sábado, 9 de setembro de 2017

Um Jesus diluído - estudo



Um Jesus diluído
A dissolução do evangelho no decorrer da história.

Texto base:
Mateus 28:19-20 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Introdução.
Nosso presente estudo, tem como objetivo entender que jamais podemos mudar um padrão estabelecido por Deus. Quando assim fazemos, vamos tirando o valor original estabelecido, e no decorrer do tempo, a essência original perderá todo o seu valor.
Jesus foi o modelo da fé cristã: No viver e no ensinar. Seus discípulos, futuros apóstolos, deveriam seguir o padrão adiante depois da ascensão de Cristo. Os novos convertidos seriam ensinados por eles o padrão que aprenderam, gerando assim mais discípulos que continuariam a missão.
A partir daí, iremos ver nas Escrituras a importância de seguir a regra, o padrão estabelecido, tanto para os que pregam, quanto para os que ouvem.

O PERIGO DE MUDAR O PADRÃO

Podemos aplicar aqui o início do processo de diluição. O que é diluir? Dissolver, misturar outro componente à algo, tornar ralo. Tirar o gosto, ou mudar o estado original de uma matéria.
Vamos levar nossos pensamentos na seguinte seqüência e evento:

JESUS VEIO AO MUNDO.
Trazendo o evangelho, as boas novas. Nasceu, viveu e morreu. Cumprindo o propósito do Pai. Foi ressuscitado ao terceiro dia, reuniu seus discípulos e deu a ordem:
Lucas 24:49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E Mateus registra suas últimas palavras dizendo:
Mateus 28:19-20 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
PODEMOS VER QUE JESUS DEU UMA ORDEM EM SEGUIR O PADRÃO QUE ELE LANÇOU.

OS APÓSTOLOS SEGUEM NA MISSÃO.
Atos 2, registra o momento em que todos os que estavam reunidos no cenáculo foram cheios do Espírito Santo, e a partir daí, a igreja, SEM CRISTO, tem a responsabilidade de continuar o padrão que Jesus estabeleceu.
E vemos que o primeiro sermão, anunciado por Pedro, segue com este conteúdo:
Atos 2:36 - Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Depois de explicar, que aquele fenômeno que todos estavam vendo era o cumprimento da profecia de Joel, Pedro traz a mensagem à Cristo crucificado e glorificado. Com este sermão, O Espírito de Deus compunge o coração dos ouvintes, e a reação foi:
Atos 2:37-40
37 - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 - E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
A partir daí, nasce as primeiras conversões, onde o texto de Atos relata um número de quase 3 mil almas sendo levadas ao arrependimento:
Atos 2:41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
Essa multidão de pessoas, nada sabem sobre Cristo. Nada sabem sobre o Reino de Deus. Isto é muito importante notar. Porque daquele momento em diante, eles estão literalmente nas mãos dos apóstolos para serem discipulados. A vida cristã, seria ensinada por aqueles homens e mulheres que possuíam o padrão.
Assim sendo, as Escrituras relatam que aquele primeiro grupo de convertidos passaram a viver desta forma:
Atos 2:42-47
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.
47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Perseveravam na doutrina dos apóstolos. Qual era essa doutrina? Cristo, apenas Cristo. Nada além de Cristo. Nada de prosperidade, curas, movimentos, campanhas, modismos ou outros meios, Cristo e este crucificado e glorificado.
Toda alma havia temor. E por que esse sentimento era gerado no coração daqueles irmãos? Porque o evangelho era pregado. Nada além do evangelho. Pois esse leva o homem à temer, servir, honrar, obedecer à Cristo.
Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. O evangelho pregado une as pessoas. Heresias e diversidades no ensino afasta o Espírito de Deus. Impedindo de haver uma união.
E vendiam suas propriedades...Não era um imposição dos apóstolos, nem uma ordem Divina praticar tal ação, mais o evangelho removia a ganancia, a avareza do coração dos irmãos. Simplicidade.
Perseverando unânimes todos os dias no templo. Uma igreja que possuía prazer em andar junta, em buscar junta. Mesmo sentimento, mesmo propósito, mesmo objetivo na  caminhada.

A REVELAÇÃO DO VENENO

Depois de muitos anos pregando o evangelho, fazendo discípulos, Paulo sempre se preocupou com os novos convertidos e suas vidas após a conversão. Perto da sua morte, deixou varias admoestações em suas cartas.
Quando se despedia dos efésios ele disse:
Atos 20:26-31
26 - Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
Missão cumprida. Evangelho anunciado.
27 - Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
Jamais deixou de anunciar o evangelho (conselho de Deus).
28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Preste atenção em vocês e por todo rebanho que foi comprado por preço de sangue. Um perigo iminente está próximo.
29 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
A minha ausência abrirá criará uma oportunidade para entrada de lobos cruéis. O rebanho ficará ameaçado. Amados irmãos, por que não damos atenção a esses momentos?
30 - E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Entre o próprio rebanho, alguns falsos irmãos se levantarão, e perverterão o caminho, e atrairão discipulos para si mesmo, desviando do caminho perfeito, desviando do padrão estabelecido por mim, removendo os pilares da fé.
Foi a partir desse momento que viria, que as coisas iriam de mal a pior. Cristo seria diluído, o evangelho seria diluído, e a essencia original perderia seu valor aos poucos.
31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
Enquanto Paulo estava vivo, ele combatia em oração, em súplicas e admoestações, mais depois de sua partida, quem resistiria da mesma forma?
Neste tempo, ele deu várias instruções sobre o cuidado de manter o padrão Divino. Segue:

SIGA O MODELO ESTABELECIDO. 

Relacionei abaixo, uma seqüência de versículos onde Paulo instruiu homens, instruiu igrejas, acerca do comportamento que eles deviam tomar quanto o padrão estabelecido por Cristo.

II Timóteo 2:2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Timóteo, jovem líder, deveria observar esse conselho: Preste atenção em quem você vai confiar a responsabilidade de ensinar. Que sejam idôneos (Que é apropriado para alguma coisa. Que tem condições, competências, habilitações ou conhecimentos necessários para desempenhar determinado cargo ou determinada tarefa. Que é moralmente correto).
II Timóteo 1:13 - Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
Conserva o modelo...
I Corintios 4:17 - Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.
Timóteo vos lembrará o caminho que deveis seguir...
II Timóteo 2:22-26
22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
23 - E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas.
Rejeita questões loucas, ou tolas. Não servem para edificação.
Questões que trazem dúvidas sobre a verdade das Escrituras, ou dúvidas acerca da fé, que apenas criam discussões tolas, devem ser deixadas de lado.
24 - E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;
25 - Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade,
Apto para ensinar, manso, sofredor. Que lute pela verdade.
26 - E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos.

A postura firme do padrão, dos ensinos divinos, levam os homens à libertação.

II Timóteo 3:14-15
14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Filipenses 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.
Filipenses 3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
Paulo traz seu ministério, vida e pessoa como exemplo a ser seguido. Fico me perguntando: Hoje, quais líderes podemos ter como exemplo? No que você e eu nos tornaríamos se imitássemos certos líderes? Seu líder é referencia para você? Como ele é conhecido?
Efésios 2:20-21 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
Entenda que não podemos tirar o fundamento estabelecido. Cristo a principal pedra de esquina: Eles usaram o texto dos profetas, que Cristo seria a pedra angular, isto é, dele sairia todo o restante da construção ( O Reino de Deus).
I Corintios 3:10-11 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Aqui deve estar nossa observação: A pedra já foi colocada. O que vamos edificar sobre ela que deve-se tomar muito cuidado. Do contrário, iremos trilhar o mesmo caminho daqueles que rejeitaram o padrão, e aos poucos foram diluindo a Pessoa bendita do Senhor, misturando heresias no evangelho, tirando a essência original com seus efeitos diretos.

Aplicação importante:
Ao que ensina: Tome cuidado em seguir fielmente o padrão estabelecido por Cristo e pelos apóstolos.
Ao que ouve: Tome cuidado para não aprender um padrão humano. Para que não seja servo dos homens.

Conclusão.

Infelizmente, tudo isso foi predito por Cristo e pelos apóstolos. Que homens usurpariam da fé alheia, tornariam o evangelho como fonte de lucro. Cristo seria esquecido para dar lugares a espíritos malignos e doutrinas de demônios. Nada é novo. Tudo foi predito. Não podemos nos fazer de ingênuos, ou ficarmos assustados com tudo isso.
O que devemos é honrar Àquele que pagou preço de sangue para estabelecer um padrão.
O que devemos é honrar Àquele que nos assiste à destra do Pai.
O que devemos, é anunciar fielmente às Escrituras conforme o padrão bíblico e fazer discípulos de Cristo.
O que devemos, é amar e honrar Nosso Salvador até o dia de sua vinda.
E que O Senhor possa contar conosco. Que nada acrescentemos ao evangelho. Que o pão permaneça sem fermento, alimentando as ovelhas do Senhor.

Em Cristo,

Pastor Jeferson Rangel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...