sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Louvando a si mesmo - o perigo da auto - exaltação

 
Propaganda de si mesmo.
         O perigo da auto-exaltação.
Provérbios 27:2 - Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios.

Introdução.
É muito comum ver e ouvir os homens falando de si mesmos. Erguendo troféus pelos seus feitos, pelas suas habilidades e adjetivos. Mais como diz as Escrituras que devemos nos comportar? Qual seria o padrão segundo Cristo e Salomão para o homem viver e se comportar na sociedade?
Abordaremos o versículo acima:
* Que um outro te louve.
Qual a verdade inserida nesta parte do versículo?
Que as pessoas reconheçam:
1- Seu trabalho: eficiência, comportamento, sujeição.
2- Seu caráter: sua vida exemplar diante da família e sociedade.
3- Sua vida espiritual: fé, obras, frutos.
O que as pessoas dizem a nosso respeito nem sempre é como elas dizem, mais quando fazemos por onde não haver motivos para negativar nossas vidas, então a verdade sempre permanecerá.
Algumas passagens nos mostram o valor e a verdade sempre testificando a favor de quem permanece guardando os princípios Divinos. E também confirmando o louvor dos lábios dos homens:
Daniel 6:4-5
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa. Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
Notemos a expressão de louvor e a verdade permanecendo ao lado de Daniel.
A vida de Daniel (santificada e submissa a Deus), promoveu o louvor dos lábios dos outros. Lição que tiramos disso: A semente que plantamos no dia a dia resultará em louvor ou em comentários negativos.
Com Cristo, temos o mesmo relato nas Escrituras:
Lucas 11:54 - Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem.
Lucas 20:20 - E, observando-o, mandaram espias, que se fingissem justos, para o apanharem nalguma palavra, e o entregarem à jurisdição e poder do presidente. Lucas 20:26 - E não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, maravilhados da sua resposta, calaram-se.
Lição 1: Promova o bem ao próximo.
Lição 2: Faça sem interesse.
Lição 3: Faça de boa vontade.
Assim fazendo, deixaremos um rastro positivo de onde naturalmente os outros louvarão nossos atos.
* E não tua própria boca.
Presunção é um comportamento horrível. É o mesmo que arrogância. Ser e saber mais que os outros. O presunçoso se torna uma pessoa difícil de se conviver devido a posição em que sempre se coloca diante do próximo.
Jesus sempre advertiu quanto ao homem exaltar a si mesmo. Não foi uma vez em que Cristo sempre ensinou a necessidade do homem (em destaque o cristão) ser modesto e humilde.
Observemos esses três textos:
Mateus 23:12 - E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Gálatas 6:3 - Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.
Provérbios 20:9 - Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?
Se vangloriar é um pecado. Precisamos viver os exemplos de João Batista e Jesus:
Jesus fazendo referência à João:
Mateus 11:7-11
E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?
Sim, que fostes ver? um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
Mas, então que fostes ver? um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, Que preparará diante de ti o teu caminho.
Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
A mensagem de João Batista também causou impacto no ministério de Cristo pela boca dos homens, devemos analisar que João falou de Cristo e os homens testificaram não só de Cristo, mais também da pessoa de João Batista com profeta.
João 10:41 - E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade.
* O estranho e não os teus lábios.
Para finalizarmos essa meditação, olhemos com atenção a palavra estranho.
Estranho fala de desconhecido. Alguém fora da família, parentesco ou vizinho. Ter a referência dos estranhos como pessoas idôneas, é realmente algo que nos edifica e nos alegra.
É sempre importante lembrar: As pessoas sempre vão lembrar de você, seja para o bem ou para o mal.
Atos 2:47 - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Essa fonte de informação traz para nós uma reflexão: Como o povo tem olhado e testemunhado de cada um de nós? Temos achado graça diante dos homens?

Conclusão.
O princípio do Reino sempre será humildade. Simplicidade.
Se assim fizermos teremos louvor de Deus e dos homens, se usarmos de vanglória, então perderemos o nosso galardão celestial.
Vigiemos, visto que essa onda de títulos e nomes está a cada dia maior em direção a todos nós.
Em Cristo,
Pr. Jeferson Rangel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ponto de visto por Jeferson Rangel

  TUDO É RELATIVO.   II Tessalonicenses 3:2 - E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos.   Einst...