segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Sorte ou comprometimento?


# Sorte ou comprometimento?
         
      Quem contempla o nascer do Sol? Os que acordam cedo.
     De quem são as melhores posições no campo profissional? Para aqueles que desenvolvem. Para aqueles que estudam. Para aqueles que se importam com a empresa.
     De quem são os dons e a vocação no Reino de Deus? Daqueles que possuem comprometimento com as coisas de Deus.
     De quem são os modelos de família? Daquelas que exercem os seus cargos dentro da mesma.
     De quem são as melhores notas em concursos? Daqueles que perdem para ganhar. Daqueles que enquanto muitos dormem, eles estudam. Enquanto muitos se divertem, eles se aplicam em investir tempo neles.
          Muitos falam em sorte. Eu falo em comprometimento. Eu falo em responsabilidade. Eu falo em caráter, honestidade, dignidade. Eu falo em construir um alicerce para a vida toda.
     O tempo passa leitor, e quando você menos esperar, não há mais tempo para nada. E por muitas vezes na sua vida, a palavra sorte irá se repetir em suas palavras: “Que sorte fulano tem, que sorte aquela família está tendo” e por aí continuará, observando a vida que passa ao redor, e se lamentando por “não ter a mesma sorte” dessas pessoas.
     Na verdade sorte muita das vezes é o termo usado por pessoas que não gostam de se esforçar. De sair do comodismo. Que acostumaram suas vidas em uma rotina sem produção. Uma rotina sem frutos, tanto para a sociedade cooperando com alguma coisa, tanto para si mesmo. Sorte é o termo usado por pessoas que esperam que as coisas aconteçam pelo acaso.
     Sorte existe? Como sou cristão, para mim existem providências divinas ou livramentos. Sim, talvez exista. Alguém que sofre um acidente de carro bastante grave e nada sofre, seria sorte ou as boas mãos de Deus? Alguém encontrar um objeto de valor que muda sua vida, seria sorte ou um teste para saber da nossa dignidade? Acertos em loteria? Não sei te dizer se acredito na veracidade desses jogos. Enfim, não sei explicar para você o termo sorte. O dicionário define como: Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos que influem de um modo inelutável (inevitável, que não se pode impedir).
     De fato, existem acontecimentos que são inexplicáveis, não há razão em certos fatos. No entanto, não posso dizer que tudo pode ser chamado de sorte.
     Enfim, voltando ao assunto, não podemos esperar as coisas acontecerem, precisamos fazer acontecer. Nas Escrituras, e ao longo da história, grandes mudanças ocorreram porque alguém se propôs a fazer acontecer. Se deseja que alguma coisa mude ao seu redor, ou em sua própria vida, construa sua própria história. Concentre seu tempo e suas energias na sua vida em primeiro lugar. Nos propósitos que te fazem crescer e desenvolver talentos que talvez até estejam ocultos dentro de você. Faça. Crie. Desenvolva. Ore. Busque. Saia do andar onde estão estacionados os desocupados, os que criticam quem trabalha, os que vivem pelas esquinas observando o movimento mais não se posicionam para ajudar em nada. Um andar onde habita a preguiça, o sono, o desleixo e a frieza. Mude-se desse lugar enquanto há tempo. Enquanto há esperança para sua alma, enquanto a doença não agarra ao seu corpo e não haja mais cura.
     Tudo depende de cada um de nós. A parte fácil depende de nós. As circunstâncias e podemos dizer os milagres pertencem à Deus.
     O problema está em mexer em nossos horários, manias, costumes, rotinas. Depois que nos acomodamos fica difícil de se mexer. Sabe aquela coisa assim: Está bom do jeito que está? Para que mudanças? Dá trabalho. Viver como a maioria só lhe concede o que a maioria tem. Pode até ser que alguns já nascem com oportunidades melhores que as outras. E digo por experiência. Meus filhos hoje possuem o que eu demorei muito a possuir. Meus filhos moram melhor, estudam melhor, vivem melhores do que meu tempo. Certamente a vida para eles proporcionará melhores condições que minha época.
     Mais digo uma coisa: Se eles não souberem aproveitar, se não derem valor, serão humanos piores que muitos que não nascem nas mesmas condições deles.
     Do que adianta nascer em condições melhores que as outras, se não uso essas ao meu favor? Do que adianta? Vemos muitas pessoas desperdiçando oportunidades que já vieram à elas quando nasceram. Desperdiçam condições de estudo, condições financeiras, condições de família, para servirem ao sistema derrotado deste mundo.
     Um sistema que muito provoca o ter e ser, mais que não ajuda em nada para as pessoas alcançarem esses objetivos. Uma sociedade manipuladora. Mentirosa. Que absorve todas as forças e condições dos seres humanos mais fracos e desprovidos de condições, no intuito de levantar seus impérios. Somos escravos de um sistema. Podemos falar, mais não conseguimos tocar na base que sustenta toda essa podridão. Por isso, se eu e você não construirmos nossa própria história, criarmos nossos próprios caminhos, definirmos nossas próprias convicções de vida, essa sociedade vai nos empurrar para o mais profundo abismo, e fará de tudo para não nos tirar de lá, enquanto a mesma se favorece com a nossa desgraça.
    
     SABER O QUE QUER
    
     Por isso precisamos saber para onde queremos ir. Ter propósitos na vida. Não digo ficar sonhando acordado. Precisamos fazer que as coisas aconteçam em nossa vida por meio de propósitos. Simplesmente acordar e seguir na rotina do trabalho ou da vida, nada fará diferença. Não podemos reclamar se nosso movimento é inerte. Bem aquilo que dizem: Se não gosta dos frutos que vem colhendo, mude as sementes que tem plantado.
     Julgo muito importante a seguinte observação: Eu como cristão, não posso fazer nada, sem ter certeza que Deus está aprovando. Quem é de Deus, sabe do que falo. Ser de Deus vai além de confessá-lo com os lábios, ou freqüentar um sistema religioso. Digo ser nascido de novo, ser guiado pelo Espírito de Deus, e não ser guiado pela emoção, pelo momento.
     Tomar atitudes sem planejamento também geram conseqüências drásticas. Alguns versículos ensinam isso:
     Provérbios 16:3 - Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
     Provérbios 19:21 - Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
     Provérbios 21:31 - Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória.
     Claro que mesmo servindo ao Senhor podemos errar. Somo falhos. Somos inclinados à pecar e bem provável em algum momento na vida podemos tomar atitudes erradas.
     No entanto, se formos prudentes em nossas escolhas com Deus, erraremos menos. Faremos com que nossas atitudes sejam mais seguras. Afinal, quando temos a preocupação (quando somos diligentes) em não fazer errado, as chances de dar certo são bem maiores. Se faço sem pensar, sem calcular as conseqüências, então posso me prejudicar, e prejudicar aqueles que estão ao meu redor. A diligência é muito importante para resultados seguros. Para se manter crescendo, se manter firme.
     Calcular, planejar. Saber aonde chegar e como chegar. Essa deve ser nossa preocupação em Deus.
    
     Precisamos mudar. Precisamos despertar. Precisamos parar de se queixar que as coisas estão ruins e procurar fazer alguma coisa para melhorar.
     Tempos de crise sempre existiram. Desde que viemos a este mundo há crise. Na verdade a crise começou no Éden, quando o homem foi colocado para fora do jardim, e a partir daí a humanidade se voltou contra Deus.
     Nada vai mudar leitores, nada vai melhorar. Pelo contrário, a maldade do coração do homem é má continuamente, sendo assim, não espere melhoras.
     Nunca foi e nunca será fácil viver neste mundo de iniqüidade. Neste mundo hostil indiferente a necessidade do próximo, egoísta. Mais viver reclamando não muda nada, pelo contrário, contribui para as coisas ficarem da mesma forma e pior.
    
     Há em nós essa capacidade. Deus conduzirá nosso coração diante das dificuldades, diante das circunstâncias que parecem não ter soluções. É preciso ter confiança. É preciso ter a certeza de que Cristo vive!
    
     Concluo...
    

     Se quiser ver dias melhores, faça por onde. Trabalhe, estude, se esforce, se dedique. Gaste tempo com você. Invista em você. Aproveite cada oportunidade para avançar e não acostume com a rotina da mesmice. Ela deixa doente. Sempre a mesma coisa acaba trazendo enfermidades.
     Lute a favor de si mesmo. Ore quando estiver angustiado. Ore quando estiver com medo. Ore quando estiver triste. Só não acumule sentimentos ruins dentro do seu coração.
     Nosso coração (a sede da alma) é o lugar de onde tudo acontece. Provérbio 4.23 diz que “de tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às saídas da vida”. Cuide bem dele, e sua vida ficará bem. Não se alimente de maldade e rancores, permita seu coração ficar limpo, e conseguirá produzir para o seu futuro.
     I Pedro 3:10 - Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.
    
     Em Cristo,
     Jeferson Rangel 


Youtube: porque a graça é o suficiente

Blog: prjefersonrangel.blogspot.com.br


Facebook: Igreja Espada do Espírito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...