sábado, 30 de setembro de 2017

Pragmatismo religioso


Pragmatismo religioso.
O que importa são os resultados.

Judas 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

Pragmatismo no conceito religioso: É a abordagem que diz que uma igreja pode usar métodos efetivos para ganhar pessoas para Jesus, para fazer discípulos, para crescer como igreja ou para edificar o reino. Uma igreja pode adotar qualquer estrutura, programa ou estratégia que “funciona” para alcançar pessoas para Cristo, contanto que a iniciativa não seja obviamente pecaminosa.

Julgo importante abordar 03 termos antes do estudo em pauta. São eles:
Sofisma – É uma mentira, propositalmente maquiada por argumentos verdadeiros, para que possa parecer real. Levando as pessoas a crerem como se fosse uma verdade.
Hedonismo – É a doutrina geral do prazer. É a busca sem limites pelo que proporciona prazer. Característica principal da sociedade pós-moderna, que é dita sociedade hedonista. Anseio constante pela satisfação.
Narcisismo – O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida. O culto a si mesmo, o ego humano no centro de todas as coisas.

Como funciona o pragmatismo

II Timóteo 3:1-5
1 - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

A mudança de maré. O declínio que se tornou em praga. Os tempos trabalhosos estão entre nós.
Um fato: O que importa para a grande maioria dos líderes e digo também dos membros é o crescimento de sua igreja.
Acreditam que quanto maior o templo, que quanto maior o número de membros, maior o rendimento financeiro e maior se tornar o patrimônio, mais Deus tem abençoado e aprovado tal obra. Grande engano. O Reino de Deus nunca teve, e graças a Deus nunca terá aparência exterior.
Creio no crescimento numérico. Creio na graça dispensada em um ministério trazendo sim patrimônios e rentabilidade. Mais desde que Cristo seja o centro de todas as coisas que acontecem dentro do mesmo. Fora isso, tudo que surgir é proveniente do homem e para a própria condenação, tudo é palha.
Muitos tem tornado a igreja agradável aos homens, onde sempre os números falam mais alto do que as verdades eternas, pelo medo da perda de seus frequentadores, algo deve ser feito. Mudanças precisam acontecer, o orgulho e a incredulidade tem tomado o coração dos líderes. Eles dizem: “Não podemos contrariá-los, precisamos fazer algo para tornar a comunhão mais agradável”, assim pensam os líderes de nossos dias. Assim, a igreja foi renovada, e sua mensagem adaptada ao mundo moderno, agradável aos ouvidos de todos.

Um fato é inegável: Uma vez que nos movemos, ainda que um passo da verdade, não demorará muito para a mentira reinar. A derrota será inevitável. O abandono do Evangelho será apenas uma questão de pouco tempo, nascendo assim, uma nova igreja, com métodos modernos, não para Cristo, mais para os homens.
O que leva um líder trocar os fundamentos dos apóstolos e de Cristo Jesus por todo esse modismo? Senão orgulho? Um líder que perde pessoas, se considera um falido, e ele não pode permitir tal coisa.
O exemplo de Jesus no evangelho de João, no capítulo 6, temos um evento muito importante quando pessoas querem se retirar por não suportar a palavra que vem de Deus. Note que são palavras de vida eterna! Se as mesmas recusam, dão as costas, cabe aos líderes olharem para o exemplo de Jesus e proceder da mesma forma: João 6:60 - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? João 6:66 - Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. João 6:67 - Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Nós não podemos nos sujeitar aos homens. Os homens devem se sujeitar à Cristo. A pressão sempre foi um método de persuasão: (Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma idéia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s)). Foi assim com Arão, foi assim na crucificação, e sempre será assim. Mais devemos resistir com a verdade.
As táticas das igrejas têm gerado resultados eficazes: A frequencia nos cultos aumentam, o suposto interesse por Deus cresce, os números se multiplicam, então o pragmatismo passou a reinar nos púlpitos e nas idéias dos líderes.
O sucesso de um ministério deixou de ser em gerar discípulos para a contagem das cabeças.
Pragmatismo é a crença que se algo der resultados, então é bom. Julga-se as coisas que devem ser úteis para a igreja: Sermão curto, divertimento e pouca doutrina bíblica, é o prato que sai mais, então mantenha no cardápio. Profecias? Dança? Atos proféticos? Muita música? Ambiente zen? Movimento? Prosperidade? Curas e milagres? Comércio?
Um dos piores desserviços que a maioria dos pastores midiáticos prestam ao Evangelho é a ideia de que qualquer forma de anunciar o Evangelho é válida. Nessa perspectiva, de que qualquer coisa é válida – desde que aparentemente seja “Em nome de Deus”- são cometidos os maiores absurdos, excessos, descontroles, pior tudo isto é visto por muitos como uma pseudo “ousadia do Espírito”, e acabam por cair na aceitação da maioria que sustentam e financiam estes.
O ponto crucial dessa realidade é que de fato, a maioria do povo cristão não lê a Bíblia, não a estuda, ignora os princípios e instruções que estão claras na Palavra de Deus, pois se assim fizessem, estes tais não teriam audiência, aceitação e nem financiamento. Aumente o mix de ofertas, e logo saberemos quais pratos devemos manter.
Talvez alguns possam me julgar ou pensar: Atraindo as pessoas para a igreja podemos pregar o evangelho.



Isso é tolice. É querer acreditar ou gostar dos atrativos para a carne. Tais pessoas que frequentam esses “cultos” não estão interessadas no evangelho, o que as atrairam foram os pratos oferecidos. Apresente o evangelho e elas deixaram esses lugares.
Um outro fator dominante em agregar métodos na igreja para atração de pessoas, é a total liberdade para a entrada de falsos mestres e falsos crentes.
Quando o entretenimento torna-se a atração principal, o evangelho passa a ser o intervalo comercial. Que tristeza, as boas novas ter que pedir licença as demais atrações, quando apenas ela ( as boas novas), possuem poder para a salvação do homem.
O pragmatismo não funciona. Visto que essas pessoas são ganhas pela carne, teremos que continuar a oferecer mais e mais a elas, pois logo enjoarão de determinados pratos.
Um dos pontos importantes que precisamos observar, é o fato que precisamos honrar a Deus. E acredito que tomando a forma do mundo, para se ganhar almas, é apelar para uma filosofia onde Cristo perdeu seu poder.
A igreja precisa manter o propósito de pregar o evangelho, pelo poder do Espirito Santo, e Deus acrescentar à igreja as almas que hão de se salvar.
Quem prometeu o crescimento de sua igreja foi Ele. Paulo, ensinou isso aos Corintios:
I Corintios 3:7 - Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
O momento é delicado. O momento é difícil. Os homens estão deseperados para atrair mais clientes para suas empresas, com isso, não medem esforços para trazer entretenimentos para suas supostas igrejas.

Quero destacar duas passagens:
II Timóteo 4:3-4
3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Note bem a profecia de Paulo: As pessoas não aceitariam a verdade bíblica, endureceriam os corações, mais continuariam a ouvir, no entanto, o que seria agradável aos ouvidos, escolhendo quem iria pregar para elas. Desviando-se da verdade e passando a dar ouvidos às fabulas (contos de estórias).

Mateus 18:6-7
6 - Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
7 - Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
 Atenção as palavras de Cristo: Qualquer pessoa que levar a tropeçar um cristão sincero, será julgado de maneira muito severa. Ai daquele que por meio dele promove os escândalos.
Vejamos de que lado podemos estar: Se eu faço tropeçar algum irmão em Cristo com meus ensinos, ai de mim! Não estaria do lado de Deus, mais do lado das trevas!
Ai daquele por quem vier os escândalos! Como é séria essa palavra! 

Certamente as coisas irão de mal a pior. Minha reflexão neste breve estudo é nos manter alertas. Fugindo desta tenda armada. Sim, pois eu vejo hoje as igrejas como circo:
Tenda com seus espetáculos: Palhaços, mágicos, acrobatas, e claro a atraçao principal: o apóstolo. E nenhum circo sobreveviria sem platéia, ela está lá, durante vários dias da semana, pagando para assistir os espetáculos.
Onde estamos? No circo ou na igreja de Cristo? Quem somos? Platéia ou membros do corpo de Cristo? Quem temos visto? Palhaços, mágicos e acrobatas, ou homens de Deus? Julgue cada um a si mesmo.

Conclusão:
Deus nos conceda de viver como igreja. Que Deus em Cristo acrescente as almas que Ele achar que deve vir. Não por força, não por violência, não por meios humanos, não por técnicas, mais pelo Espírito do Senhor.
Guarde a fé irmãos uma vez dada aos santos. Breve vem Aquele que fez a promessa.


Jeferson Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...