesse caso, Deus foi quem esse jovem entristeceu.
No caso desse jovem foi a avareza. Mais para muitos de nós pode ser outro sentimento, que não abrimos mão, ou coisas ou pessoas. Deus quem irá tocar onde pode ser tropeço para nossa salvação.

          O apego as coisas, pessoas e sentimentos.

Penso que a maior fraqueza da igreja atual seja o fato do apego as coisas desse mundo em contraposição às coisas celestiais.
   Penso que a maior fraqueza nos corações daqueles que dizem servir a Deus vem do medo em largar as coisas desta vida para receber as maravilhas eternas dadas por Cristo.
   Penso que a extinção de homens e mulheres notáveis como no passado procede do versículo acima mencionado, quando Cristo foi na alma daquele jovem tocando no seu deus particular, pois Cristo não divide sua glória e seu lugar com ninguém, Ele mesmo disse que ninguém podia servir a dois senhores.

Gostaria de aplicar algumas lições deste texto para nosso aprendizado e encorajamento:

1- Quem nos chama é CRISTO, devemos crer. Não era homem que estava chamando aquele jovem para segui-lo e sim o próprio Deus na pessoa bendita do Salvador.

2- Seus caminhos e propósitos para a vida de um cristão são os melhores. O medo de abandonar muitas coisas para viver os caminhos de Deus são um obstáculo para o cristão viver o querer de Deus.

3- Cristo conhece nossa vida, nada será tirado para nos prejudicar. Como pessoas que dizem viver pela fé, estamos muita das vezes longe desta verdade, pois planejamos diariamente e semanalmente e até anualmente cada dia de nossas vidas. O medo do futuro, também se tornam um obstáculo para os propósitos de Deus em nós. O que pensamos muitas das vezes ser bom, para Deus é morte.

4- Não podemos ficar com dúvidas, pois as dúvidas atrasam os propósitos de Deus em nossas vidas.
Só pode ocorrer frutos quando há morte, Jesus ensinou que o grão de trigo precisa morrer para gerar frutos. Muitos começam com total entrega, e os frutos do Espirito também começam a surgir. Junto com eles se manifestam os dons do Espírito. Mais notemos que assim que as dúvidas de entrega incondicional surgem, também os frutos da carne surgem e os dons são encobertos.

E por fim...

5- Rejeitar o chamado Divino compromete a vida eterna. Bem pode ser que mais a frente esse jovem tenha aberto mão de suas riquezas, mais concluiremos com as palavras de Cristo: Marcos 10:23 - Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Que possamos refletir nessas palavras. Que possamos abrir mão daquilo que Deus nos revelar para o nosso bem. Afinal, se a vida eterna é nosso objetivo, por que se retirar triste?

Em Cristo,

Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...